“Oscar do turismo” elege melhores destinos da América do Sul

Anualmente, desde 1993, o World Travel Awards premia diversos setores da indústria do turismo, ao redor do mundo, cuja votação é feita por empresários do setor e consumidores finais.

No último mês de agosto, a 23ª edição do evento premiou destinos, serviços e estabelecimentos da América  do Sul, em áreas como companhia aérea, destino de praia e de aventura, culinária e melhor destino do continente.

No setor aéreo, a LATAM Airlines levou o prêmio de 2016 de “Companhia Aérea Líder” de 2016. Essa holding do Brasil e do Chile já teve suas empresas premiadas em edições anteriores, quando a TAM e a LAN levaram o prêmio quatro vezes, alternadamente, entre 2007 e 2014.

Curiosamente, dos nove melhores destinos sul-americanos premiados de 2016, apenas dois não são grandes capitais do continente. Isso só reforça a ideia de que viajantes ainda preferem a comodidade e facilidades de cidades grandes como Quito, Bogotá e Buenos Aires, primeiras colocadas na edição deste ano do World Travel Awards.

LEIA TAMBÉM: “Conheça cinco atrações grátis em Buenos Aires, na Argentina”

MELHORES DESTINOS 2016

  • 1º LUGAR: Quito, a capital do Equador, ficou em primeiro lugar na categoriua "Melhores Destinos da América do Sul, segundo o World Travel Awards (foto: Eduardo Vessoni)
    1º LUGAR: Quito, a capital do Equador, ficou em primeiro lugar na categoria “Melhores Destinos da América do Sul, segundo o World Travel Awards (foto: Eduardo Vessoni)

  • 2º LUGAR: Bogotá, capital da Colômbia, ficou entre os melhores destinos da América do Sul, segundo o World Travel Awards de 2016 (foto: Pedro Szekely/FLickr-Creative Commons)
    2º LUGAR: Bogotá, capital da Colômbia, ficou entre os melhores destinos da América do Sul, segundo o World Travel Awards de 2016 (foto:
    Pedro Szekely/Flickr-Creative Commons)

  • foto: Nestor Galina/Flickr-Creative Commons
    3º LUGAR: Buenos Aires, a capital da Argentina, conquistou o terceiro lugar entre os finalistas da categoria “Melhores Destinos 2016” da América do Sul, no World Travel Awards (foto: Nestor Galina/Flickr-Creative Commons)

  • 10) VER OS CENTROS CERIMONIAIS: Tongariki, na baía Haga Nui, é a maior plataforma funerária de Rapa Nui e abriga uma sequência de 15 moais (foto: Eduardo Vessoni)
    4º LUGAR: Vencedora também na categoria “Melhores Destinos de Praia”, a Ilha de Páscoa conquistou o prêmio de “Melhores Destinos” da América do Sul. Na foto, centro cerimoniai de Tongariki, na baía Haga Nui, a maior plataforma funerária de Rapa Nui, onde fica essa sequência de 15 moais (foto: Eduardo Vessoni)

  • Lima, a capital do Peru, é ponto de largada do Rally Dakar 2016 (foto: DiNo/Flickr-Creative Commons)
    5º LUGAR: Lima, a capital do Peru, ficou entre os cinco melhores destinos da América do Sul, em 2016, segundo o World Travel Awards (foto: Art DiNo/Flickr-Creative Commons)

  • CORCOVADO: (foto: Ramon Llorensi/Flickr-Creative Commons)
    6º LUGAR: O Rio de Janeiro, assim como São Paulo, foram os representantes brasileiros, entre os vencedores da categoria “Melhores Destinos 2016” do World Travel Awards, considerado uma espécie de “Oscar do turismo” (foto: Ramon Llorensi/Flickr-Creative Commons)

  • foto: Sky Costanera/Divulgação
    7º LUGAR: A capital chilena, Santiago, ficou entre os oito melhores destinos da América do Sul, segundo premiação do World Travel Awards 2016 (foto: Sky Costanera/Divulgação)

  • foto: Eduardo Vessoni
    8º LUGAR: São Paulo ficou entre os 8 melhores destinos da América do Sul, segundo o World Travel Awatds (foto: Eduardo Vessoni)

MELHORES DESTINOS DE PRAIA

Listas de “melhores praias” sempre são polêmicas e, muitas vezes, injustas com faixas de areia que mereceriam estar entre as 10 melhores do mundo.

