Atrações do Parque Ibirapuera que nem todo visitante conhece

Nem só com espetáculos concorridos e exposições de filas quilométricas se  faz turismo no mais importante parque urbano de São Paulo.

Meditação em noites de Lua cheia, tours guiados de bicicleta, ciclos de encontros e até aulas de astronomia são algumas das atrações do parque que nem mesmo os paulistanos conhecem nesta área de 1.584.000 m², um dos destinos verdes mais procurados pela população local.

Com projeto concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Augusto Teixeira Mendes, o Parque do Ibirapuera foi inaugurado em 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo.

Conheça as atrações do Parque do Ibirapuera que o Viagem em Pauta selecionou:

→ Passeio guiado de bicicleta 

Os tours acontecem aos sábados em cinco horários diferentes (9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h) e o ponto de encontro é em frente à administração do parque (Praça do Leão, portão 4).

O roteiro passa por atrações do parque como o MAC, Bienal, MAM, o espaço de exposições da OCA, a casa de espetáculos Auditório Ibirapuera, Planetário, Pavilhão Japonês, entre outros.

Tour guiado de bicicleta, no Parque do Ibirapuera (foto: BiketourSP / Divulgação)
Tour guiado de bicicleta, no Parque do Ibirapuera (foto: BiketourSP / Divulgação)

Os ciclistas são acompanhados por um monitor que sai com até 10 pessoas e podem obter bicicletas emprestadas equipadas com áudio acoplado no capacete que dá informações como dados e curiosidades dos ponto visitados.

Saiba mais: www.biketoursp.com.br


→ Espetáculo da Fonte Multimídia 

Efeitos de iluminação e coreografia das águas fazem parte desse espetáculo multimídia que acontece no Lago do Ibirapuera, diariamente, em dois horários.

(foto: Flávio Jota de Paula / Creative Commons, Flickr)
(foto: Flávio Jota de Paula / Creative Commons, Flickr)

Quando: De segunda a sexta-feira das 12h às 14h; e das 20h às 22h. Aos sábados e domingos, a apresentação é das de 20h30 às 21h30.


→ Meditação na Lua Cheia

Organizado pela Fundação Arte de Viver, este evento acontece, mensalmente, na Praça da Paz (em noites de Lua Cheia, claro).

Meditação nas noites de Lua Cheia, no Parque do Ibirapuera (foto: Arte de Viver / Divulgação)
Meditação nas noites de Lua Cheia, no Parque do Ibirapuera (foto: Arte de Viver / Divulgação)

O último encontro aconteceu no dia 12 de julho.

Saiba mais: www.artofliving.org


→ Conversando em círculo

Este encontro faz parte do projeto “Saúde no Parque” e permite a troca e o aprofundamento de conceitos e reflexões de temas variados de interesse comum. O evento acontece na Antiga Serraria, próximo à Praça Burle Marx, espaço conhecido para as práticas de yoga e atividades voltadas à saúde.

O Conversando em círculo acontece toda última quinta-feira do mês, após a prática do Lian Gong das 10h30, na Serraria do Viveiro Manequinho Lopes (portão 7  – entrada pela Av. República do Líbano, altura 1500)

Antiga Serraria, no Parque do Ibirapuera (foto: Divulgação)
Antiga Serraria, no Parque do Ibirapuera (foto: Divulgação)

Saiba mais: www.saudenoparque.com.br


→ Escola de Astrofísica

Este espaço público mantem cursos gratuitos de astronomia e assuntos correlatos voltados para astrônomos amadores, professores, estudantes e interessados em geral.

Fundada em 1961, a escola oferece cursos de introdução à astronomia, construção de telescópios, astronomia do sistema solar, evolução estelar e cosmologia.

Vista da Escola de Astrofísica do Parque do Ibirapuera (foto: Divulgação)
Vista da Escola de Astrofísica do Parque do Ibirapuera (foto: Divulgação)

O local se encontra ao lado do Planetário do Ibirapuera (Professor Aristóteles Orsini).

Saiba mais no link


→ Espaço Sapucaia 

O Parque do Ibirapuera mantém também uma biblioteca especializada em meio ambiente com um acervo de, aproximadamente, três mil obras como reportagens, trabalhos técnicos, artigos e teses, além de CDs, DVDs e fotografias.

Usuários cadastrados podem locar obras por até uma semana. Para inscrição é necessário documento de identidade original e comprovante de residência.

Quando: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h.

Onde: Entrada pelo portão 7A.

Acesse o site da biblioteca


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*