Loja temática é inspirada no mundo de “Alice no País das Maravilhas”

Quando Alice, entendiada pela rotina pacata no jardim, resolveu seguir o coelho atrasado que cruzou seu caminho e o de sua irmã, não poderia imaginar que seria protagonista de uma das histórias em inglês mais traduzidas no mundo, depois das obras do dramaturgo William Shakespeare.

Mas o que os fãs daqueles capítulos surreais e simbólicos também não conseguiram sonhar é que, anos mais tarde, uma autêntica loja da época seria endereço certo para comprar relógios, xícaras e até o original de “Alice no País das Maravilhas”, escrito por Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll, e publicado em 1865.

Mais do que uma loja de souvenirs relacionados à pequena Alice Liddell, a Alice’s Shop é um pedaço da história da literatura inglesa.

Interior da Alice’s Shop, em Oxford, na Inglaterra (foto: Ben Sutherland/Flickr-Creative Commons)
Interior da Alice’s Shop, em Oxford, na Inglaterra (foto: Ben Sutherland/Flickr-Creative Commons)

Localizado em Oxford, na Inglaterra, o estabelecimento é um dos endereços reais que Lewis Carroll se inspirou para ambientar a onírica e nonsense história da garotinha entediada que cai em uma toca de coelho e vai parar em um mundo fantástico com figuras esquisitas.

A verdadeira Alice, quem morava em frente a essa loja de 500 anos de existência, na Christ Church College, costumava frequentar o local para comprar doces. Foi nos anos 1850 que o tímido Carroll escreveu essa história surreal para a filha do decano da universidade onde trabalhava como professor.

LEIA TAMBÉM: “Tour literário pelos pubs de Dublin é uma das atrações imperdíveis da Irlanda”

Foi na sequência “Alice no País do Espelho”, publicada em 1871 após o sucesso de “Alice no País das Maravilhas”, que a protagonista se viu em uma doceria “cheia de todo o tipo de coisa curiosa”, atendida por uma ovelha. O local é o mesmo que abriga a loja de Oxford.

Atualmente, a Alice’s Shop comercializa produtos relacionados à história como cópias do original escrito à mão por Lewis Carroll e dado de presente de Natal para a verdadeira Alice, em 1863; miniaturas dos personagens alucinantes que cruzam o caminho da garota como o coelho atrasado e o famoso Gato de Cheshire; pôsteres, quadros e objetos como relógios personalizados (para coelho nenhum perder a hora) e jogos de chá com xícaras e bules.

SAIBA MAIS
Alice’s Shop
83, St Aldates (Oxford)
www.aliceinwonderlandshop.com

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*