Mas na edição 2016 do World Travel Awards, os primeiros colocados vão desde a desconhecida Máncora, no norte do Peru, até paraísos isolados como Galápagos, no Equador, e a brasileiríssima Fernando de Noronha.

LEIA TAMBÉM: “10 motivos para você conhecer Galápagos”

  • 1_mancora by_ (foto: Alejandro Cortés/Flickr-Creative Commons)
    1º LUGAR: Máncora, balneário do norte do Peru, levou a primeira posição na lista de “Melhores Destinos de Praia” da América do Sul, segundo o World Travel Awards (foto: Alejandro Cortés/Flickr-Creative Commons)

  • 5) NADAR NO PACÍFICO: Uma das praias mais populares da Ilha de Páscoa é a Anakena, faixa de areia no norte da ilha marcada por águas tranquilas, a 18 km de Hanga Roa (foto: Eduardo Vessoni)
    2º LUGAR: A Ilha de Páscoa, destino chileno a a 3.700 km da costa sul-americana, também conquistou as primeiras posições na categoria “Melhores Destinos de Praia” da América do Sul. Na foto, praia de Anakena, faixa de areia no norte da ilha marcada por águas tranquilas, a 18 km de Hanga Roa (foto: Eduardo Vessoni)

  • Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)
    3º LUGAR: Esse arquipélago brasileiro, a pouco mais de 540 km de Recife, é destino fácil na listas de melhores praias do mundo. Em 2016, a ilha de Fernando de Noronha foi premiada com a terceira posição na lista de “Melhores Destinos de Praia” da América do Sul. Na foto, Morro Dois Irmãos (foto: Eduardo Vessoni)

  • Galápagos (foto: Divulgação)

    4º LUGAR: Galápagos é outro arquipélago sul-americano que entrou para a lista 2016 de melhores destinos de praia do continente (foto: Divulgação)

  • 5º LUGAR: A gente não entendeu muito bem a colocação desse destino, mas o fato é que Mar del Plata, na Província de Buenos Aires, desbancou destinos sul-americanos como Margarita, Rio de Janeiro e San André (foto: Juan Enrique Gilardi/Flickr-Creative Commons)
    5º LUGAR: A gente não entendeu muito bem a colocação desse destino, mas o fato é que Mar del Plata, na Província de Buenos Aires, desbancou destinos sul-americanos cenográficos como Margarita, Rio de Janeiro e San Andrés (foto: Juan Enrique Gilardi/Flickr-Creative Commons)

  • (foto: Juan Sebastian Baquero/Flickr-Creative Commons)
    6º LUGAR: Isla Margarita, ilha venezuelana do Caribe também ficou entre os melhores destinos de praia da América do Sul (foto: Juan Sebastian Baquero/Flickr-Creative Commons)

  • BARRA DA TIJUCA: (foto: Yacine Petitprez/Flickr-Creative Commons)
    7º LUGAR: O Rio de Janeiro também ficou entre os melhores destinos de praia na América do Sul. Na foto, Barra da Tijuca (foto: Yacine Petitprez/Flickr-Creative Commons)

  • (foto: Domínio Público/Flickr-Creative Commons)
    8º LUGAR: Próximo a Nicarágua e a 700 km da costa continental da Colômbia, San Andrés é uma ilha colombiana de apenas 26 km², considerada pelo World Travel Awards 2016 um dos melhores destinos de praia da América do Sul (foto: Domínio Público/Flickr-Creative Commons)

LEIA TAMBÉM: “25 praias brasileiras que você não deve deixar de conhecer neste verão”

MELHORES DESTINOS DE AVENTURA

Nesta categoria, Chile, Argentina e Brasil, endereço de alguns dos melhores trekkings do continente, ficaram nas três primeiras posições da edição 2016 do World Travel Awards.

