Lista indica as melhores praias para surfe no Brasil

Desde que o surfista Gabriel Medina passou a ser conhecido como o “primeiro brasileiro a ganhar um campeonato mundial de surfe”, no final de 2014, a paixão nacional esportista parece ter se mudado para o mar.

A conquista inédita não só projetou a imagem do Brasil no exterior, como colocou o País na rota dos endereços mais procurados para a prática de surfe. De norte a sul, é possível encontrar as melhores praias para equilibrar sobre a prancha.

Sede de etapas de campeonatos mundiais, Maresias, em São Sebastião (SP), é um dos endereços para praticantes e amantes do surfe (foto: Bruno Ahlgrimm/Flickr-Creative Commons)
Sede de etapas de campeonatos mundiais, Maresias, em São Sebastião (SP), é um dos endereços para praticantes e amantes do surfe (foto: Bruno Ahlgrimm/Flickr-Creative Commons)

O Nordeste brasileiro abriga algum dos melhores destinos para a prática do esporte como a Cacimba do Padre, praia de Fernando de Noronha conhecida pelas ondas fortes e tubulares; e as praias do Barravento e do Forte, na Bahia.

No Sudeste, os principais destinos são a Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro – 0 local é considerado a capital do surfe no Brasil – e a bela Itacoatiara, em Niterói.

A região abriga também Maresias, em São Sebastião (SP), além do Guarujá e Ubatuba, cidades do litoral paulista que abrigam etapas do Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional.

O Sul do Brasil é endereço de praias como Joaquina e do Campeche, ambas em Florianópolis, e o Pico de Matinhos, em Matinhos, no Paraná.

CONFIRA IMAGENS DOS MELHORES LUGARES PARA SURFE NO BRASIL

  • Sede de etapas de campeonatos mundiais, Maresias, em São Sebastião (SP), é um dos endereços para praticantes e amantes do surfe (foto: Bruno Ahlgrimm/Flickr-Creative Commons)
    Sede de etapas de campeonatos mundiais, Maresias, em São Sebastião (SP), é um dos endereços para praticantes e amantes do surfe (foto: Bruno Ahlgrimm/Flickr-Creative Commons)

  • O Guarujá, no litoral sul de São Paulo, abriga etapas do Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional (foto: Jimmy Baikovicius/Flickr-Creative Commons)
    O Guarujá, no litoral sul de São Paulo, abriga etapas do Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional (foto: Jimmy Baikovicius/Flickr-Creative Commons)

  • Ubatuba, no litoral de São Paulo, abriga etapas do Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional (foto: Leandro Coelho/Flickr-Creative Commons)
    Ubatuba, no litoral de São Paulo, abriga etapas do Circuito Maresia Paulista de Surfe Profissional (foto: Leandro Coelho/Flickr-Creative Commons)

  • Surfistas encontram as melhores ondas no Nordeste, que reserva alguns dos melhores picos como Cacimba do Padre, praia de Fernando de Noronha (PE). O local é conhecido pelas ondas fortes e tubulares (foto: Renata Pitanga Assis/Flickr-Creative Commons)
    Surfistas encontram as melhores ondas no Nordeste, que reserva alguns dos melhores picos como Cacimba do Padre, praia de Fernando de Noronha (PE). O local é conhecido pelas ondas fortes e tubulares (foto: Renata Pitanga Assis/Flickr-Creative Commons)

  • Vista da Praia do Forte, a 80 km do centro de Salvador, na Bahia. O local é conhecido por seu fundo de coral e ondas perfeitas para surfe (foto: Fabiano Rodrigues/Flickr-Creative Commons)
    Vista da Praia do Forte, a 80 km do centro de Salvador, na Bahia. O local é conhecido por seu fundo de coral e ondas perfeitas para surfe (foto: Fabiano Rodrigues/Flickr-Creative Commons)

  • Na capital do Rio, a praia indicada para amantes do surfe é a de São Conrado (foto: Daniel Fucs/Flickr-Creative Commons)
    Na capital do Rio, a praia indicada para amantes do surfe é a de São Conrado (foto: Daniel Fucs/Flickr-Creative Commons)

  • Bem popular, o Pico de Matinhos, em Matinhos, no litoral do Paraná atrai surfistas aventureiros (foto: Igor Neves/Flickr-Creative Commons)
    Bem popular, o Pico de Matinhos, em Matinhos, no litoral do Paraná atrai surfistas aventureiros (foto: Igor Neves/Flickr-Creative Commons)

  • O município de Saquarema (foto), na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, abriga um dos principais destinos para a prática de surfe, como a Praia de Itaúna. O local é considerado a “capital do surfe no Brasil” (foto: Prefeitura de Saquarema/Divulgação)
    O município de Saquarema (foto), na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, abriga um dos principais destinos para a prática de surfe, como a Praia de Itaúna. O local é considerado a “capital do surfe no Brasil” (foto: Prefeitura de Saquarema/Divulgação)

  • No Sul, os destaques do surfe são a Praia da Joaquina (foto) e a Praia do Campeche, em Florianópolis, Santa Catarina. Na região, as ondas chegam a um metro de altura, no inverno (foto: Otávio Nogueira/Fllickr-Creative Commons)
    No Sul, os destaques do surfe são a Praia da Joaquina (foto) e a Praia do Campeche, em Florianópolis, Santa Catarina. Na região, as ondas chegam a um metro de altura, no inverno (foto: Otávio Nogueira/Fllickr-Creative Commons)

(*fonte: Ministério do Turismo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*