Confira os eventos que agitam São Paulo em 2016

O ano de 2016 está só começando, mas São Paulo promete muito para os próximos doze meses.

Para os amantes de  arte, tem Bienal de Arte de São Paulo; SP-Arte e SP-Arte/Foto, no segundo semestre. Já para os cinéfilos, esse ano tem haverá a 40ª edição da tradicional Mostra Internacional de Cinema e também o festival É Tudo Verdade, dedicado a documentários.

Os atletas de plantão não podem perder a Virada Esportiva, que acontecerá por toda a cidade, e o Grande Prêmio de Fórmula 1, no fim do ano em Interlagos. O autódromo também vai reunir os fãs de música em março, com o festival Lollapalooza.

Isso tudo sem falar nos eventos que já conquistaram espaço garantido na programação da cidade como a Virada Cultura, a Parada LGBT, a Bienal do Livro e, claro, o Carnaval de rua.

Confira a seleção que o Viagem em Pauta fez, desses e outros eventos, que animarão a capital paulista nesse ano:

LEIA TAMBÉM: “Confira calendário para conhecer os melhores destinos brasileiros em 2016”

JANEIRO

25 – Aniversário da cidade

Festa de rua no Vale do Anhagabaú, realizada no aniversário da cidade (foto: overmundo/Flickr-CreativeCommons)
Festa de rua no Vale do Anhagabaú, realizada no aniversário de São Paulo (foto: overmundo/Flickr-CreativeCommons)

Comemorado com eventos culturais e programação gratuita, o aniversário de São Paulo, que em 2016 completa 462 anos, conta também com um bolo gigante, preparado pelos moradores do bairro do Bixiga e oferecido nas ruas. O dia ainda conta com shows e apresentações oferecidos pela prefeitura, mas que ainda não foram informadas as atrações, além de festas de rua organizadas pela população.

Confira programação completa

LEIA TAMBÉM: “Bate e volta paulista: cinco destinos próximos a São Paulo”

FEVEREIRO

9 – Carnaval
As escolas de samba desfilam no Sambódromo do Anhembi e as pessoas desfilam nas ruas, em bloquinhos que percorrem a cidade, principalmente no bairro da Vila Madalena. Entre os blocos mais famosos estão Sargento Pimenta e Vou de Táxi. Veja programação

LEIA TAMBÉM: “Confira experiências inusitadas para passar o Carnaval, no Brasil”

21 – Meia Maratona de São Paulo
Em 2016, a Meia Maratona chega a sua décima edição, num percurso em que os atletas passam por ícones da cidade, como a Praça da República e a avenida Ipiranga. O percurso tem 21 km e os pontos de largada e chegada são na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu.

MARÇO

12 e 13 – Lollapalooza

Edição de 2015 do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos (foto: Divulgação T4F/I Hate Flash)
Edição de 2015 do Lollapalooza, no Autódromo de Interlagos (foto: Divulgação T4F/I Hate Flash)

O festival de música indie e rock terá sua quinta edição brasileira em 2016, com dois dias de shows no Autódromo de Interlagos. Nesse ano, as principais atrações são as bandas Mumford and Sons, Florence + The Machine, o rapper Eminem e Tame Impala, entre outros.

De 28/3 a 17/4 – São Paulo Restaurant Week
Sob uma temática única, restaurantes da cidade oferecem pratos criados especialmente para o evento, quando os visitantes podem ter contato com experiências gastronômicas diferentes e preços acessíveis.

LEIA TAMBÉM: “Conheça opções inusitadas de food truck, em São Paulo”

ABRIL

7 a 10 –  SP-Arte
Realizada no Pavilhão da Bienal, a feira de arte reúne 100 galerias nacionais e 16 de outros países, e oferece uma oportunidade para se ter contato com o universo artístico, que além das obras em exposição ainda conta com atividades culturais paralelas.

7 a 17 – Festival É Tudo Verdade
Esse festival de documentários apresenta e premia produções brasileiras e de outros países, promovendo um debate sobre a produção cinematográfica atual. Segundo o site do evento, duas das disputas, as de curtas-metragens brasileiros e internacionais, acontecem, pela primeira vez, sob o selo de competições qualificadoras de seus vencedores para a próxima disputa do Oscar de melhor curta documental.

