Alta do dólar estimula viagens pelo Brasil. Veja dicas de destinos nacionais

De acordo com boletim divulgado pelo Ministério do Turismo, recentemente, a intenção do brasileiro de viajar pelo País nos próximos seis meses é o mais alto dos últimos cinco anos, cujo percentual é de 78%.

O estudo ainda revelou que a intenção de viagem pelo Brasil é maior entre os mais jovens. Entre os entrevistados de até 35 anos, os destinos brasileiros estão na preferência de 77,3% deles.

Este índice é o mais alto registrado para o mês de agosto na faixa etária nos últimos cinco anos. Em comparação com o mês de agosto do ano passado, houve um crescimento de 31,4%.

O boletim de intenção de viagem também revelou que 30% dos brasileiros devem fazê-lo de automóvel nos próximos seis meses. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 19,5%.

LEIA TAMBÉM: “Confira o passo-a-passo para alugar um carro”

Já a intenção de viajar para o Sudeste cresceu 59,8% em comparação ao ano passado. De acordo com o estudo, 30,7% dos viajantes pretendem conhecer esta região do País. Este é o maior índice para a região nos últimos cinco anos. No entanto, o Nordeste ainda é a região mais desejada, com 44,9% das preferências.

Alter do Chão, a 36 km de Santarém, é um dos destinos recomendados para agosto, no Brasil (foto: Eduardo Vessoni)
Alter do Chão, a 36 km de Santarém, é um dos destinos recomendados para setembro, no Brasil (foto: Eduardo Vessoni)

ALTA DO DÓLAR

A relação entre o crescimento na cotação do dólar e na intenção de viagem para destinos turísticos nacionais tem início em 2013, quando a média anual da cotação da moeda americana e o índice de intenção de viagem cresceram 10,5% e 2,45% respectivamente, em comparação com o ano anterior.

Em 2014, os crescimentos da cotação do dólar e da intenção de viagem foram 9,01% e 3,16%, respectivamente. A cotação anual da moeda americana subiu vinte centavos e o desejo de visitar destinos turísticos brasileiros passou de 70,5% para 72,7% em relação ao ano de 2013.

No período de janeiro a agosto de 2015, tanto a cotação do dólar quanto o índice de intenção de viagem atingiram os maiores valores em comparação com períodos equivalentes dos três anos anteriores. Os crescimentos da cotação da moeda americana e da intenção de viajar para destinos nacionais foram de 34,4% e 6,30%, respectivamente, em comparação com o período de janeiro a agosto de 2014.

A comparação entre o período de janeiro a agosto de 2015 e o período equivalente de 2012 revela um aumento ainda maior nos dois setores. A cotação do dólar cresceu 61,32%, passando de R$ 1,90 para R$ 3,07, e o índice de intenção de viagem para destinos turísticos nacionais passou de 67,5% para 74,2%, obtendo um avanço de 9,94%.

LEIA TAMBÉM: “Cinco parques nacionais do Brasil que você (ainda) não conhece”

Confira destinos brasileiros para conhecer em setembro

  • Alter do Chão, a 36 km de Santarém, é um dos destinos recomendados para agosto, no Brasil (foto: Eduardo Vessoni)
    Alter do Chão, a 36 km de Santarém, é um dos destinos recomendados para setembro, no Brasil. Após a vazante dos rios em Santarém, no Pará, as águas desse começam a baixar, dando lugar às belas praias de água doce de Alter do Chão, cujo nível baixo das águas atinge seu pico em novembro (foto: Eduardo Vessoni)

  • Setembro é perfeito para visitar um dos destinos mais cobiçados em terras brasileiras. É neste mês que o mar de Fernando de Noronha apresenta as melhores condições para banhistas, com águas calmas que fazem daquele mar esverdeado uma tranquila piscina natural ao ar livre (foto: Renata Pitanga Assis/Flickr-Creative Commons)
    Setembro é perfeito para visitar um dos destinos mais cobiçados em terras brasileiras. É neste mês que o mar de Fernando de Noronha apresenta as melhores condições para banhistas, com águas calmas que fazem daquele mar esverdeado uma tranquila piscina natural ao ar livre (foto: Renata Pitanga Assis/Flickr-Creative Commons)

  • Parque Nacional de Anavilhanas (foto: Lincoln Barbosa/Commons Wikimedia.org)
    O verão amazônico acontece nessa época do ano, ideal também para visitar outros destinos do Norte como Belém, capital do Pará, e Manaus, no Amazonas. Na foto, vista do Parque Nacional de Anavilhanas (foto: Lincoln Barbosa/Commons Wikimedia.org)

  • No Nordeste, onde certos destinos turísticos recebem um número elevado de chuvas, o Maranhão é o destaque com “o maior campo de dunas do Brasil”. A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro (foto: Wikimedia Commons)
    No Nordeste, onde certos destinos turísticos recebem um número elevado de chuvas, o Maranhão é o destaque com “o maior campo de dunas do Brasil”. A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses vai de maio a setembro (foto: Wikimedia Commons)

(* fonte: Ministério do Turismo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*