Confira os melhores destinos brasileiros para conhecer em outubro

Vai entrando o último trimestre do ano e a gente já começa a contar os dias para a temporada mais cobiçada do lado de cá do continente.

Mas para quem conta com a sorte de poder viajar em pleno mês de outubro, destinos brasileiros oferecem atrações com poucos turistas, preços mais baixos e temperaturas mais elevadas, porém sem as tradicionais chuvas de verão.

Em outubro, ainda dá tempo de aproveitar as temporadas que começaram, no inicio do semestre, em locais como a Amazônia, Alter do Chão, Fernando de Noronha e (por que não?) destinos que ainda não receberam visitantes da alta estação como os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Evite programar viagens para destinos do Nordeste como a Paraíba, pois o mar mexido pelo período de chuvas pode frustrar quem busca as famosas praias de águas transparentes.

LEIA TAMBÉM: “Agenda mês a mês ajuda viajantes a planejarem viagens pelo Brasil”

CONFIRA OS MELHORES DESTINOS NACIONAIS PARA OUTUBRO

⇒ FOZ DE IGUAÇU

Pôr do sol na região da hidrelétrica de Itaipu (foto: Eduardo Vessoni)
Pôr do sol na região da hidrelétrica de Itaipu (foto: Eduardo Vessoni)

As mais impressionantes quedas do planeta são lindas durante todo o ano.

Mas é em meses como setembro e outubro, conhecidos historicamente pelo maior volume de água e clima mais ameno, que Foz de Iguaçu pode ser uma boa pedida de viagem (sem falar, nos surgimento de flores, durante a primavera).

LEIA TAMBÉM: “Centenária e cobiçada, região de Foz do Iguaçu pode ser vista do alto”

⇒ PARATY

8º LUGAR: Paraty (foto: Divulgação/Prefeitura)
foto: Divulgação/Prefeitura de Paraty

Passada a temporada dos festivais mais cobiçados do destino (e ainda antes da época das tradicionais chuvas de verão), Paraty é daqueles destinos perfeitos para o mês de outubro, cujo centro histórico pode ser visitado com calma, após o encerramento de eventos como a FLIP e o Paraty em Foco.

⇒ BONITO

Abismo Anhumas, em Bonito (foto: Wikimedia Commons)
Abismo Anhumas, em Bonito (foto: Wikimedia Commons)

Embora o chuvoso verão (ah, o verão!) seja o período para ver rios e cachoeiras mais cheios, esse destino ecoturístico do Mato Grosso do Sul pode ser uma boa alternativa para fugir dos preços elevados da alta temporada e ter experiências únicas nas flutuações em rios com águas mais cristalinas.

⇒ JALAPÃO

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

O Jalapão, uma imensa região árida de mais de 34 mil km², se encontra entre a Bahia, Maranhão e Piauí, e é considerado um dos destinos mais isolados do Brasil.

Passada a temporada de seca que termina em setembro, quando bancos de areia podem causar o atolamento de veículos nas rústicas estradas locais, o destino também é recomendado para ser visitado em outubro. Com sorte, ainda dá para ver também o final da temporada do capim-dourado, cujo ápice costuma ser em setembro.

LEIA TAMBÉM: “Jalapão: o deserto brasileiro”

⇒ FERNANDO DE NORONHA

foto: All Angle/Tati Vasconcelos
foto: All Angle/Tati Vasconcelos

Outubro também é o período perfeito para visitar um dos destinos mais cobiçados em terras brasileiras, cujo mar apresenta as melhores condições para banhistas, com águas calmas que fazem daquele mar esverdeado uma tranquila piscina natural ao ar livre.

O período é indicado também para quem quer mergulhar, por conta da boa visibilidade nas áreas de mergulho do Mar de Dentro.

LEIA TAMBÉM: “Isolado e paradisíaco, arquipélago de Fernando de Noronha também tem opções econômicas”

LEIA TAMBÉM: “Alta do dólar estimula viagens pelo Brasil. Veja dicas de destinos nacionais”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*