24 a 29 – São Paulo Fashion Week (Verão 2017)
O evento acontece em diversos pontos da cidade, mas terá como local central o Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera. Reúne diversos estilistas nacionais e internacionais, que mostram as coleções de verão para o ano de 2017 e conta com a presença de fashionistas e apaixonados por moda.

LEIA TAMBÉM: “Aproveite os museus de São Paulo que têm entrada gratuita”

MAIO

17/5 a 10/7 – Casa Cor São Paulo
Uma mostra de arquitetura, decoração e paisagismo, expondo as novidades e conceitos do ano, em um ambiente revitalizado e especialmente decorado para o evento. A mostra tem objetivo de unir os profissionais do ramo e lojistas, para trazer informações aos visitantes sobre a “arte de morar”, cujas edições acontecem em 19 cidades do Brasil e 4 internacionais.

Data a definir – Virada Cultural
Evento promovido pela prefeitura com 24h initerruptas de programação cultural e gratuita, com todo tipo de apresentação: shows, teatro, exposições e saraus. As apresentações geralmente acontecem no centro da cidade.

JUNHO

5 – Parada do Orgulho LGBT

Parada do Orgulho LGBT de 2014, na Avenida Paulista (foto: Ben Tavener/Flickr-Creative Commons)
Parada do Orgulho LGBT de 2014, na Avenida Paulista (foto: Ben Tavener/Flickr-Creative Commons)

Em 2016, a Parada completa 20 anos com o tema “Todos juntos contra a transfobia”, em prol da aprovação da Lei de Identidade de Gênero, que está em tramitação no STF. A parada acontece na Avenida Paulista e ocupa também as ruas da região, como a Consolação. É uma das maiores do mundo, tendo reunido no último ano cerca de 2 milhões de pessoas, segundo os organizadores, com objetivo de lutar pela diversidade sexual e uma sociedade mais inclusiva.

JULHO

Data a definir – Anima Mundi
Esse festival de animações, exibe curtas, médias e longas-metragens, seriados e comerciais feitos em desenho ou computação gráfica. Também possui o Estúdio Aberto, oficinas para o espectador aprender a produzir suas próprias animações com 7 técnicas diferentes  (desenho animado 2D, zootropo, massinha, pixilation, areia, recortes e animação direta na película 35mm).

Data a definir – Festa de São Vito
Nas ruas do Brás, acontece a maior festa italiana do Brasil. São cerca de 40 barraquinhas de comidas e bebidas típicas, espalhadas por balcões cobertos ou nas próprias calçadas, organizadas pelos participantes da comunidade que tem São Vito como padroeiro. Além disso, há apresentações de música e dança, sorteios de brindes e um parque de diversão para as crianças.

AGOSTO

26/8 a 4/9 – Bienal do Livro
Em sua 24ª edição, o evento aborda a literatura por diversas temáticas: gastronomia, cultura, negócios e diversão. As principais editoras, livrarias e distribuidoras do país estarão reunidas em cerca de 480 expositores, no pavilhão de Exposições do Anhembi. O horário de visitação será das 9h às 22h e, nos fins de semana, das 10h às 22h.

10 a 14- Design Weekend
Um festival urbano de design que promete levar para vários cantos de São Paulo a cultura designer e suas conexões com decoração, arquitetura, tecnologia, urbanismo e inclusão social. Serão realizados eventos independentes e, alguns, simultâneos, como palestras, visitas guiadas a ateliês, intervenções artísticas e showrooms, cuja programação oficial será liberada em julho/2016. Alguns desses eventos são só para convidados e outros são abertos ao público, o que deve ser conferido com o organizador.

Data a definir – Festa de Nossa Senhora de Achiropita

Festa de Achiropita, de tradição italiana, no Bixiga (foto: Gabrielle Idealli/Flickr-Creative Commons)
Festa de Achiropita, de tradição italiana, no Bixiga (foto: Gabrielle Idealli/Flickr-Creative Commons)

Uma das festas italianas mais tradicionais de São Paulo, reúne voluntários no Bixiga vendendo comidas, bebidas e doces típicos, em 30 barracas instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto. O evento é uma homenagem a padoreira e tem também música e dança.

20 a 23 – SP ARTE/FOTO
A feira  foi fundada em 2007 e atualmente é tida como o mais importante evento de fotografia da América Latina. Reúne galerias de arte nacionais e estrangeiras para exporem suas obras, além de possibilitar o contato com artistas, críticos e outros profissionais do ramo. No último ano, o evento foi realizado no Shopping JK Iguatemi.

