Museu do Futebol comemora sete anos com entrada gratuita

O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, comemora sete anos de sua fundação e terá entrada gratuita até o próximo dia 4 de outubro, segundo informou a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo

Juntamente com as comemorações de aniversário, no dia 3 de outubro, o Museu recebe a segunda edição do projeto ‘Sabor Paulista’, evento gastronômico que oferecerá oficinas com chefs e culinaristas que são convidados a compartilhar histórias e receitas, além de diversas opções de food trucks na Praça Charles Miller, endereço do museu.

Já as oficinas educativas do Museu começam às 10h, no sábado (3), com história em quadrinhos, toy art para customização de jogadores de futebol e oficina de stencil, que ensinará às crianças participantes o que é a técnica por meio do uso de máscaras preparadas com o material.digitalizados sobre o tema.

Todas as atividades são gratuitas, bem como a entrada ao museu e a visita à exposição temporária Visibilidade para o Futebol Feminino.

Desde sua inauguração, em 2008, o Museu do Futebol já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes (419 mil pessoas, só em 2014). Recentemente, o Museu do Futebol ficou em 6º lugar na lista dos 10 melhores museus do Brasil, segundo o site TripAdvisor.

Sala das Origens, no Museu do Futebol (foto: Divulgação)
Sala das Origens, no Museu do Futebol (foto: Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “Site elege os 10 melhores museus do Brasil”

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

⇒ sábado (3 de outubro)
Das 10h às 14h, na Sala Osmar Santos
‘Oficina de História em Quadrinhos’: os autores do livro “Lembranças de Chuteiras”, Alexandre Cavalo Dias e Weberson Santiago, ministrarão oficinas de elaboração de quadrinhos.

Das 10h às 17h, na Sala Osmar Santos
‘Oficina de Stencil’: A oficina de stencil Kids ensinará aos participantes o que é o stencil, como as máscaras utilizadas são preparadas, como pintar com elas. Cada criança poderá pintar e levar para casa um cartaz tipo “lambe-lambe” com uma figura das máscaras disponíveis, e levará também um flyer informativo.

Das 10h às 17h,  na Sala Osmar Santos
‘Oficina Toy Art’:
 Para esta ação, serão desenvolvidos toys em feltro, de jogadores de futebol e o público poderá customizar os uniformes.

Das 12h às 19h, na Praça Charles Miller
‘Sabor Paulista’: food trucks, bikes trucks e barracas, com venda de comidinhas de estádios. Oficinas com chefs e culinaristas gratuitas.

Das 15h às 16h, no Auditório (178 lugares)
Bate-Papo com os autores do livro “Lembranças de Chuteiras”: Bate-Papo com os autores Alexandre Cavalo Dias, Weberson Santiago e Wander Antunes sobre o livro: “Lembranças de Chuteiras” conta a história de um cronista esportivo fictício que, já no final da vida e doente, relembra com seus netos sua vida através de lembranças de algumas copas do mundo.

Sala das Copas do Mundo, no Museu do Futebol (foto: Divulgação)
Sala das Copas do Mundo, no Museu do Futebol (foto: Divulgação)

⇒ domingo (4 de outubro)
Das 10h às 17h, na Sala Osmar Santos
‘Oficina FlipBook’: Flip book também conhecido como bloquinho animado é um modo rápido e fácil de fazer uma animação. Para realizar um movimento basta fazer um desenho diferente em cada página do bloquinho.

Das 10h às 17h, na Sala Osmar Santos
‘Oficina Taumatrópio’: O taumatrópio é um brinquedo óptico inventado em 1824 que permite entender o conceito de persistência retiniana. Quando movimentamos o taumatrópio nosso cérebro faz a junção das duas imagens. Essa experiência é um dos princípios da animação.

Das 10h às 17h, na Sala Osmar Santos
‘Oficina Toy Art’: Para esta ação, serão desenvolvidos toys em feltro, de jogadores de futebol e o público poderá customizar os uniformes..

Às 11h, na Sala Grande Área
‘Mulheres de expressão’: A atividade educativa será realizada na Grande Área e consiste em apresentar diversas fotografias de mulheres que marcaram os séculos 19 e 20. São artistas, pensadoras, militantes políticas, entre outras que, durante suas vidas, tornaram-se símbolo de resistência e questionamento do lugar da mulher na sociedade.  O objetivo desta atividade é, a partir dessa ação, conversar sobre a importância de cada mulher propondo a continuidade da reflexão por meio do acervo incorporado a exposição: Visibilidade Para o Futebol Feminino.

Às 14h, na Sala Números e Curiosidades
Contação de História “Museu de Música e Futebol”: Adaptação da obra “Quantas músicas tem a música? Ou Algo estranho no museu!”, de Teca Alencar de Brito. Nesta história, o público conhecerá a aventura dos instrumentos musicais dentro de um museu e como uma grande festa musical se formou quando os instrumentos resolveram soar e relembrar melodias e canções de diversas partes do mundo!

LEIA TAMBÉM: “18 motivos para turistar em São Paulo”

 

SAIBA MAIS
Aniversário de sete anos do Museu do Futebol
ONDE: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu
QUANDO: 3 e 4 de outubro (sábado e domingo), das 9h às 18h
Entrada gratuita de 29 de setembro a 4 de outubro
www.museudofutebol.org.br
(*as informações sobre a programação são de responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*