Cumuruxatiba é um dos últimos litorais intactos da Bahia

Cumuruxatiba tem um pouco da urbanidade de Prado e outro pouco da rusticidade da vizinha Caraíva.

Mas ainda assim, Cumuru, como esse destino também é conhecido, continua sendo Cumuru: ruas de areia, praias de águas calmas e um ritmo tranquilo, raro em terras do sul da Bahia.

Localizado a 210 km de Porto Seguro, no extremo sul do estado, esse distrito de Prado é a Bahia que parece que ainda não foi descoberta.

Ideal para famílias e considerado um dos últimos litorais intactos do estado, Cumuruxatiba tem águas mansas, piscinas naturais bem perto da praia e uma alta temporada curta que costuma ir de dezembro a janeiro.

O QUE FAZER
Fazer nada diante daquele cenário paralisante já seria aproveitar o melhor do destino, mas Cumuru é daqueles destinos que cabem bem em uma viagem de três dias completos, com opções que vão desde praias no quintal do hotel até faixas isoladas de areia.

De praia em praia
De Prado a Cumuru são 32 quilômetros, mas a gente nem percebe a distância, durante a viagem por estrada de terra que passa por cerca de nove praias.

A travessia pode ser feita de carro, de bicicleta e até a pé, de acordo com o nível da maré.

Seja qual for a sua opção de transporte, a viagem vale pela possibilidade de ir de praia em praia, em trechos de litoral, onde você será o único por ali, como a sugestiva Praia do Segredo.

Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Roteiro de 32 km passa por praias isoladas de Prado, no extremo sul da Bahia”

Barra do Cahy
No litoral norte de Prado, a 12 km de Cumuru, essa praia isolada é considerada a primeira do Brasil, onde os primeiros europeus teriam desembarcado no Brasil, pela primeira vez, em 1500.

Além da fazenda beira-mar que abriga um restaurante (o Glória), a praia é, praticamente, uma imensa faixa de areia aos pés de falésias e coqueiros, com vista para o Monte Pascoal.

O local pode ser acessado por carro, bicicleta ou a pé.

SAIBA MAIS: “Conheça a 1ª praia do Brasil (que, aliás, não fica em Porto Seguro)”

Rio Caí
De Cumuru partem também pequenos barcos que seguem até Corumbau, fazendo uma parada no rio Caí, onde um braço de mar avança por mangues e florestas.

Esse passeio pode ser combinado com almoço na Barra do Cahy.

Passeio no rio Caí (foto: Eduardo Vessoni)

Praia do Centro
Mesmo a mais urbana das praias de Cumuruxatiba, com pousadas pé na areia de frente para o mar, guarda uma tranquila faixa de areia, cujos finais de tarde costumam ser exagerados.

Essa praia começa mais selvagem, logo na entrada do vilarejo, e vai ficando mais urbana conforme se avança ao setor norte. Mas tudo no padrão Cumuru de ser: poucas construções de frente para o mar e acesso exclusivo para pedestres.

Final de tarde em Cumuruxatiba, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)

Represa de Água Doce de Cumuruxatiba
Passeios de caiaque ou banhos são as principais atividades dessa piscina natural de águas correntes, próximo à entrada de Cumuru.

Piscinas naturais na praia do Moreira
Chamada também de Praia dos Namorados, essa faixa de areia em formato de ferradura é conhecida pelas piscinas naturais que se formam bem perto do paredão rochoso, formado por falésias.

Não deixe de consultar a tábua de maré, antes de visitar a região.

Praia do Moreira, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado, no extremo sul da Bahia (foto: Eduardo Vessoni)
COMO CHEGAR
O aeroporto de Teixeira de Freitas fica a 80 km de Prado e recebe voos da Azul.

A outra opção de desembarque é Porto Seguro, a pouco mais de 200 km de Prado, e tem voos operados pela Azul, Gol e Latam.

QUEM LEVA
Com carros para até seis passageiros, a Magical Tour organiza passeios de lanchas e de carro, tanta na região de Cumuruxatiba como em Prado, passando também por Barra do Cahy e Corumbau, ambos em Prado.

Há 27 anos em Prado, o carioca Pradinho (tel.: 73-8811-3886) é responsável pelos roteiros a pé ou de bicicleta pelos 130 km, entre Prado e Porto Seguro, passando por destinos como Prado, Cumuru, Corumbau, Caraíva, Praia do Espelho, Trancoso e Arraial d’Ajuda (diárias a R$ 150).

Para quem quer ir por conta, um ônibus da empresa Brasileiro sai de Prado às 7h40 e, uma hora depois, chega à estradinha de acesso à praia Japara Grande. Dali, é possível ir a pé até Cumuru para almoço. O último ônibus para Prado sai de lá, às 16h.

ONDE FICAR
Areia Preta

Pousada Areia Preta, no centro de Cumuruxatiba (foto: Eduardo Vessoni)

Localizada na Praia do Centro, a gente nunca sabe onde termina essa pousada e começa a praia.

Recém reformada, tem projeto arquitetônico que integra seu jardim à praia, em meio a coqueiros e castanheiras, espreguiçadeiras e decks.

Quatro da pousada Areia Preta, em Cumuru (foto: Eduardo Vessoni)

pousadaareiapreta.com.br

LEIA TAMBÉM
“Sete roteiros para conhecer o litoral da Bahia, de norte a sul”
“Guia de destinos: confira atrações e dicas em Abrolhos, no sul da Bahia”
“Conheça a temporada de observação de baleias na Bahia”

VEJA TAMBÉM

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*