Tradicional e repaginado, hotel Ca’d’Oro volta a funcionar na rua Augusta

Sabe aquela sensação de que a gente já esteve naquele lugar?

A culinária do norte da Itália continua saindo dos fornos do restaurante; o clássico piano Erard ainda está no canto do bar; e a terceira geração de hoteleiros segue no comando do empreendimento. Ainda assim, nada parece ser como antes.

Endereço icônico do centro de São Paulo, entre os anos 60 e 90, o hotel Ca’d’Oro volta a abrir suas portas na rua Augusta, depois de sete anos fechado.

O novo hotel é reinaugurado como parte do complexo Ca’d’Oro São Paulo, que inclui também apartamentos residenciais e salas comerciais.

Novo Ca'd'Oro, em plena rua Augusta, no centro de São Paulo (foto: Divulgação)
Novo Ca’d’Oro, em plena rua Augusta, no centro de São Paulo (foto: Divulgação)

“O hotel renasce agora como um empreendimento imobiliário, ao mesmo tempo que resgata e celebra a memória da cidade”, descreve Ricardo Laham, Diretor da Unidade de Negócios São Paulo da Brookfield Incorporações.

Tudo novo – da estrutura dos edifícios até as áreas sociais – mas com a mesma alma clássica do tempo em que o hotel abrigava hóspedes como Nelson Mandela, Pablo Neruda, Jorge Amado, Mário Quintana e Vinícius de Moraes.

Dos 80 funcionários da época, 19 estão de volta ao hotel.

LEIA TAMBÉM: “Arte e natureza: conheça museus com jardins para visitar, em São Paulo”

No total, são 147 quartos reformulados de até 56 m². Formado por duas torres, o complexo conta também com 374 unidades residenciais de até três quartos, uma torre comercial de 27 andares e o hotel, entre os 19º e 26º andares.

Mais do que ser uma boa notícia para os saudosistas, o novo empreendimento surpreende pela vista panorâmica que se tem dos quartos e da cobertura. A hospedagem já vale só pelo skyline que se abre diante dos olhos dos hóspedes.

LEIA TAMBÉM: “Em tempos de crise, conheça atrações gratuitas de São Paulo”

Vista de um dos quartos do novo Ca'd'Oro, em São Paulo (foto: Divulgação)
Vista de um dos quartos do novo Ca’d’Oro, em São Paulo (foto: Divulgação)

Esse clássico paulistano foi fundado pelo italiano Fabrízio Guzzoni, em 1953. Primeiro como restaurante, na rua Barão de Itapetininga, e, três anos mais tarde, como hotel.

O Ca’d’Oro ficou conhecido por ter introduzido no Brasil, nos anos 50, uma cozinha ainda desconhecida por aqui. Era de regiões italianas como Piemonte, Lombardia, Vêneto e Ligúria que vinham inspirações para pratos servidos no hotel, como a bresaola e o presunto de Parma, além de receitas que começavam a se popularizar na Itália, como risotto e carpaccio.

E como, por aqui, a onda saudosista parece não ter fim, o novo restaurante do Ca’d’Oro traz de volta ao cardápio pratos da época como o casoncelli alla bergamasca, massa com recheio de vitelo e codeguim e toque de amaretti; o penne alla Pavorotti, criado pelo próprio tenor italiano, com tomate fresco, alho e pimenta dedo de moça; e quaglie alla bergamasca con polenta, codornas recheadas com pancetta e ervas.

Uma das curiosidade é o anitra alla “Colleoni”, peito de pato em crosta de ervas, com aspargos, purê de batata e três figos empanados, uma homenagem ao mestre das armas e da guerra Bartolomeo Colleoni, quem se orgulhava de ter três testículos, daí os três figos que compõem o prato.

Restaurante do novo hotel Ca'd'Oro, em São Paulo (foto: Divulgação)
Restaurante do novo hotel Ca’d’Oro, em São Paulo (foto: Divulgação)

O retorno do hotel começou em 2010, quando a Brookfield Incorporações, que havia comprado o terreno em que funcionou o hotel, percebeu a oportunidade de retornar com o Ca’d’Oro, unido-se à família Guzzoni, fundadora do empreendimento.

“Se não fosse no centro, não seria o Ca’d’Oro”, descreveu Fabrizio Guzzoni, novo gerente e membro da terceira geração do hotel, durante evento de reabertura em que o Viagem em Pauta esteve presente, na última sexta-feira, 14 de outubro.

E assim como a mutante rua Augusta que não deixa de se renovar, do lado de fora, o Ca’d’Oro volta tradicional e, ao mesmo tempo, moderno.

LEIA TAMBÉM: “Cinco fazendas históricas do interior de São Paulo que valem a visita”

SAIBA MAIS
Hotel Ca ́d’Oro
Rua Augusta, 129
No site de reservas do hotel, é possível encontrar tarifas, a partir de R$ 430 (quarto superior e sem café da mahã).
www.cadoro.com.br

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*