Serra da Capivara, no Piauí, terá evento de música com Lenine, teatro e dança

Ópera da Serra da Capivara, evento de música, teatro e dança que acontece no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí (foto: Divulgação)

Patrimônio da Humanidade e endereço de um dos mais importantes acervos de arte de rupestre do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara abrigará a primeira edição do Ópera da Serra da Capivara, entre os dias 27 e 29 de julho.

Localizado no sudeste do Piauí, o parque possui mais de 1.300 sítios arqueológicos cadastrados, com pinturas e gravuras rupestres.

“A Ópera da Serra da Capivara põe em sintonia o diálogo entre música, dança, teatro, imagem, luz e cor, valorizando a cultura e o sítio arqueológico da Pedra Furada, que além de ser a porta de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara e o cartão postal que identifica o lugar dentre outros no mundo inteiro, é um espaço ideal para apresentações artística”, explica a professora e jornalista, Sádia Castro, idealizadora do evento.

Em meio à caatinga, no sítio arqueológico da Pedra Furada, acontecerão apresentações do Trio que Chora, uma fusão de ritmos brasileiros como bossa, samba, baião e forró; Quartchêto, música instrumental brasileira em ritmo de  xotes, milongas, rancheiras e bugio; e show com Lenine, em um repertório com músicas de seu último disco, Carbono.

Lenine é um dos destaque do Ópera da Serra da Capivara, no Piauí (foto: Georgia Branco/Divulgação)

VEJA TAMBÉM: “Viaje pelos 13 patrimônios culturais do Brasil”

O repertório erudito fica por conta da Orquestra Sinfônica de Teresina, que “se propõe a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira”, segundo a organização do evento; e pela Orquestra Mirim Acordes do Campestre, com jovens músicos da região que tocam sanfona e interpretam clássicos e modernos do cancioneiro popular nordestino.

A programação do evento contará também com apresentações musicais e de teatro na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, município que serve como porta de entrada para o Parque. Entre os destaques estão Klemente Tsamba, com contos moçambicanos, na programação que antecede o evento, entre os dias 23 e 25 de julho.

A Ópera da Serra da Capivara é uma iniciativa do governo do Piauí, com as secretarias de Cultura e de Turismo, Fundação do Homem Americano, Caixa Econômica Federal, IBAMA e coordenadoria regional do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), uma vez que se trata de uma Unidade de Conservação.

LEIA TAMBÉM: “Parques Nacionais pouco conhecidos dos brasileiros”

FOTOS DA SERRA DA CAPIVARA

  • Ópera da Serra da Capivara, evento de música, teatro e dança que acontece no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí (foto: Divulgação)

  • Boqueirão da Pedra Furada, na Serra da Capivara (foto: Otávio Nogueira/Flickr-Creative Commons)

  • Pintura rupestre na Serra da Capivara, no Piauí (foto: Douglas Iuri Medeiros/Flickr-Creative Commons)

  • Serra da Capivara, no sudeste do Piauí (foto: Claudia Regina/Flickr-Creative Commons)

  • Boqueirao da Pedra Furada, na Serra da Capivara, no Piauí (foto: Otávio Nogueira/Flickr-Creative Commons)

SAIBA MAIS
Ópera da Serra da Capivara
De 27 a 29 de julho
O ‘Ópera na Cidade’ terá espetáculos de teatro e música na Praça do Abrigo, em São Raimundo Nonato, entre os dias 23, 24 e 25 julho.
Entrada grátis
www.operadaserradacapivara.com

* com informações da produção do evento

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*