Conheça os jardins de tulipas de Ottawa, no Canadá

texto e fotos: Eduardo Vessoni

Quando a rainha Juliana dos Países Baixos esteve em Ottawa, a capital do Canadá, esperava o nascimento de sua terceira filha.

Para que a futura monarca, a princesa Margriet, não perdesse sua cidadania europeia (e, consequentemente, seu título real), o governo canadense transformou, temporariamente, o Ottawa Civic Hospital em território estrangeiro.

Como forma de agradecimento, a Família Real da Holanda enviou a esse país da América do Norte cem mil bulbos de tulipa.

E, desde 1945, o presente continua chegando todos os anos.

Vista do jardim de tulipas do Major’s Hill Park, em Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)
Vista do jardim de tulipas do Major’s Hill Park, em Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)

E é durante a primavera que a população e viajantes podem ver tulipas (aos milhares, diga-se de passagem) espalhadas por essa cidade de meio milhão de habitantes e com alma de cidade do interior.

Um dos endereços mais populares é o Commissioners Park, parque da região de Little Italy que, entre abril e junho, abriga 300 mil tulipas espalhadas por bem cuidados jardins desse bairro a dez minutos do centro de Ottawa.

Vista do jardim de tulipas do Commissioners Park, em Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)
Vista do jardim de tulipas do Commissioners Park, em Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)

A cidade é conhecida também pelos prédios do Parlamento, localizados no alto de uma colina que se debruça sobre o rio Ottawa.

Erguidas no início da segunda metade do século 19, essas construções de pedras em estilo neogótico são consideradas a atração mais visitada da cidade e seus três edifícios rodeiam uma concorrida praça em que visitantes disputam espaço para tirar fotos diante dos canteiros com as tradicionais flores locais.

Jardim de tulipas do Parlamento de Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)
Jardim de tulipas do Parlamento de Ottawa (foto: Eduardo Vessoni)

Os jardins de tulipas do Major’s Hill Park, o primeiro parque a ser construído na cidade, em 1826, se localiza em frente e é mais um registro histórico do presente real que entrou para a lista de símbolos da cidade.

Em maio, a cidade abriga também o Tulipa Festival, evento que marca o início da estação de flores no Canadá e chega a receber mais de 500 mil visitantes por edição.

Pelo cenário que se abre diante dos olhos, durante a primavera do lado de lá do planeta, dá para ver  que desde os tempos da rainha Juliana que o Canadá tem feito de tudo para receber bem forasteiros que chegam àquelas terras frias e selvagens.

 

COMO CHEGAR
A Air Canada é a única companhia aérea que realiza voos diretos para o Canadá, a partir do Brasil. A viagem dura 10h30, aproximadamente, a partir de São Paulo, e  segue por mais 4h30 de trem de Toronto até Ottawa.

SAIBA MAIS
Turismo do Canadá: 
www.canada.travel

Turismo de Ottawa: www.ottawatourism.ca

Tulip Festival: www.tulipfestival.ca

 

2 Comentário

  1. Que legal… esse festival é muito lindo, quando morava em Ottawa ia todos os anos, e depois em Toronto, sempre ia quando dava certo 🙂

    A gente também tem costume de chamar o Commissioners Park de Dows Lake.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*