Veleiro na Croácia é experiência única do Mar Adriático, no Leste Europeu

Veleiro no Mar Adriático, na Croácia (foto: Katarina Line/Divulgação)

No último mundial de futebol, na Rússia, a Croácia surpreendeu o mundo ao chegar às finais e conquistar o título de vice-campeão.

Mas surpreso mesmo a gente fica quando desembarca no Mar Adriático, entre a Itália e a Península Balcânica.

Nesse vídeo, você conhece como é viajar num veleiro na Costa da Dalmácia, em uma extensão do Mediterrâneo com cerca de 800 quilômetros de extensão.

LEIA TAMBÉM: “Bike, jardins de cerveja e surfe no parque são atrações de Munique, na Alemanha”

VEJA VÍDEO

Baías abrigadas, águas calmas e marinas bem estruturadas. Essas condições colocaram a Croácia, destino com cerca de mil ilhas e 700 praias, entre um dos melhores pontos do mundo para velejar.

A costa croata abriga um mar de ilhas que facilita o deslocamento entre um pedaço e outro de terra, em viagens curtas até cidades pequenas, aos pé da Biokovo, a segunda maior cadeia de montanhas do país.

CONFIRA DESTAQUES

SPLIT

Vista do porto de Split (foto: Eduardo Vessoni)

Localizada no sul da Costa da Dalmácia, essa cidade fica a 410 quilômetros de Zagreb e é um dos principais pontos de partida dos veleiros pela região. De avião, são cerca de 50 minutos de voo, entre o destino e a capital croata.

ZADAR

Vista do setor histórico de Zadar, na costa da Croácia (foto: Eduardo Vessoni)

Ao norte de Split, essa cidade de arquitetura medieval é conhecida pelo Morske orgulje ( ‘Órgão do Mar’, em português), uma curiosa instalação artística com canos sob o calçadão beira mar, cujo som é resultado do movimento das águas do mar.

MAKARSKA

Makarska, na Croácia (foto: Eduardo Vessoni)

Essa cidade cenográfica, aos pés da Biokovo, é conhecida não só pelas praias de pedras brancas mas também pelo pôr do sol em uma baía abrigada que costuma entrar na lista dos finais de tardes mais bonitos do mundo. Destaque para os mercados de frutas e produtos feitos com lavandas.

ILHA BRAC

Praia Zlatni rat, na Ilha Brač (foto: Eduardo Vessoni)

Essa ilha em frente à Makarska abriga uma das praias mais concorridas da costa croata: Zlatni rat, situada em uma península em forma de triângulo. Esse pedaço de terra com cerca de 396 m² é uma das maiores ilhas do Adriático.

STARI GRAD

Marina Stari Grad, vista do alto do forte de Hvar, na Croácia (foto: Eduardo Vessoni)

Essa marinha abrigada é um dos pontos mais abrigados de todo o Mar Adriático e fica na ilha de Hvar, localizada em frente a Makarska. O local dá acesso a uma trilha íngreme até o forte Španjola, com vista única da região.

DUBROVNIK

Vista de Dubrovnik, na Costa da Dalmácia, na Croácia (foto: Katarina Line/Divulgação)

Sem dúvida, essa é a parada mais famosa em toda a costa croata. Cenário da série Game of Thrones, esse destino no extremo sul da Costa da Dalmácia é conhecida pelo centro histórico amuralhado, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

VEJA TAMBÉM: “Cinco baladas, no mínimo, inusitadas no Leste Europeu”

SAIBA MAIS
QUANDO IR
A melhor época é entre maio e setembro. Porém, evite a alta temporada (julho e agosto) quando os valores costumam subir e as marinhas do Adriático ficam congestionadas.

Veleiro no Mar Adriático, na Croácia (foto: Katarina Line/Divulgação)

QUEM LEVA
Katarina Line
Para a temporada 2019 de veleiros, os preços começam em 370 euros por pessoa, em viagens de sete noites, incluindo café da manhã, almoço e Wi-Fi.
www.katarina-line.com

Contiki
Especializada em viagens exclusivas para jovens de 18 a 35 anos, essa agência conta com roteiros de até nove dias pela costa da Croácia. A partir de US$ 137 por dia, com acomodação, refeições e atividades inclusas.
www.contiki.com

LEIA TAMBÉM: “10 atrações diferentonas na Europa”

* O Viagem em Pauta viajou a convite do Contiki

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*