Estrada Cunha-Paraty é uma das vias mais cenográficas do Brasil, no interior de SP

Estrada Cunha-Paraty (foto: Eduardo Vessoni)

Reinaugurada, em 2016, a Estrada Cunha-Paraty é uma via cênica de 9,4 km sobre paralelepípedos, entre o interior de São Paulo e Paraty, no litoral fluminense.

Sem nenhuma atração turística, a estrada passa pelo Velho Caminho do Ouro e pelo interior do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Ainda assim, prepare-se para cruzar uma das mais belas estradas brasileiras, uma continuação da SP-171, entre Guaratinguetá e Paraty.

SAIBA MAIS: “Entre a serra e o mar, Cunha é destino de artes e aventura”

E quer saber? Fazer um bate e volta nessa estrada já vale como atração turística.

Dá pra tomar café da manhã em Cunha, almoçar em Paraty e ainda voltar para o jantar em Cunha. Só não se esqueça que o tráfego na Estrada Parque é permitido até às 18 horas.

LEIA TAMBÉM: “Conheça atrações de aventura em Cunha, a 230 km de São Paulo”

arte: Wagner Polak

‘Volta ao mundo em 80 segundos’ é uma espécie de ‘serviço ilustrado’, em que um destino ou uma experiência turística são abordados em vídeos de apenas 80 segundos.

Confira playlist com outros vídeos no formato: www.youtube.com

11 Comentário

  1. Na realidade, após os diversos comentários contraditórios fica-se na dúvida e se opta por outra alternativa. Pelo visto só é recomendável para carros de tração 4×4 ou mais altos e que não usem sistema CVT pois não há freio motor. No meu caso um SUV CVT não arrisco, fica para mais tarde, por enquanto via Ubatuba parece mais tranquilo.Quem sabe depois de chegar em Paraty, conforme condições climáticas e da estrada se sobe algum trecho.

    • Olá Reinaldo! Estou respondendo a sua pergunta para desmistificar a sua dúvida quanto ao tipo de transmissão do seu carro(CVT). Quem aumenta a aceleracão do Motor é o pedal do acelerador e não a inclinacão da estrada. Digo, se você não apertar o pedal, o motor não irá aumentar o giro, portanto não trocará de marcha.
      Enfim, se a questão mencionada por você fosse verdade, a Estrada de Ubatuba será mais perigosa, pois a mesma é muito mais Inclinada que a de Cunha.
      Espero ter ajudado.

    • Bom Dia, alguma informação atualizada de como esta a estrada SP171 Cunha/Paraty .

      Temos reservas para festividades do fim do ano, e gostaria de saber se esta opção é válida.

      Desde ja agradeço atenção do site.

  2. MENTIRA,,,,, ESTRADA MUITO PERIGOSA . NÃO INDICO PRA NINGUÉM …. PASSEI POR ELA DIA 19/11/2017. HORRÍVEL . PRA MIM ESSA ESTRADA DEVERIA CHAMAR. ESTRADA DA MORTE. UM CARRO QUEBROU NA ESTRADA , ANDEI POR MAIS DE 60 KM NÃO VI UM SOCORRO POR PERTO. NÃO INDICO PRA NINGUÉM ESSA ESTRADA.

  3. Gente não aconselho ninguem ir por essa estrada , ontem dia 20/11/17 subi por ela , está desmoronando ribanceira a baixo , está muito perigosa , pessoas podem cair morro a baixo com os seus carros , logo no começo dela quando quem sai de Paraty e sobe sentido SP . passei apuros ontem , a estrada está se desfazendo em Paraty , já reclamei na Prefeitura , DER RJ para eles não esperarem morrer gente pra depois arrumar , muitos buracos com risco de cortar o seu pneu , não peguem essa estrada , choveu muito e ela está se desfazendo, procurem outros lugares para passar as festas e final de ano ou tem a outra opção Serra de Taubaté , mas os freios do veiculo tem que estar impecavel , pois a serra é curta mais perigosa.

  4. Morando aqui em Guaratingueta, tenho informações de trafego livre, e atualmente um rápido e crescente aumento do turismo aqui das cidades vizinhas, que só tinham Ubatuba como alternativa do acesso ao litoral. Acredito que tenha sim, ainda a falta de policiamento após as 18 horas, principalmente do lado carioca.

  5. Como assim o trafego é permitido até as 18h? recentemente voltei de Paraty em torno das 21h e não tive problema algum, alias nem imagino qual trecho ali da serra que é fechado pois não vi nenhum tipo de porteira ou cancela, nem nada com informativo.

    De onde é essa informação de que o trafégo é permitido apenas até as 18h?
    Lá é muito lindo memso, eu só passei a noite mas quero voltar em breve.

    Abraço

    • Everton, obrigado pelo seu comentário e pela visita ao site.

      A informação nos foi passada pela própria secretaria de turismo de Cunha, órgão que nos acompanhou durante a realização desta matéria, e reconfirmada, por telefone, dias antes da publicação deste texto.

      Abraços e seja sempre bem vindo ao site.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*