Conheça títulos curiosos dados a cidades turísticas do Brasil

Da cebola, do caminhão e até do pijama.

Mais do que descrever as características e tradições de um destino, os títulos (alguns bem inusitados) são também uma maneira de atrair turistas em determinadas cidades brasileiras que se divulgam para o resto do País a partir de seus produtos ou experiências mais famosos.

Que não nos deixem mentir destinos que ganharam títulos populares em todo o Brasil como Barretos, cidade do interior paulista conhecida como a “Capital do Rodeio”.

Conheça alguns títulos curiosos:

⇒ CAPITAL NACIONAL DO PIJAMA

Situada no sul de Minas., Borda da Mata é conhecida como a "Capital Nacional do PIjama" (foto: bordadamata.mg.gov.br/Divulgação)
Vista da área serrana de Borda da Mata (foto: bordadamata.mg.gov.br/Divulgação)

Situada no sul de Minas, Borda da Mata é conhecida como a “Capital Nacional do Pijama” por conta das inúmeras fábricas desse segmento localizadas na cidade.

⇒ CAPITAL NACIONAL DA TECNOLOGIA

São Carlos, no interior de São Paulo, é considerada a "Capital Nacional da Tecnologia (foto: saocarlos.sp.gov.br/Divulgação)
Vista aérea de São Carlos, no interior de São Paulo (foto: saocarlos.sp.gov.br/Divulgação)

São Carlos, no interior de São Paulo, é considerada a “Capital Nacional da Tecnologia” devido à concentração de empresas do setor e às pesquisas realizadas nas universidades locais.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO SACI

Vista da Catedral Metropolitana de Botucatu, cidade do interior de São Paulo conhecida como a "Capital Nacional do Saci" (foto: José Reynaldo da Fonseca/Wikimedia Commons)
Catedral de Botucatu (foto: José Reynaldo da Fonseca/Wikimedia Commons)

Botucatu, cidade do interior de São Paulo, é conhecida como a “Capital Nacional do Saci”, devido às diversas lendas sobre esse personagem do folclore brasileiro contadas pela população local.

E tem gente ali que jura que já viu um.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO

Vista de Novo Hamburgo, a "capital nacional do calçado" (foto: Claiton Medina/Wikimedia Commons)
Vista de Novo Hamburgo, a “capital nacional do calçado” (foto: Claiton Medina/Wikimedia Commons)

Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”.

⇒ CAPITAL NACIONAL DA LITERATURA

Desde 2004, a gaúcha Passo Fundo é reconhecida como a " Capital Nacional da Literatura" por sediar, há 28 anos, um dos maiores debates literários da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura (foto: CC0 Public Domain)
(foto: CC0 Public Domain)

Desde 2004, a gaúcha Passo Fundo é reconhecida como a ” Capital Nacional da Literatura” por sediar, há 28 anos, um dos maiores debates literários da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura.

⇒ CAPITAL DO PETRÓLEO

Localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, Macaé é conhecida como a "Capital do Petróleo", cuja descoberta do petróleo na Bacia de Campos trouxe grande impulso à economia local (foto: Nicholas Bittencourt/Flickr-Creative Commons)
Macaé, no Rio de Janeiro(foto: Nicholas Bittencourt/Flickr-Creative Commons)

Localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, Macaé é conhecida como a “Capital do Petróleo”, cuja descoberta do petróleo na Bacia de Campos impulsionou a economia local.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO PÉ-DE-MOLEQUE

A extensa produção do doce de amendoim fez de Piranguinho, em Minas Gerais, a "Capital Nacional do pé-de-moleque (foto: Sergio Mourao/Flickr-Creative Commons)
Vista do setor rural de Piranguinho, em Minas Gerais (foto: Sergio Mourao/Flickr-Creative Commons)

A extensa produção do doce de amendoim fez de Piranguinho, em Minas Gerais, a “Capital Nacional do pé-de-moleque”.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO CAMINHÃO

Desde novembro deste ano, a sergipana itabaiana é considerada a "Capital Nacional do Caminhão".  Esta cidade de 100 mil habitantes abriga 10 mil caminhões emplacados, considerado o maior percentual deste veículo por pessoa, em todo o Brasil (foto: Alexandre Hamada Possi/Flickr-Creative Commons)
(foto: Alexandre Hamada Possi/Flickr-Creative Commons)

Desde novembro deste ano, a sergipana Itabaiana é considerada a “Capital Nacional do Caminhão”. Esta cidade de 100 mil habitantes abriga 10 mil caminhões emplacados, considerado o maior percentual deste veículo por pessoa, em todo o Brasil.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO BICHO DE PELÚCIA

Famílias inteiras se dedicam à produção de um dos principais produtos de Tabatinga (SP): bichos de pelúcia.

⇒ CAPITAL BRASILEIRA DO REGGAE

Cidades brasilerias possuem também títulos informais como São Luís, conhecida como a "Capital Brasileira do reggae" (foto: Lyssuel Calvet/Flickr-Creative Commons)
Cidades brasileiras possuem também títulos informais como São Luís, conhecida como a “Capital Brasileira do reggae” (foto: Lyssuel Calvet/Flickr-Creative Commons)

 CAPITAL NACIONAL DO COOPERATISMO

Desde 2010, o município gaúcho de Nova Petrópolis possui este título conquistado por ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina por sediar a primeira cooperativa do gênero, em funcionamento ininterrupto desde 1902.

⇒ CAPITAL NACIONAL DO ALIMENTO

Vista de Marília, a 437 km de São Paulo (foto: Luiz Gustavo Leme/Flickr-Creative Commons)
Vista de Marília, a 437 km de São Paulo (foto: Luiz Gustavo Leme/Flickr-Creative Commons)

Conhecida como a “Capital Nacional do Alimento”, Marília abriga um parque industrial composto por cerca de 50 empresas do setor alimentício.

⇒ CAPITAL NACIONAL DA CEBOLA

(foto: Igor Giamoniano/Flickr-Creative Commons)
(foto: Igor Giamoniano/Flickr-Creative Commons)

A catarinense Ituporanga, localizada no Alto Vale do Itajaí, é responsável por 12% do abastecimento nacional de cebolas. A cidade produz mais de 110 mil toneladas por ano, em uma área de 4.600 hectares plantados, segundo dados oficiais de 2012.

(*com informações do Ministério do Turismo)

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*