Aniversário do Gonzagão: roteiro turístico para curtir o Rei do Baião

texto e imagens: Eduardo Vessoni

Há dois anos estive em Caruaru (sim, nem tudo é Caribe e Europa na vida de um jornalista de turismo) para a realização de algumas pautas relacionadas à cultura popular e de um guia turístico para um portal da internet sobre as atrações daquela que é considerada o endereço do maior São do João do mundo (ou seria do Brasil?).

Confesso que o destino atrai bem poucos viajantes (exceto os dispostos a encher sacolas em feiras populares). Localizada no agreste pernambucano, esta cidade caótica e sufocante com pouco mais de 300 mil habitantes oferece quase nada nos períodos fora da Semana Santa e do São João.

Mas seu melhor atrativo ainda são a população local de sorriso fácil e as manifestações artísticas que parecem agarrar o calcanhar do visitante a cada esquina.

Minha primeira parada foi no Museu do Forró em uma (redundante) manhã quente. Fui recebido por um agente cultural chamado Adélio Lima. De fala mansa e sorriso fácil (eu não falei que era fácil?), Adélio marcou uma visita guiada para o próximo dia.

Mas o que eu não esperava era ser recepcionado na manhã seguinte pelo próprio, mais de 20 anos depois de sua morte. Adélio, nascido em Caruaru, trabalha como agente cultural há mais de 10 anos na Fundação de Cultura e Turismo da cidade, mas ganhou fama nacional como sósia do Rei do Baião.

Certa vez um amigo bibliotecário o convidou para fazer uma interpretação informal sobre alguns temas folclóricos e a partir dali nunca mais parou.

No meio da visita, entre sessões de fotos e um arrepiante Asa Branca cantado ao vivo, Adélio me confessou: “Eu gostaria de fazer cinema, minha segunda paixão”.

E não é que o cabra virou o próprio Gonzagão no longa “Gonzaga – De Pai Para Filho” (2012), dirigido pelo cineasta  Breno Silveira?

Adélio Lima, sósia do Rei do Baião
Adélio Lima, sósia do Rei do Baião

A história como sósia oficial começou no próprio museu, cujos visitantes achavam que Adélio era muito parecido e lhe perguntavam se era da família. Entre os amigos do trabalho, onde também conta histórias, tira fotos e até canta, ficou conhecido como Gonzagão.

“É apenas uma feliz coincidência”, conta Adélio, quem já abriu o São João da cidade como sósia de Luiz Gonzaga, acompanha grupos de visitantes no museu do Forró e costuma emocionar grupos da Melhor Idade que visitam o local.

É só começar a cantar “Légua Tirana” para começar uma choradeira nostálgica.

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga do Nascimento completaria hoje (13 de dezembro) 101 anos de vida. Nascido em Exu, a distantes 630 km de Recife, Gonzagão deu voz a algun dos clássicos da música brasileira como Asa Branca e Xote das Meninas.

Mas como a proposta do Viagem em Pauta é mesmo o turismo (sobretudo as experiências inusitadas em lugares conhecidos), veja a lista de atrações espalhadas no Nordeste que homenageiam o Rei do Baião:

Em Pernambuco
Recife
Cais do Sertão Luiz Gonzaga
Adiada pela segunda vez, a inauguração deste espaço localizado no Armazém 10 do Porto de Recife, próximo ao Marco Zero, terá 7500 m² em homenagem à cultura nordestina e a um dos maiores ícones da região. Jardins sertanejos, uma réplica do rio São Francisco e exposições de objetos de Gonzagão devem fazer parte do acervo deste museu com inauguração adiada para a Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Caruaru
– Museu do Forró Luiz Gonzaga
Considerado um dos ritmos mais icônicos do Brasil, o forró é o tema central deste espaço que também faz homenagem à arte figurativa feita em barro. O museu recria a cultura nordestina em salas dedicadas ao São João de Caruaru, ao Rei do Baião e até a Elba Ramalho, cantora nascida na Paraíba que iniciou sua carreira de atriz nesta cidade pernambucana. Para fãs do Rei do Baião, estão expostos objetos pessoais, figurinos usados em shows, discos antigos, cartas românticas e a última sanfona tocada por Gonzagão.

Memorial Luiz Gonzaga (Recife)
Imagens, vídeos e discos raros de 78 rpm matam a saudade dos fãs do Rei do Baião neste espaço que também funciona como centro de documentação e de pesquisa.

Feira de Caruaru
Considerada uma das mais populares do Brasil, a Feira de Caruaru ocupa uma área de 40 mil m² e abriga treze espaços temáticos como artesanato, roupas, alimentos, gado e (quem diria) produtos e fora do Brasil (ô gente arretada essa de Caruaru). A feira é declarada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Iphan, e guarda barracas imperdíveis como o Museu do Cordel, onde estão pendurados por pregadores mais de dez mil títulos de poesia de cordel. No local, é possível ver também matrizes de xilografias, recortes de jornais e trabalhos originais de cordelistas da região. O museu fica no setor de artesanato da Feira de Caruaru.

Campina Grande
Museu Fonográfico de Luiz Gonzaga (Campina Grande)
A vizinha paraibana (e rival em dias de São João) também homenageia o cantor neste espaço que possui uma das coleções mais completas do Rei do Baião, além de livros, jornais e gravações raras.

Exu
O Parque Aza Branca abriga o mausoléu onde Luiz Gonzaga está sepultado e um museu com móveis originais. Declarado Patrimônio Cultural do Nordeste Brasileiro, o local teve sua história iniciada pelo próprio Luiz Gonzaga que, retornando a Exu, propôs a criação de um espaço cultural com objetos pessoais e do seu pai, o sanfoneiro Januário. O Museu do Gonzagão está situado em Exu, cidade pernambucana a 630 km de Recife.

Veja o trailer do filme “Gonzaga – de pai pra filho” (Breno Silveira – 2012)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=63Na62E0LZk&w=560&h=315]

Salvar

1 Comentário

  1. ESSA É MINHA HOMENAGEM AO GRANDE LUIZ GONZAGA
    LETRA E MÚSICA “CELSO LUZ
    “AMOR E LUA”(NO PULSAR DO CORAÇÃO): CELSO LUZ
    ESTRELAS NO MAR
    E DO CÉU A BRILHAR
    ILUMINADO O NOSSO AMOR
    CONVIDADO TODOS PRA DANÇAR
    NESSA LINDA MELODIA
    QUE GONZAGÃO ABENÇOOU
    CANTO PRA LUA TODO DIA
    A DECLARAR O MEU AMOR
    TEM JEITO NÃO, TEM JEITO NÃO
    FAZ PARTE DO MEU DESEJO
    O FOLE É MEU CHAMEGO
    NO PULSAR DO CORAÇÃO
    TEM TOQUE DE ZABUMBA SAPECANDO BEIJOS
    E O MEU SERTÃO A BRILHAR
    OS ANJOS BAILANDO NO CÉU
    E GONZAGÃO TIROU O CHAPÉU
    ;
    é só ver no youtube ……..http://youtu.be/Ea3yyOy65rc

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*