Staten Island: Nova York com praia

Quem desembarca em Nova York anda com tanta pressa em encher sacolas e visitar os atrativos mais manjados da cidade que nem tem tempo de explorar o lado mais inusitado dos arredores.

Mas após 30 minutos a bordo de uma balsa, é possível desembarcar em uma região ainda pouco explorada pelos brasileiros: a Staten Island.

Praias, calçadão para caminhadas, quadras de esportes e endereços históricos. São tantas atividades diferentes que nem parece que do outro lado fica a mais movimentada das cidades estadunidenses (e o que é melhor: durante a travessia, dá para ver a Estátua da Liberdade de graça e sem ter que encarar as filas gigantes do ícone mais famoso de Nova York).

Staten Island é um dos cinco distritos da cidade de Nova York, assim como Bronx, Brooklyn, Manhattan e o Queens.

Mapa dos distritos de Nova York (fonte: www.nycgo.com)
Mapa dos distritos de Nova York (fonte: www.nycgo.com)

Confiras as atrações:

⇒ PRAIAS

South Beach é a mais popular das faixas de areia da ilha. Localizada ao sul da ponte Verrazano-Narrows e do Fort Wadsworth, a praia conta com área para show ao ar livre, calçadão, mesas de xadrez, quadras de bocha e o Ocean Breeze, considerado um dos maiores píeres de pesca da cidade.

Vista da South Beach, praia da Staten Island, em Nova York (foto: Marley White/NYCGO)
Vista da South Beach, praia da Staten Island, em Nova York (foto: Marley White/NYCGO)

Menos lotada, a vizinha Midland Beach é a outra praia da região e conta com parque infantil, quadras de tênis e a popular fonte com estátuas de tartarugas marinhas para as crianças.

Para dar um tom ainda mais inusitado à viagem, o destino abriga o Midland Fishing Pier, voltado para a prática de pesca.

A viagem até as praias pode ser feita no ônibus S81 ou S51 que saem do terminal que fica em frente ao desembarque dos passageiros que chegam em barco.

⇒ FORTE HISTÓRICO

Localizado na costa nordeste da ilha, o Fort Wadsworth é um parque público de 91 hectares localizado em um forte militar da época das batalhas da Guerra Revolucionária e abriga canais e túneis que podem ser visitados pelo público.

A construção é considerada um dos fortes mais antigos dos Estados Unidos. SAIBA MAIS

Fort Wadsworth, em South Beach (foto: Marley White/NYCGO)
Fort Wadsworth, em South Beach (foto: Marley White/NYCGO)

O acesso se dá pelo Franklin D. Roosevelt, calçadão de 4 quilômetros que vai do Fort Wadsworth a Miller Field, um aeródromo militar desativado que funciona como parque com campos de beisebol, cricket, futebol e de bocha.

⇒ MUSEU

Localizado em uma das casas mais antigas de Nova York, erguida em 1690, o Alice Austen House Museum abriga um vasto acervo de fotografias de Alice Austen (1866 – 1952), uma das primeiras fotógrafas dos Estados Unidos e responsável pelo registro de, aproximadamente, oito mil imagens. SAIBA MAIS

Alice Austen House Museum, em Staten Island (foto: Peter Borghard/NYCGO)
Alice Austen House Museum, em Staten Island (foto: Peter Borghard/NYCGO)

⇒ COMIDA CENTENÁRIA

Aberto em 1921, o restaurante mais antigo de Staten Island é o Basilio Inn, estabelecimento italiano localizado no interior de uma cocheira de 1850.

O cardápio local inclui massas, lula frita,mexilhão e carne de vitela. SAIBA MAIS

COMO CHEGAR

O acesso à Staten Island se dá pelo St. George Terminal Staten Island e a viagem a partir de Manhattan é gratuita e tem duração de 30 minutos. SAIBA MAIS (em inglês)

Staten Island Ferry (foto: Will Steacy/NYCGO)
Staten Island Ferry (foto: Will Steacy/NYCGO)

Site oficial de turismo de Nova York
www.nycgo.com

(* com informações da assessoria de imprensa)


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*