Melhor época para visitar Abrolhos, no sul da Bahia

Embora seja possível visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, durante todo o ano, a época de baleias costuma ir de julho a novembro.

Mas como lembra Gustavo Abrahim, estudante de oceanografia que atuou em Abrolhos, em 2017, “esse comportamento também está se alterando e a temporada de 2017 começou em junho.”

Para atividades aquáticas em águas mais quentes e com maior visibilidade, a temporada de verão vai de dezembro a fevereiro, período recomendado também para a prática de mergulho com cilindro.

LEIA TAMBÉM: “Como chegar em Abrolhos, na Bahia”

VEJA VÍDEO

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
Essa área preservada de mais de 91 mil hectares foi declarada como o primeiro parque nacional marinho do Brasil, em 1983, e abriga umas das maiores biodiversidades do país.As viagens até lá começam em Caravelas e seguem por cerca de quatro horas.

Baleia jubarte em Abrolhos (foto: Projeto Baleia Jubarte/Divulgação)

Formado por cinco ilhas, o arquipélago tem desembarque autorizado apenas na Siriba, onde é realizada uma breve caminhada de 200 metros, acompanhada por monitores ambientais que levam os visitantes até ninhos de atobás-brancos.

Baleias jubarte
A gente fica minúsculo, mas a alma se agranda diante daqueles gigantes que podem chegar a pesar 40 toneladas. Quando uma jubarte se ergue na proa do barco, não é raro ver turistas em lágrimas, com um olho nelas e outro na selfie com o celular.

Liveaboard em Abrolhos (foto: Enrico Marcovaldi/Miramundos)

As viagens, que duram de três a quatro horas, são feitas em catamarãs que fazem um bate e volta de um dia, a partir de Caravelas, ou também roteiros de até três dias, em que os passageiros ficam em barcos com cabines individuais, banheiros e área para refeição.

SAIBA MAIS: “Observação de baleias jubarte é experiência única em Abrolhos, na Bahia”

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*