Conheça os 5 parques nacionais mais visitados do Brasil

A ideia de visitar parques nacionais, categoria de Unidades de Conservação que preserva ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, ainda não é uma prática comum, entre viajantes brasileiros.

Mas o panorama parece estar mudando.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, no ano passado quase 7,3 milhões de pessoas visitaram as unidades de conservação do Brasil, entre parques, florestas, reservas biológicas e áreas de proteção, um crescimento de 13,9% com relação a 2013. Só os parques nacionais, ainda de acordo com o balanço divulgado pelo ICMBIO, receberam quase 6,6 milhões de turistas (10,8% a mais do que no ano anterior).

No ranking dos parques nacionais mais visitados, o da Tijuca lidera com mais de 3,1 milhões de visitantes, seguido pelo Parque Nacional do Iguaçu (1,5 milhão) e o de Jericoacoara (400 mil).

Conheça os seis parques nacionais mais visitados:

LEIA TAMBÉM: “Cinco parques nacionais do Brasil que você (ainda) não conhece”

1. PARQUE NACIONAL DA TIJUCA 

Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (foto: Parque da Tijuca/Divulgação)
Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro (foto: Parque da Tijuca/Divulgação)

Com 3.113.913 de visitantes, em 2014, o Parque Nacional da Tijuca tem quase 4 mil hectares de Mata Atlântica e abriga ícones do Rio de Janeiro como o Morro do Corcovado, onde a estátua do Cristo Redentor se exibe do alto de seus 30 metros de altura, a Pedra da Gávea e o Parque Lage.

O local é considerado a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem. SAIBA MAIS

2. PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU 

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

No ano passado, 1.550.607 pessoas passaram por um dos cenários brasileiros mais cobiçados por viajantes.

Criado em 1939, o Iguaçu abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil e protege uma biodiversidade formada por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo e o gavião-real.

Mas a principal atração do local, considerado uma das ‘7 Novas Maravilhas da Natureza’ ainda são as centenas de quedas d’água que podem chegar a 80 metros de altura. SAIBA MAIS

LEIA MAIS: “Conheça a versão espiritualizada de Foz de Iguaçu”

3. PARQUE NACIONAL DE JERICOACOARA 

Parque Nacional de Jericoacoara (foto: Ministério do Turismo)
Parque Nacional de Jericoacoara (foto: Ministério do Turismo)

Mais de 400 mil pessoas passaram por esse parque nacional de 8,5 mil hectares, no litoral oeste do Ceará.

O destino é conhecido por atrações como o pôr do sol que pode ser visto a partir da Vila de Jericoacoara; prática de esportes náuticos como surfe, windsurfe, kitesurfe e Stand UpPaddle; e passeios de buggy e de canoa para observação de cavalos-marinhos no manguezal do Rio Guriú.

4. PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA

Parque Nacional de Brasília (foto: Mercado Viagens/ Flickr-Creative Commons)
Parque Nacional de Brasília (foto: Mercado Viagens/ Flickr-Creative Commons)

Curiosamente, dos cinco parques nacionais mais visitados do Brasil, o pouco lembrado Parque Nacional de Brasília ficou em 4º lugar, com 229.119 visitantes, em 2014.

Conhecido também como ‘Água Mineral’, esse parque nacional do Distrito Federal foi criado como parque urbano para proteger os rios que abastecem a região com água potável e também para manter a vegetação em seu estado natural.

Essa área preservada com pouco mais de 42 mil hectares conta com atrações como trilhas de dificuldade baixa (a da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal Água, percorrida em uma hora); e as piscinas formadas a partir dos poços de água que surgiram às margens do Córrego Acampamento.

5. PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES 

(foto: Bruno Coutinho/Flickr-Creative Commons)
(foto: Bruno Coutinho/Flickr-Creative Commons)

Localizado nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães (MT), o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães tem quase 33 mil hectares e abriga atrativos como a Cachoeira Véu de Noiva (86 metros de altura); a Casa de Pedra, como é conhecida a gruta de arenito esculpida pelo córrego Independência, onde é possível encontrar vestígios de inscrições rupestres; e a Cidade de Pedra, formações rochosas que podem ser vistas a partir dos mirantes instalados na beira dos paredões da Chapada dos Guimarães

Em 2014, o parque recebeu 135.090 visitantes.


SAIBA MAIS
Ministério do Turismo
www.turismo.gov.br

Site oficial do turismo do Brasil
www.visitbrasil.com

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)
www.icmbio.gov.br

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*