Fernando de Noronha completa 515 anos: confira atrativos da ilha

É difícil acreditar que aquelas terras isoladas do Atlântico, endereço de praias com águas turquesas, um dia foram conhecidas como Ilha Maldita.

Foram chamadas também de Quaresema, São Lourenço, Pavônia e até de Isle Delphine.

Mas nos mais de 500 anos, desde sua descoberta, o nome que faz todo brasileiro dar um suspirada profunda é Fernando de Noronha.

Praias do Meio e da Conceição, vistas do Forte da Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

LEIA TAMBÉM: “Fernando de Noronha para mãos de vaca: dicas para economizar”

Para comemorar o aniversário de Fernando de Noronha, descoberta por europeus, no dia 10 de agosto de 1503, o Viagem em Pauta listou alguns dos atrativos imperdíveis da ilha.

Dia de São Lourenço, daí um dos nomes do destino, a data marca o dia em que uma frota armada com seis caravelas, que trazia entre a tripulação o italiano Américo Vespúcio, aportou na ilha, marcando sua descoberta.

Morro Dois Irmãos (foto: Eduardo Vessoni)

Endereço de presídios erguidos em diferentes momentos de sua história, Fernando de Noronha era como uma barreira natural intransponível que funcionou como isolamento de exilados políticos, presos comuns, além de condenados a longas penas como assassinos, ladrões e contrabandistas.

Foi-se a má fama e ficaram os atrativos naturais de um dos destinos mais cobiçados do litoral brasileiro, a 545 km de Recife.

CONFIRA ATRAÇÕES

  • De março e junho, as chuvas são responsáveis pela formação de cachoeiras que escorrem nos imponentes paredões rochosos da Praia do Sancho, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Vista da Praia do Leão, um dos pontos de desova de tartarugas, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Com 1.200 metros de extensão, a Trilha dos Abreus é uma alternativa para quem não quer encarar a Trilha do Atalaia, que é uma das mais procuradas de Fernando de Noronha. Essa caminhada mais contemplativa é auto-guiada, tem dificuldade média e termina em uma conjunto de piscinas naturais, abertas ao público (foto: Eduardo Vessoni)

  • Trilha Capim Açu, no Mar de Fora, é uma das caminhadas mais exigentes de Fernando de Noronha. É uma caminhada de 7km, feita em seis horas de trekking pesado e com vistas dos mares de Dentro e de Fora, entre as praias do Sancho e a do Leão (foto: Eduardo Vessoni)

  • A Trilha do Piquinho tem vistas únicas de Fernando de Noronha. São três (exigentes) quilômetros de caminhada até mirantes naturais, de onde é possível ver do alto ícones da ilha como o Morro do Pico (o ponto mais alto de Noronha, com 321 metros de altura), o Morro Dois Irmãos e a Ilha do Frade (foto: Eduardo Vessoni)

  • Biólogo com tartaruga-de-pente conversa com visitante, durante ação do TAMAR, em Feranndo de Noronha. A Captura Intencional de Tartarugas pode ser acompanhada pelos banhistas, em praias como a do Sueste (foto: Eduardo Vessoni)

  • Praia da Cacimba do Padre, um dos points de surfe da ilha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Vila dos Remédios, o centrinho histórico de Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Mergulho em Noronha, onde o mar tem uma das melhores visibilidades do mundo (foto: All Angle/Tati Vasconcelos)

  • Praias do Meio e da Conceição, vistas do Forte da Vila dos Remédios, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Mirante da Praia do Sancho, eleita uma das melhores faixas de areia do mundo (foto: Eduardo Vessoni)

  • No interior da enseada da Baía dos Golfinhos, uma das atrações naturais do arquipélago, destaca-se a alta concentração de golfinho-rotador, espécie oceânica e tropical conhecida por seu comportamento de saltar fora d’água e realizar até sete rotações em torno do próprio eixo (foto: Laís Iná/All Angle)

  • Vista parcial da pista do aeroporto de Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Mirante do Boldró, uma das opções de pontos de observação de Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Restaurante O Pico, conhecido pelas opções de prato do dia, em breve, em novo endereço, na Vila dos Remédios (foto: Eduardo Vessoni)

  • Pousada Teju-Açu, uma das opções de hospedagem de charme na ilha (foto: Eduardo Vessoni)

  • Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha (foto: Eduardo Vessoni)

515 anos

Para comemorar o aniversário do arquipélago, Fernando de Noronha terá programação especial de shows e atividades esportivas para celebrar o 10 de agosto de 1503.

imagem: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Mirantes de Fernando de Noronha mostram outras perspectivas da ilha”

VEJA VÍDEOS

VEJA TAMBÉM: “9 motivos para conhecer Fernando de Noronha”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*