LEIA TAMBÉM: “2016 é o ano de conhecer o Brasil, destino de 9 em cada 10 turistas nacionais”

SETEMBRO

Data a definir – Virada Esportiva
34 horas de esporte. Espalhadas por toda São Paulo, em 400 endereços, mais de 2 mil atividades esportivas acontecerão na cidade, envolvendo modalidades aquáticas, com bola, ginástica, artes marciais, radicais e de aventura, modelismo e outros.

10/9 a 11/12 – Bienal de Arte

Obra da 31 edição da Bienal de Arte, em 2014 (foto: RSdBarros/Flickr-Creative Commons)
Obra da edição da Bienal de Arte de 2014 (foto: RSdBarros/Flickr-Creative Commons)

Em sua 32ª edição, sob o tem “Incerteza Viva”, a Bienal procurará refletir sobre as atuais condições da vida e estratégias que a arte contemporânea oferece para acolher as incertezas. No pavilhão Ciccillo Matarazzo, do Parque Ibirapuera, serão reunidos 90 artistas e coletivos, com obras que expressem pensamentos e estratégias em tempo de mudança contínua.

OUTUBRO

Data a definir – Mostra Internacional de Cinema
A Mostra exibe, por duas semanas, títulos de diversos países em cinemas, centros culturais, museus e inclusive ao ar livre, em uma seleção do cinema contemporâneo. Uma parte da Mostra é dedicada também às produções nacionais, apresentando títulos brasileiros inéditos e outra a retomada de clássicos de grandes diretores.

LEIA TAMBÉM: “Confira os filmes da ‘Mostra Internacional de Cinema em SP’ para amantes de viagens”

NOVEMBRO

10 a 20- Salão do Automóvel
O Pavilhão de Exposições do Anhembi abrigará a maior feira automobilística da América Latina, onde montadoras nacionais e internacionais apresentarão as últimas novidades do setor, em carros que terã0 inovações tecnológicas, de funcionalidade, beleza e segurança.

13 a 15- Grande Prêmio de Fórmula 1
O prêmio acontece no Autódromo de Interlagos e dura 3 dias. É possível acompanhar treinos livres, etapas classificatórias e, no último dia, o Grande Prêmio que tem duração de 71 voltas. Os ingressos para comparecer às etapas podem ser adquiridos no site do evento.

Data a definir – São Paulo Fashion Week (Inverno 2017)
A segunda edição do ano trará as tendências para o inverno de 2017, com a participação de grandes nomes da moda brasileira, como Alexandre Hercovitch, Ronaldo Fraga, Giuliana Romanno e Osklen. Os desfiles acontecerão em diversos pontos da cidade e a programação conta com conteúdos interativos ao longo da semana.

DEZEMBRO

Natal Iluminado

Decoração natalina no Parque Ibirapuera (foto: Wikimedia Commons)
Decoração natalina no Parque Ibirapuera (foto: Wikimedia Commons)

No final do ano, em clima de festas, a prefeitura de São Paulo decora a cidade com enfeites natalinos espalhados por vários bairros e oferece atividades temáticas, como apresentações musicais. As principais decorações são a árvore do Ibirapuera, que no último ano teve 35 metros de altura, e a Avenida Paulista, que fica toda iluminada.

31 – Corrida de São Silvestre
Com a Avenida Paulista como ponto de chegada e partida, a corrida acontece no último dia do ano e foi criada em 1924. O percurso passa por diversos pontos importantes da cidade, como o Theatro Municipal, a Praça da República e termina próximo ao MASP.

31 – Reveillon
A virada do ano pode ser aproveitada na Avenida Paulista, com queima de fogos e atrações especiais, cantores e bandas conhecidas que realizarão shows durante toda a noite, mas que ainda não foram revelados. No último ano, cerca de 2,5 milhões de pessoas estiveram na avenida para comemorar o ano novo, em uma festa que durou das 19h30 até as 2h30 do dia seguinte.

SAIBA MAIS
Site oficial do turismo de São Paulo
www.cidadedesaopaulo.com
* com informações do site de turismo de São Paulo
** As informações e datas são de responsabilidade dos organizadores dos eventos

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*