É nem poderia ser diferente. Essas três nações são endereços de experiências únicas como pedaladas na região mais árida do mundo, esportes entre glaciares e trilhas por parques nacionais cenográficos.

LEIA TAMBÉM: “Hotel suspenso do Peru tem acesso apenas com escaladas e tirolesa”

  • Pedalada no Valle de la Luna (foto: Eduardo Vessoni)
    1º LUGAR: O Chile ficou na primeira posição na categoria “Melhor Destino de Aventura” do World Travel Awards. Na foto, pedalada no Valle de la Luna, no Atacama (foto: Eduardo Vessoni)

  • (foto: calafatemountainpark.com/Divulgação)
    2º LUGAR: A Argentina foi considerada um dos melhores destinos de aventura da América do Sul, segundo votação do World Travel Awards. Na foto, travessia de caiaque no Glaciar Upsala, no Parque Nacional Los Glaciares (foto: calafatemountainpark.com/Divulgação)

  • Vista do do salto do Rio Preto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (foto: Eduardo Vessoni)
    3º LUGAR: O Brasil ficou na terceira posição da lista dos melhores destinos de aventura da América do Sul. Na foto, vista do do salto do Rio Preto, no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás (foto: Eduardo Vessoni)

  • Vista interior de uma das câmaras funerárias de Tierradentro, na Colômbia (foto: Eduardo Vessoni)
    4º LUGAR: Conhecida por suas praias de águas cristalinas, a Colômbia foi eleita também um dos melhores destinos do continente para a prática do turismo de aventura. Na foto, vista interior de uma das câmaras funerárias de Tierradentro, no sudoeste do país (foto: Eduardo Vessoni)

  • foto: www.turismo.gob.ec/Divulgação
    5º LUGAR: Terra de vulcões e de animais endêmicos, o Equador também ficou entre os melhores destinos da América do Sul para a prática de turismo de aventura. Na foto, trem passa pela Avenida dos Vulcões, nas Cordilheiras dos Andes (foto: www.turismo.gob.ec/Divulgação)

  • Café da manhã nas alturas. Considerado o primeiro do gênero, em todo o mundo, esse hotel conta com três cápsulas flutuantes e transparentes, em que os hóspedes passam a noite pendurados sobre o Vale Sagrado (foto: Divulgação)
    6º LUGAR: O queridinho dos brasileiros aventureiros não poderia faltar nesta lista de vencedores do World Travel Awards, que elegeu os melhores destinos de aventura da América do Sul. Na foto, café da manhã em um hotel que conta com três cápsulas flutuantes e transparentes, em que os hóspedes passam a noite pendurados sobre o Vale Sagrado, no Peru (foto: Divulgação)

  • José Ignacio, refúgio do litoral uruguaio, a 45 km da (dispensável) Punta del Este Saiba mais (foto: Eduardo Vessoni)
    7º LUGAR: O simpático e acolhedor “paisito”, como o Uruguai é conhecido, também ficou entre os melhores destinos de aventura da América do Sul. Na foto, José Ignacio, refúgio do litoral uruguaio, a 45 km da (dispensável) Punta del Este (foto: Eduardo Vessoni)

MELHOR CULINÁRIA

Com influências europeias, africanas e indígenas, a América do Sul recebe viajantes com um cardápio variado.

Entre os premiados de 2016 pelo World Travel Awards, países como Peru, Argentina e Brasil lideram as primeiras posições na categoria “Melhor Culinária” do continente sul-americano.

LEIA TAMBÉM: “Conheça a história por trás de pratos típicos ao redor do mundo”

  • Ceviche (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)
    1º LUGAR: Na categoria “Melhor Culinária”, o Peru ficou na primeira colocação, na premiação de 2016 do World Travel Awards. Na foto, detalhe do tradicional ceviche peruano (foto: Machu Picchu Brasil/Divulgação)

  • 2º LUGAR: A Argentina também ficou entre os cinco melhhores dstinos gastronômicos da América do Sul. Na foto, empanadas de Salta, no norte da Argentina (foto: Eduardo Vessoni)
    2º LUGAR: A Argentina também ficou entre os cinco melhores destinos gastronômicos da América do Sul. Na foto, empanadas de Salta, no norte da Argentina (foto: Eduardo Vessoni)

