Alemanha celebra os 500 anos da Lei de Pureza da Cerveja

foto: Chris Brown (foto: Flickr-Creative Commons)
foto: Chris Brown/Flickr-Creative Commons

Na Alemanha são mais de 1.350 cervejarias (600 delas só na Baviera, endereço da tradicional Oktoberfest). Juntas, essas empresas produzem mais de 5.500 diferentes tipos de cerveja.

Em terras germânicas, cerveja é coisa séria e tudo deve ser produzido sob as regras da Lei da Pureza (Reinheitsgebot, em alemão), considerada a mais antiga sobre alimentos ainda vigente em todo o mundo.

Em abril passado, a Alemanha comemorou os 500 anos dessa normativa que regula a produção da bebida no país, uma normativa que determina que a cerveja produzida por ali deve ter apenas três ingredientes: água, cevada e lúpulo.

LEIA TAMBÉM: “Conheça os ‘jardins de cerveja’ de Munique, na Alemanha”

Segundo estudiosos, essa lei foi concebida para garantir a qualidade do fermentado e também para diminuir o preço do pão, que, na época, era um alimento básico para a população. Caso fosse utilizado trigo na fórmula da bebida, seu preço se elevaria e o grão se tornaria escasso.

Curiosamente, os métodos para testar a qualidade da cerveja, nos séculos 15 e 16, não tinham nada de científico.

A bebida era despejada sobre um banco, no qual os provadores oficiais permaneciam sentados com suas calças de couro, por três horas. Se o couro grudasse no banco, após 3 horas, era sinal de que a cerveja tinha qualidade. Caso contrário, o cervejeiro poderia até ser penalizado.

'Jardim de Cerveja' da Augustiner Bräu, considerada a mais antiga cervejaria alemã, , em Munique (foto: DZT/Divulgação)
‘Jardim de Cerveja’ da Augustiner Bräu, considerada a mais antiga cervejaria alemã, , em Munique (foto: DZT/Divulgação)

LEIA TAMBÉM: “3 cervejarias artesanais que valem a pena conhecer, na Serra Gaúcha”

Confira a programação cervejeira:

22 e 24 de julho
Na Baviera, a comemoração acontece em Munique,  capital desse estado alemão ao sudeste do país. Durante a festa, os visitantes também poderão degustar e aprender com os mestres cervejeiros um pouco mais sobre a cultura bávara de produção da bebida.

25 a 29 de maio
O Festival da Cerveja da Francônia, maior biergarten da Alemanha, será nos jardins do Castelo de Nuremberg, onde 40 cervejarias locais irão apresentar mais de 100 variações da bebida. Além disso, estão previstos tours guiados por cervejarias, uma sauna de cerveja (em Bad Konigshofen) e uma exposição multimídia.

LEIA TAMBÉM: “Site lista destinos com as cervejas mais baratas e as mais caras do mundo”

SAIBA MAIS
Site de turismo da Alemanha
www.germany.travel

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*