Cinco degustações gastronômicas que você não deve perder ao visitar o Peru

Viajar pelo Peru é uma daquelas experiências sul-americanas que vão muito além de trilhas  e sítios arqueológicos.

Vencedor, pelo terceiro ano consecutivo, do prêmio da Word Travel Awards® de Melhor Destino Culinário do Mundo, uma espécie de Oscar do turismo, o Peru já entrou para a lista de um dos melhores destinos gastronômicos do planeta.

Historicamente, esse país andino foi território de passagem e de permanência de espanhóis, italianos, africanos, chineses e japoneses que, mais do que levarem novos sotaques ao Peru, foram responsáveis pela variedade dos pratos servidos naquelas terras.

Do encontro com a África surgiram pratos como o anticucho (espetinhos feitos com coração de boi), o tacu-tacu de origem quéchua (uma espécie de cozido com arroz) e a carapulcra (guisado com carne e batata-seca).

Da Itália vieram as massas, como não poderia ter sido diferente, e do Japão teriam chegado as influências para o famoso ceviche.

Confira pratos que não você não deve deixar de provar no Peru.

LEIA TAMBÉM: “O Peru que vai além de Cusco e Machu Pichu”

1) Ceviche

Ceviche (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
Ceviche (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

Seja no Peru ou no resto do mundo, esse é talvez o prato peruano mais conhecido.

Sua receita varia de acordo com cada região do país, mas é tão tradicional que basta perguntar a qualquer peruano que prato define seu país e ele vai dizer: ceviche.

A receita de peixe cozido no limão é muito popular e está presente também em outras partes do mundo, mas os peruanos garantem que foi criada lá.

2) Rocoto Relleno

Rocoto Relleno (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
Rocoto Relleno (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

Típico da cidade de Arequipa, no sul do Peru, esse prato é feito com pimentão recheado com carnes moídas de boi e porco, queijos fresco e muçarela, tomate, cebola, ovos e pimenta do reino.

3) Lomo Saltado

Lomo saltado (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
Lomo saltado (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

Simples e tradicional, esse é o prato popular do Peru, uma espécie de arroz com feijão peruano, cuja receita leva tiras de carnes de boi com cebolas, tomates, pimentas e outros ingredientes.

Constituído a partir de uma mescla entre as culinárias chinesa e peruana, o prato é preparado com todos os ingredientes na mesma panela, assim como os chineses geralmente preparam seus alimentos.

4) Causas Limeña

Causas limeña (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
Causas limeña (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

Preparado a base de batatas amarelas, esse prato do Peru, país conhecido por cultivar mais de três mil variedades do tubérculo, se assemelha ao escondidinho brasileiro e possui uma grande variedade de recheios e sabores.

Dizem que os antigos peruanos preparavam o “rokro” ou “ruxru” à base de “kausaq” ou batata cozida, misturada com ají. Essa preparação ficaria conhecida, posteriormente, com o nome de causa. 

5) Pisco Sour

Pisco sour (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
Pisco sour (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

E como ninguém é de ferro, não deixe de provar o icônico pisco sour. Derivado das uvas, o pisco é um destilado de vinho puro e é a base desse famoso drinque peruano, assim como a caipirinha é para os brasileiros.

Suco de limão, clara de ovo, açúcar e angostura completam a receita que segue se reinventando e ganhando novos sabores.

LEIA TAMBÉM: “Vai ao Peru pela primeira vez? Veja 10 dicas para planejar sua viagem”

(*fontes: Machu Picchu Brasil e Peru Travel)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*