Loja da Suíça funciona dentro de contêineres, em Zurique

Chega a soar contraditório.

Em um país que ganhou o mundo com imagens tradicionais de típicos chalés alpinos e construções de estilo enxaimel, a Suíça surpreende com uma construção que completa o cenário confuso de trilhos de trem e antigas fábricas transformadas em bares e restaurantes moderninhos.

Localizada em Zürich West, uma espécie de Soho de Zurique, a Freitag não é apenas endereço para encontrar bolsas e acessórios feitos com materiais reciclados.

Essa loja funciona em um edifício de 4 andares feito com 19 contêineres, empilhados a 26 metros de altura, que o próprio estabelecimento chama de “arranha-céu de bonsai”. Projetada pelos arquitetos Annette Spillmann e Harald Echsle, a obra foi a solução escolhida para fugir da restrição local de edifícios altos.

De longe, os imensos caixotes coloridos que abrigam a loja são uma extensão daquele setor do Distrito 5, onde fica Zürich West, que ainda parece em construção e é formado por viadutos e galpões recortados por vias ferroviárias.

Vista da loja Freitag, em Zurique, na Suíça (foto: Roland Tännler/Freitag)
Vista da loja Freitag, em Zurique, na Suíça (foto: Roland Tännler/Freitag)

O brasileiríssimo (e inconveniente) “posso te ajudar?”, entoado à exaustão por vendedores daqui, não tem vez por lá. São 1.600 produtos em exposição, guardados em gavetas que lembram caixas de sapato que podem ser manipuladas pelos próprios clientes.

Os corredores estreitos da Freitag (“sexta-feira”, em alemão) possuem extremidades envidraçadas que permitem a entrada de luz no interior dos contêineres e seu último andar abriga um terraço com vista para a cidade, aberto ao público em geral.

LEIA TAMBÉM: “Conheça com exclusividade o Museu do Absinto, na Suíça”

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

Fundada em 1993 por dois irmãos designers gráficos, Markus e Daniel Freitag, a rede tem uma produção anual de 350 mil peças, aproximadamente, e ficou famosa em toda a Europa por conta da fabricação de bolsas, carteiras e até protetores de celulares feitos com materiais reciclados como lonas de caminhão, câmaras de ar de bicicleta e cintos de segurança para automóveis.

A loja funciona no Distrito 5, a oeste de Zurique, um antigo bairro industrial em que fábricas e velhas estruturas de ferro reformadas foram ocupadas por lojas, galerias de arte, bares e restaurantes. A região é considerada uma das mudanças urbanas mais dinâmicas em toda a Suíça.

LEIA TAMBÉM: “Bar da Suíça é inspirado no mundo de Alien”

SAIBA MAIS
Freitag
Geroldstrasse, 17 (Zurique)
De 2ª a 6ª, das 11h às 19h30 / Sáb. das 10h às 18h
www.freitag.ch

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*