10 motivos para ir a Maresias

Maresias (foto: foto: APHM/Divulgação)
Maresias (foto: foto: APHM/Divulgação)

Em época de crise e orçamentos apertados, nada como passar férias no quintal de casa, bem perto da capital paulista.

Localizada em São Sebastião, a 209 km de São Paulo, a baladeira Maresias é conhecida pelos campeonatos de surfe e por uma das melhores infraestruturas do Litoral Norte do estado.

E para quem quer ir além de extensas praias de areias claras e mar azulado, o destino recebe viajantes com opções como trilhas até cachoeiras, aulas de surfe e esportes radicais.

LEIA TAMBÉM: “25 praias brasileiras que você não deve deixar de conhecer neste verão”

Confira 10 opções de experiências em Maresias:

1. PRAIAS
Maresias é uma das mais belas praias do litoral paulista, cujos 5 km de extensão contam com areias brancas e fofas, mar azul e de ondas tubulares, e vegetação abundante que rodeia a praia com suas altas montanhas de tons escuros.

A praia apresenta características diferentes ao longo de sua orla.

O Canto da Barra, no lado esquerdo de quem olha o mar, é rodeado pelo Rio Maresias e apresenta uma faixa larga de areia fina e batida, o que permite a prática de futebol de areia no local.

O local apresenta também águas calmas, devido às pedras que funcionam como uma barreira natural que garante ondulação menor do que a encontrada no resto da praia, endereço indicado para famílias.

Canto do Moreira, em Maresias (foto: APHM/Divulgação)
Canto do Moreira, em Maresias (foto: APHM/Divulgação)

Já o Canto do Moreira, do lado direito, é famoso pelas suas ondas bem tubulares e potentes. A atração possui um braço de areia perpendicular ao restante da praia, rodeado por pedras, o que garante uma série de piscinas naturais, protegidas da rebentação, e ainda com vista privilegiada para os surfistas profissionais, que dominam o mar no local.

Com acesso por uma trilha curta de 500 metros, esse trecho da praia é considerado o mais exclusivo por conta da ausência de turistas e a densa vegetação típica da região. O Canto do Moreira abriga também os melhores pontos de mergulho e visualização de tartarugas marinhas de Maresias.

2. ESPORTES

foto: J Grand/Divulgação
foto: J Grand/Divulgação

O destino é ideal para quem gosta de se movimentar. Além dos esportes aquáticos como SUP e surfe, a praia possui também cerca de dez quadras de futevôlei ao longo de sua extensão, além de quadras de beach tennis, pontos de slackline, e aulas de ioga, meditação e capoeira, em diversos pontos da areia ao longo de todo o dia.

3. SURFE NO QUINTAL DO MEDINA

Famosa por suas ondas, Maresias é endereço de surfistas profissionais como Gabriel Medina, primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, quem cresceu e mora em Maresias, figurinha fácil nas ondas do meio da orla, principalmente na área próxima à sua casa, na entrada 12.

foto: APHM/Divulgação
foto: APHM/Divulgação

A quem interessar possa, da entrada 1 até a Praça do Surfe, ondas menores e boas para iniciantes, inclusive com escolinhas de surfe; da Praça do Surfe até a entrada 15, ondas maiores e com mais correnteza e força, porém menos tubulares;  e da entrada 15 até a entrada 22, ondas mais tubulares e mais fortes, ideais para alta performance e surfistas mais habilidosos.

4. TRILHA PARA PAÚBA

Do Canto da Barra é possível acessar uma trilha leve que vai até a vizinha Praia de Paúba, em um percurso de 30 minutos que pode ser feito, facilmente, com crianças. Do alto do morro, no mirante, é possível ver toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

Dessa trilha sai também o acesso para a Praia do Saco, pequena faixa de areia, entre Maresias e Paúba, rodeada por pedras e com grande concentração de ouriços e estrelas-do-mar.

5. BANHO DE CACHOEIRA E BIKE NA MATA ATLÂNTICA

O bike tour pelo bairro de Maresias, administrado pela Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), leva os turistas por trechos de paralelepípedo e terra batida, passando pelo rio Maresias e afluentes. O passeio inclui guia e locação de bicicletas.

6. CALHETAS

Praia das Calhetas, em São Sebastião (foto: APHM/Divulgação)
Praia das Calhetas, em São Sebastião (foto: APHM/Divulgação)

Sem acesso para carros e ainda pouco conhecida do público em geral, a Praia de Calhetas tem uma faixa de areia ladeada pelo oceano dos dois lados, criando um visual único e deslumbrante.

Pelo acesso restrito, tem clima de praia deserta, com diversas piscinas naturais, mirante e áreas para mergulho.

7. TOQUE-TOQUE E SANTIAGO

Em pouco menos de 15 minmutos de carro, visitantes têm acesso a praias como Toque-Toque Pequeno, Toque-Toque Grande e Santiago.

Essa última, a 5 minutos de Maresias, possui areias brancas e ondas tubulares, cujas principais características dessa praia em área residencial são a baixa procura e a vegetação preservada.

8. GASTRONOMIA

foto: APHM/Divulgação
foto: APHM/Divulgação

Com influências do público que vem de São Paulo, Maresias conta com uma ampla gastronomia, onde é possível encontrar mais de 30 restaurantes, entre mexicanos, japoneses, italianos, argentinos, creperias, pizzarias e comida típica brasileira.

9. ESPORTES DE AVENTURA

Para os amantes de aventura, o Centro de Informações Turísticas de Maresias (CIT), na Praça do Surfe, oferece opções diversas de passeios e atrativos, realizados através das empresas de receptivo turístico da praia.

As opções incluem trilhas com rapel, vôo livre sobre a praia de Maresias e percursos de arvorismo, escalada e tirolesa; e trilhas guiadas para as cachoeiras do Cacau e Ribeirão do Itu (4h de duração, ida e volta).

10. MARESIAS ANIMA MUSIC

Janeiro em Maresias é mês  da primeira edição desse festival com shows de música ao vivo e recreação infantil para os pequenos, às terças e quintas-feiras, das 16h às 20h, na Praça Internacional do Surfe.

Todas as quartas-feiras do mês, a banda sul-africana Sunset Grooves se apresenta em palco montado também na Praça Internacional do Surfe, a partir das 19h, garantindo música ao vivo como fundo para o espetáculo do pôr do sol na praia.

LEIA TAMBÉM: “Explore as praias selvagens do litoral de São Paulo”

SAIBA MAIS
Guia de praias de Maresias
www.praiademaresias.com.br

Site do turismo de São Sebastião
www.turismo.saosebastiao.sp.gov.br

(*com informações do site www.praiademaresias.com.br)

 

2 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*