2016 é o ano de conhecer o Brasil, destino de 9 em cada 10 turistas nacionais

foto: João Guilherme Soares Dias/Flickr-Creative Commons
foto: João Guilherme Soares Dias/Flickr-Creative Commons

Pode ter certeza de que o ano que acaba de começar vai ser marcado pelo (re)descobrimento turístico do próprio Brasil.

Com um dólar que abriu a semana a R$ 4,30 (nas casas de câmbio) e a incerteza do que vem pela frente, em termos políticos e econômicos, chegou a hora de viajar pelo País, afinal de contas as opções de cenários por aqui vão de praias a serras, pasando por florestas, rios, dunas, deltas, chapadas e centros urbanos.

De acordo com o Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, divulgado, recentemente, pelo Ministério do Turismo, os destinos nacionais deverão ser a escolha de cerca de 9 em cada 10 brasileiros nas próximas viagens, incluindo as férias de verão e o carnaval.

Segundo a pesquisa, 86,4% dos entrevistados afirmaram que pretendem conhecer mais o Brasil, em 2016, cujas regiões mais procuradas são o Nordeste e Sudeste, 36,9% e 36,8%, respectivamente. O Sul vem na terceira posição das intenções de viagem (17,3%), seguido do Centro-Oeste (6,4%) e do Norte (2,6%).

Barra do Cunhaú (foto: Eduardo Vessoni)
O Nordeste aparece como primeiro destino brasilero na lista de intenções dos turistas nacionais (foto: Eduardo Vessoni)

“Esse estudo comprova essa tendência que vem sendo liderada pelos mais jovens. Eles estão descobrindo o Brasil e isso deve ser celebrado ”, comentou em nota o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.

A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada, mensalmente, com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, capitais que representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

LEIA TAMBÉM: “25 praias brasileiras que você não deve deixar de conhecer neste verão”

Calendário nacional
Mas na hora de programar as próximas férias, é mais importante saber “quando” do que “onde”.

Não adianta se animar com as clássicas promoções de passagens aéreas para Manaus, em dezembro, se a região da Amazônia fica sob intensas chuvas, nessa época do ano. Ou então desembarcar no Pantanal, em plena temporada de cheia e ter passeios cancelados devido aos alagamentos naturais em solo pantaneiro.

Para ajudar na programação da sua próxima viagem (e na época certa), o Viagem em Pauta montou esse calendário anual 2016 com os destinos barsileiros mais populares entre os viajantes e suas respectivas temporadas.

LEIA TAMBÉM: “Site divulga lista com os 5 destinos brasileiros que serão tendências em 2016”

(*fonte: Ministério do Turismo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*