Conheça 10 verdades (e mitos) sobre viagens de avião

Avião sobe, avião desce, e viajar a 11 mil pés continua sendo uma das formas mais seguras de transporte, em todo o mundo. Segundo a AESA, a agência europeia que administra a segurança no continente, o número de voos na Europa em 2014 foi 80% maior do que em 1990 e a experiência está mais segura do que nunca.

Só para ter uma ideia, o Velho Continente recebe, diariamente, 27 mil voos e 2,27 milhões de passageiros, segundo a AESA.

Mas sempre tem um relatos estranho sobre viagens de avião ou alguém disposto a se negar a subir em uma aeronave. Confira algumas perguntas e respostas que uma companhia aérea da Holanda elaborou para tirar suas dúvidas:

Leia também a crônica: “Do tempo do ontem”

1. A porta da aeronave pode ser aberta durante o voo?

Mito: A pressão do ar em altitudes elevadas é baixa, por isso as cabines têm sua pressão aumentada, artificialmente. Desse modo, as portas de uma aeronave só podem ser abertas se a pressão interior e exterior aeronave forem a mesma. Então não precisa passar longe daquela temida portinha, da próxima vez que você for ao banheiro (aliás, outra fonte de neurose para alguns passageiros mais temerosos).

2. É possível ser sugado pelo vaso sanitário durante o voo?

foto: KLM/Divulgação
foto: KLM/Divulgação

Mito: O barulho assusta (sobretudo os coitados que viajam bem ao lado do setor mais movimentado do avião), mas o sistema de sucção não tem força para sugar niguém para baixo. Nas aeronaves, todos os sanitários contam com um sistema fechado a vácuo. Isso significa dizer que, quando você aciona a descarga, uma válvula é aberta no cano coletor e o sistema suga o conteúdo do vaso para o tanque.

3. O comissário de bordo tem permissão para prender um passageiro?

Verdade: O piloto é a autoridade máxima durante qualquer voo. Por isso, a pedido do capitão, o comissário de bordo está autorizado a prender um passageiro, caso esse ofereça risco aos outros ou a si mesmo. (e quem já viajou daqui para a Europa com um vizinho enchendo a cara de uísque, sabe o que isso significa).

Leia também a crônica “Sr. passageiro, o assento da frente não lhe pertence”

4. Mas ingerir álcool durante o voo deixa a pessoa bêbada mais rapidamente?

Mito: Embora não haja estudos que comprovem a afirmação, é recomendável evitar sempre a mistura de álcool e de sedativos, antes do embarque e durante o voo.

5. Uma tempestade pode aumentar o risco de um acidente aéreo?

Mito: Uma forte tempestade pode causar turbulências durante o voo e raios podem danificar o sistema, mas nada que comprometa o segurança dos passageiros (exceto o mal-estar e certa tensão que se espalham pela cabine).

6. Para trabalhar como comissário é preciso ser alto?

Verdade: Tudo depende do ponto de vista de quem vê (de baixo ou de cima), mas a altura mínima exigida é de 1,58 e a máxima, até 1,90 de altura.

7. Os comissários falam, no mínimo, quatro línguas?

foto: KLM/Divulgação
foto: KLM/Divulgação

Mito: Tudo depende das regras e da origem de cada companhia. Por exemplo, uma empresa que atua no espaço aéreo latino-americano costuma disponilizar funcionários que falem espanhol, português e inglês. Já a holandesa KLM, que realiza voos entre o Brasil e a Europa, conta com assistentes de bordo que falam, ao menos, inglês e holandês.

8. Quem nasce a bordo de uma aeronave, pode voar de forma gratuita para o resto de sua vida?

Mito: Uhhh, quem diria!!!

9. Não existe fileira de número 13?

Verdade: Algumas companhias não contam com essa fileira, devido às superstições acerca desse número, em muitos países. Já não bastasse o desconforto das viagens com turbulência e medo que alguns têm de voar…

LEIA TAMBÉM: “Passageiros elegem as 10 melhores companhias aéreas do mundo”

(* com informações da KLM)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*