Conheça o museu dedicado às obras sombrias do criador do Alien

Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

Inspirado na estreia de mais um capítulo da história de um dos alienígenas mais famosos da história do cinema, o Viagem em Pauta relembra sua passagem por um dos locais mais curiosos da Suíça: o Museum HR Giger.

Localizado em Gruyères, uma cidade medieval sobre uma colina, no oeste do país, esse museu abriga o acervo permanente de obras de Hans Ruedi Giger, artista plástico que criou o Alien.

Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)
Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

O local, aberto há quase 20 anos, fica dentro do Château St. Germain, um castelo de mais de 400 anos e com três andares de paredes escuras e chão coberto com hieróglifos em alto-relevo. E nada ali dentro se parece com o cenário bucólico do lado de fora dessa cidade minúscula, a 147 km de Zurique.

Vista de Gruyères, a 147 km de Zurique, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

O espaço de exposições é endereço das peças de traços sombrios e surrealistas de Giger, como pinturas e esculturas, realizadas pelo artista desde os anos 60; e desenhos originais feitos à mão pelo próprio artista, na época das gravações dos filmes do Alien.

O museu abriga também a estatueta conquistada na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, no Oscar de 1980, pelos efeitos visuais do primeiro filme da saga.

Obra exposta no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Freddie Mercury, 70 anos: conheça o museu do Queen, na Suíça”

Mas o destaque do Museum HR Giger é o boneco original desse alienígena do planeta LV-426 que deu rumos inesperados à rotina da tripulação da nave Nostromo, no filme de estreia da franquia, em 1979.

Do outro lado da rua, a surrealidade segue no  Museum HR Giger Bar.

Esse bar/museu tem decoração e projeto arquitetônico assinados pelo próprio H.R. Giger.

Interior do HR Giger Museum Bar, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

Inaugurado em 2003, após uma reforma de quatro anos, o bar tem interior em forma de caverna, coberto por uma estrutura de arcos que lembram um esqueleto, e as mesas de vidro são rodeadas pelas famosas cadeiras Harkonnen, outro trabalho de Giger conhecido pelos encostos que imitam uma medula espinhal.

Para estimular as sensações no bar, o artista investiu também em móveis com materiais que fazem o cliente se sentir no interior de um ser vivo, como o concreto polido que imita a suavidade de uma pele animal.

Interior do HR Giger Museum Bar, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

E a inspiração alienígena se vê não só no cenário do bar como também no cardápio, como o Absinthe Brevans H R Giger, produto com arte criada pelo próprio Giger, cujos 68% de teor alcoólico são, levemente, amenizados com um coquetel feito com água e um cubo de açúcar derretido em uma colher sobre o copo da bebida.

LEIA TAMBÉM: “Zürich West é a versão descolada da Suíça”

Alien: Covenant


Com estreia no Brasil, no último dia 11 de maio, “Alien: Covenant” é o oitavo filme da franquia e é uma sequência de Prometheus, também dirigido por Ridley Scott com a história que explicava os eventos que antecederam Alien, o Oitavo Passageiro, de 1979.

O enredo se passa em 2104, quando um grupo de astronautas chega a um planeta e descobre que o local já está habitado. E o restante da história você já deve saber.

VEJA FOTOS

  • Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Obra exposta no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Interior do HR Giger Museum Bar, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Interior do HR Giger Museum Bar, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Desenho original de HR Giger para o filme Alien3 (foto: Eduardo Vessoni)

  • Trabalho de HR Giger, em exposição no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Versão mecânica de um dos bonecos usados nas gravações de Alien, em exposição no Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Fachada do Museum HR Giger, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

  • Vista de Gruyères, a 147 km de Zurique, na Suíça (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Loja da Suíça funciona dentro de contêineres, em Zurique”

SAIBA MAIS

Site oficial do turismo da Suíça
www.myswitzerland.com

Museum HR Giger
Ingresso:
CHF 12.50 (R$ 42, aproximadamente)
www.hrgigermuseum.com

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*