  •  3º LUGAR: De fortes influências andinas, a Bolívia conquistou a terceira posição na lista dos melhores destinos gastronômicos da América do Sul (foto: Eduardo Vessoni)
    3º LUGAR: De fortes influências andinas, a Bolívia conquistou a terceira posição na lista dos melhores destinos gastronômicos da América do Sul (foto: Eduardo Vessoni)

  • Prato do 'Lá em Casa', restaurante localizado na Estação das Docas, em Belém (foto: Eduardo Vessoni)
    4º LUGAR: A variada cozinha brasileira ficou entre as cinco melhores do continente, na premiação do World Travel Awards, em 2016. Na foto, prato de um dos restaurantes da Estação das Docas, em Belém, capital do Pará (foto: Eduardo Vessoni)

  • O mero, peixe típico de regiões austrais, e o ravioli de abóbora com molho de salsa é um dos pratos servidos no Tierra Patagonia, em Torres del Paine (foto: Eduardo Vessoni)
    5º LUGAR: A culinária chilena ficou na quinta posição, na caategoria “Melhor Culinária”, na edição 2016 do World Travel Awards. Na foto, ravioli com peixe do Tierra Patagonia, hotel localizado em Torres del Paine, na Patagônia chilena (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Cinco parques nacionais do Brasil que você (ainda) não conhece”

MELHORES DESTINOS VERDES

Nesta categoria, Equador, Argentina e Bolívia levaram as primeiras colocações da premiação.

  • Vulcão Imbabura (foto: Florent Figon/Flickr-Creative Commons)
    1º LUGAR: Na categoria “Melhores Destinos Verdes”, o Equador levou a primeira posição dos destinos verdes sul-americanos. Na foto, vista do vulcão Imbabura, próximo a Otavalo, destino equatoriano a 90km de Quito (foto: Florent Figon/Flickr-Creative Commons)

  • Navegação próximo a Puerto Frías, na Argentina (foto: Eduardo Vessoni)
    2º LUGAR: A Argentina ficou na segunda posição da categoria “Destinos Verdes” da América do Sul, segundo votação do World Travel Awards. Na foto, navegação próximo a Puerto Frías (foto: Eduardo Vessoni)

  • (foto: Eduardo Vessoni)
    3º LUGAR: A Bolívia também ficou entre os cinco colocados na categoria “Destinos Verdes” da América do Sul. Na foto, vista do Camino Yungas, entre La Paz e Coroico (foto: Eduardo Vessoni)

  • MIrante do Gunga, no litoral sul de Alagoas (foto: Eduardo Vessoni)
    4º LUGAR: O Brasil ficou entre os cinco primeiros colocados no prêmio World Travel Awards, na categoria “Destinos Verdes”. Na foto, vista do Mirante do Gunga, no litoral sul de Alagoas (foto: Eduardo Vessoni)

  • Vista do Puyuhuapi Lodge & Spa, em Puyuhuapi, na Patagônia chilena (foto: Eduardo Vessoni)
    5º LUGAR: Vista do Puyuhuapi Lodge & Spa, em Puyuhuapi, no Chile, país que ficou na quinta posição dos países verdes da América do Sul (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Patagônia do Chile tem fauna exibida e paisagens surreais”

SAIBA MAIS
World Travel Awards
www.worldtravelawards.com

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 Comentário

    • Joana, obrigado pelo seu comentário e pela visita ao Viagem em Pauta.

      O que fazemos, em casos como esses, é apenas replicar os resultados divulgados (nesse caso, pelo World Travel Awards). Não temos nenhum interesse em “fazer média” com nenhum destino. Inclusive porque essa lista de “melhores destinos da América do Sul” é a primeira vez que é publicada por aqui.

      Se você encontrou outra lista no nosso site sobre destinos da América do Sul, foi resultado de uma seleção nossa, de acordo com nossas próprias experiências no continente.

      Abraços e seja sempre muito bem vinda por aqui.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*