Festival de luzes é destaque de Chartres, na França

Video mapping na entrada norte da igreja de Notre-Dame de Chartres, na França (foto: Eduardo Vessoni)

Os números impressionam tanto quanto os detalhes que se revelam com as cores lançadas sobre as construções históricas do centro de Chartres.

Considerado o mais longo evento do gênero, em todo o mundo, o Chartres en Lumières é um espetáculo de luzes que dura seis meses (de abril a outubro), quando 24 pontos dessa cidade a uma hora de Paris são iluminados com a projeção de imagens em suas fachadas. Mais de 100 projetores, convencionais e de LED, iluminam igrejas, museus e ruas, durante 210 noites ininterruptas.

Espalhadas pela cidade, as projeções podem ser visitadas a pé ou em um trenzinho que circula pelos pontos iluminados do evento.

Projeção do Chartres en Lumières, em Chartres, cidade a uma hora de Paris (foto: Eduardo Vessoni)

O projeto cenográfico, assinado por coletivos de artistas franceses, é criado a partir de temas relacionados com o local iluminado, como a construção da igreja de Notre-Dame de Chartres, cuja projeção na fachada principal começa com homenzinhos fazendo uma espécie de rapel nas torres até darem início à montagem do monumento com blocos de pedra, em um mapeamento visual detalhista que paralisa quem assiste.

Patrimônio Mundial pela UNESCO e uma das maiores da França, essa catedral gótica do século 12 abriga quatro mil estátuas e 172 vitrais que ganham uma nova texturização, em uma espécie de ilustração colorida em 3D.

Projeção no Museu de Belas Artes, em Chartres, na França (foto: Eduardo Vessoni)

Outro destaque do evento é a projeção no Museu de Belas Artes, assinado pela designer gráfica Leslie Epsztein, quem se inspirou em mapas astrais e instrumentos astronômicos de medida do século 16 para criar os desenhos projetados.

O Chartres en Lumières acontece também em locais como o teatro da cidade, o casario da rue de l’Étroit Degré e as pontes sobre o rio Eure.

No entanto, o espetáculo não é apenas para ser visto e o visitante também pode fazer suas próprias criações visuais.

A Galeria de Chartres, na antiga Capela de Sainte-Foy, é a versão interativa do evento, onde um tablet gigante disponibiliza 120 combinações de desenhos que podem ser escolhidos e projetados pelo próprio visitante.

Chartres é uma das cidades do Vale do Loire, no centro-norte da França, destino conhecido pela maior concentração de castelos do mundo. A região abriga cerca de 300 dessas construções medievais abertas para visita, de um total de mil castelos.

VEJA VÍDEO

LEIA TAMBÉM: “Cheverny: castelo na França tem museu do Tintin e exposição de Lego

DICA VIAGEM EM PAUTA
Outra experiência que impressiona na cidade é a visita à cripta da Catedral de Chartres, em que se conhece o subterrâneo do local.

Considerada a terceira maior da Europa, essa cripta românica de mais de 200 metros de extensão abriga afrescos e uma fonte batismal do século 12.

“Esta viagem é tentar imaginar que somos peregrinos da Idade Média”, descreve Hilles Fresson, responsável pelos tours na catedral.

As visitas guiadas em francês (3 € por pessoa) podem ser feitas em cinco horários diferentes. De maio a setembro, às 14h45, acontece o tour em inglês na catedral e na cripta.

Reservas: +33 (0)2 37 21 75 02 / visitecathedrale@diocesechartres.com

LEIA TAMBÉM: “Saiba como é o tour nas Catacumbas de Paris, na França”

COMO CHEGAR
Chartres fica a 88 km da capital francesa e conta com mais de 33 opções diárias de saída de trens, a partir da estação Paris-Montparnasse.
voyages-sncf.com

Paris é a única cidade francesa que recebe voos diretos do Brasil (11h, aproximadamente, a partir de São Paulo).

Para chegar na França, o Viagem em Pauta viajou a convite da Air France.

Com 23 voos semanais (14 da capital paulista, 7 do Rio de Janeiro e 2 de Fortaleza), a companhia conta com serviços como a sala VIP de 3.200 m², aberta também para passageiros da classe Econômica (acesso a partir de 25 euros) e o menú a la carte em que o passageiro pode dar um upgrade na sua refeição, com opções como quinoa orgânica, foie gras e camarões com tartar de abobrinha (menús a partir de € 15). 

VEJA TAMBÉM: “Paris para ver do alto”

SAIBA MAIS
Chartres en Lumières
De 14 de abril a 13 de outubro (do anoitecer à 1:00 da manhã)
Gratuito
www.chartresenlumieres.com

Turismo de Chartres
www.chartres-tourisme.com

* O Viagem em Pauta viajou à França a convite da Atout France e da Air France

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*