Caverna de Postojna é atração surreal da Eslovênia, no Leste Europeu

foto: Slovenian Tourist Board
foto: Slovenian Tourist Board

Os títulos dessa caverna impressionam como seu interior surreal.

É a atração mais visitada da Eslovênia; desde que foi aberta ao público, já recebeu mais de 36 milhões de visitantes; e conta com uma rede subterrânea de 20 km de extensão. Conhecido como Caverna de Postojna, esse local de mais de 3 milhões de anos abriga impressionantes salões com formações naturais, em rochas calcárias.

Com temperatura natural de 10º e iluminação artificial que destaca sues desenhos interiores naturais, a caverna guarda blocos que despencaram do teto há milhões de anos, estalactites em forma de espaguete que formam a galeria dos Órgãos de Tubos, uma sala com 3 mil m² com capacidade para abrigar até dez mil pessoas e capacidade de ressonância que faz com que um eco dure seis segundos.

foto: Slovenian Tourist Board
foto: Slovenian Tourist Board

LEIA TAMBÉM: “Eslovênia: a Europa que você (ainda) não conhece”

E como se já não bastasse o alto grau de surrealidade, Postojna é visitada em passeios de trem que percorrem 2 km do interior da caverna, cortando salas com espeleotemas como estalactites, estalagmites e cortinas, combinados com uma caminhada a pé por mais 1 km.

A visita de 1h30 inclui salas como o ‘Salão dos Tubos’, ou ‘Sala do Espaguete’, devido às finas formações penduradas no teto; o ‘Brilhante’, uma estalagmite cintilante com 5 metros de altura; e o ‘Salão Vermelho’ com rochas de tons avermelhados.

Vista da ‘Sala do Espaguete’, na Caverna de Postojna, na Eslovênia (foto: Eduardo Vessoni)
Vista da ‘Sala do Espaguete’, na Caverna de Postojna, na Eslovênia (foto: Eduardo Vessoni)

Sem dúvida, esta é uma das experiências mais inusitadas de toda a Europa.

No entanto, a fama da Caverna de Postojna causou sua massificação e, atualmente, uma enxurrada de visitantes lota os tours guiados, a única maneira possível para conhecer a atração. Só para se ter uma ideia, cada guia chega a acompanhar cem visitantes, ao mesmo tempo.

Para fugir da muvuca, tente acompanhar os grupos em idiomas menos procurados, como francês, alemão ou italiano. Se o inglês for a sua única opção, permaneça no final do grupo para evitar a massa de turistas que vem logo atrás.

foto: Slovenian Tourist Board
foto: Slovenian Tourist Board

LEIA TAMBÉM: “Castelo na rocha é atração surreal da Eslovênia”

VEJA MAIS IMAGENS


SAIBA MAIS
Caverna de Postojna
www.postojnska-jama.eu

Turismo da Eslovênia
www.slovenia.info

 

Salvar

Salvar

Salvar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*