5 atrações da Ilha Grande, na Costa Verde

Não muito longe de São Paulo e com acesso facilitado por balsas, a Baía da Ilha Grande é um dos lugares mais exclusivos do litoral sudeste do Brasil, em Angra dos Reis.

Só na Ilha Grande, um dos destinos dessa baía que abriga também Paraty, são quase 200 km², mais de 100 praias e 12 enseadas.

Em outras palavras, não vão faltar lugares para você fazer trilhas, mergulhar em águas rasas ou, simplesmente, fazer nada em faixas de areia abrigadas.

SAIBA MAIS: “Ilha Grande: confira guia do destino com dicas e roteiros”

Praia de Parnaioca, no Mar de Fora, na Ilha Grande (foto: Eduardo Vessoni)

De trilhas isoladas e baías tranquilas a excursões muvucadas em barcos lotados de turistas que saem da Vila do Abraão, a Ilha Grande tem opções para todos os estilos (e nível de paciência). São tantas opções de atividades que a Ilha Grande é a viagem que não cabe na mesma viagem. É daqueles lugares para você voltar, algumas dezenas de vezes.

Nesta publicação você conhece as atividades preferidas do Viagem em Pauta, na Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro.

SAIBA COMO CHEGAR NA ILHA GRANDE

MAR DE DENTRO

Última enseada do setor abrigado da ilha, no extremo oposto à Vila do Abraão, Araçatiba é endereço de alguns dos locais mais preservados do sul do Mar de Dentro.

Os destaques ficam para as pequenas e tranquilas praias Vermelha, Itaguaçu e Araçatibinha.

Lagoa Verde, na Enseada de Araçatiba (foto: Eduardo Vessoni

Outro destaque é a Lagoa Verde, cujo nome original é Boqueirão da Lagoa. O local é usado para prática de snorkel em costões rochosos com águas de tons claros, em meio a cardumes, corais e, sem muito esforço, tartarugas marinhas.

A Enseada do Sítio Forte é outra sugestão para quem procura tranquilidade.

Considerado uma das baías mais abrigadas de toda a ilha Grande, esse recuo mais acentuado de terra abriga águas calmas e é um dos endereços mais tranquilos da Costa Continental.

Praia do Passaterra, na Enseada do Sítio Forte (foto: Eduardo Vessoni)

GRUTA DO ACAIÁ

Próximo à Enseada de Araçatiba, esse atrativo natural é somente para os fortes.

Trata-se de uma fenda em uma rocha com acesso por uma escada de madeira que leva até uma lagoa interior, alimentada pelas águas do mar.

O acesso é por um corredor baixo e sem iluminação, em terreno escorregadio e úmido. E, no final da visita, a gente custa a entender se é caverna com mar, mar com caverna ou um daqueles cenários surreais que ninguém se atreve a explicar.

Interior da Gruta do Acaiá (foto: Eduardo Vessoni)

TRILHA NO MAR DE FORA

Endereço de algumas das praias mais belas do litoral brasileiro, o lado de fora da ilha pode ser explorado em um trekking de 30 km de extensão, com pernoites em casas de pescador ou pousadas, de acordo com o roteiro.

Com um mínimo de preparo físico  e sem necessidade de experiência em caminhadas de longa duração, os participantes andam cerca de 10 km por dia e passam por faixas de areia como Lopes Mendes, Dois Rios e Aventureiro.

Trekking na Ilha Grande (foto: Divulgação)

SAIBA MAIS: “Trilha passa por praias paradisíacas do Mar de Fora, em Ilha Grande”

MERGULHO DE BATISMO

Localizado no litoral sul do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, o destino é considerado um dos locais mais procurados para mergulho, no litoral brasileiro.

A gente até tenta adiantar as sensações de um mergulho de batismo, atividade em que se mergulha a uma profundidade de até 12 metros, guiado por um instrutor. Mas a mente sempre vai mais longe, o ar parece querer faltar e o frio na barriga insiste em confundir mergulhadores de primeira viagem submarina.

No entanto, a experiência é antecedida por explicações sobre os principais equipamentos usados em um mergulho, seguidas de um breve treino para que o iniciante se acostume com aquela parafernália aquática, já na água, mas ainda na superfície.

SAIBA MAIS: “Mergulho de batismo na Ilha Grande, no litoral sul do Rio de Janeiro”

LIVEABOARD DE MERGULHO

A Ilha Grande tem diferentes condições de mar, tanto para mergulhadores em treinamento como para os mais experientes.

Liveaboard Enterprise tem saídas exclusivas para mergulhos em Paraty e na Ilha Grande (foto: JP Cauduro/Divulgação)

Nessas embarcações, exclusivas para mergulhadores e acompanhantes, as viagens são a bordo de um catamarã com cabines individuais com chuveiro, chef de cozinha que prepara todas as refeições (inclusive os necessários lanches para matar a larica, entre um mergulho e outro) e assistência em todas as operações. SAIBA MAIS

Conheça pontos de mergulho na Ilha Grande

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*