Conheça pontos de mergulho na Ilha Grande

De um lado, mar abrigado e de águas calmas, no setor voltado para o continente. Do outro, costeiras e águas mais profundas, com um pouco mais de correnteza e pontos cênicos para mergulhos únicos, em todo o Brasil.

Mar de Dentro tem boas condições de mergulho em pontos costeiros, mesmo com tempo ruim, e é indicado para iniciantes e para check out.

Já no Mar de Fora, conhecido também como Costa Oceânica, as navegações são mais longas e as operações mais complexas. É a versão da Ilha Grande para mergulhadores mais experientes.

Você pode ir 40 vezes no mesmo ponto e cada mergulho é diferente. Cada vez que você toca na água é diferente. Eu me surpreendo sempre”

- Verónica Ávila /instrutora de mergulho

CONHEÇA  PONTOS DE MERGULHO NA ILHA GRANDE

PRAIA DOS MEROS

Praia dos Meros (foto: Eduardo Vessoni)

Em área abrigada e de águas rasas, essa pequena baía no Mar de Fora é ideal para check dive, momento inicial para checar a condição dos equipamentos e testar a aquacidade do mergulhador.

características: mergulhos costeiros e com muita vida marinha; fendas e passagens rochosas; profundidade de 15 a 16 metros.

LAJE DO CORONEL

Vista do Parcel do Coronel (foto: Eduardo Vessoni)
Parcel do Coronel (foto: Eduardo Vessoni)

Considerado o melhor ponto de mergulho do Mar de Dentro, o local pode ser um dos locais para descidas noturnas.

características: Mergulho por fendas labirínticas e a uma profundidade de até 25 metros.

mapa: Divulgação

LEIA TAMBÉM: “Ilha Grande: confira guia do destino com dicas e roteiros”

PINGUINO

foto: Paulo Duarte/Divulgação

Em junho de 1967, o navio panamenho Pinguino naufragou no local, após um incêndio na casa de máquinas, alastrando-se em pouco tempo, devido à carga de cera de carnaúba.

O que eram apenas pedaços gigantes de aço, a sete metros de profundidade, se transformaria em um jardim de algas que seguem crescendo nos porões da embarcação.

De fácil acesso, esse mergulho na Enseada do Sítio Forte, no lado continental da ilha, é ideal para todos os perfis de mergulhadores; a profundidade vai dos sete ao 20 metros.

PARNAIOCA

Mergulho na Parnaioca, na Ilha Grande (foto: Rafael Esteves/Captain Dive)
(foto: Rafael Esteves/Captain Dive)

Embora possa chegar a 32 metros de profundidade, é um mergulho que atende todos os níveis de certificação, do básico ao técnicoIniciantes podem chegar a 15 metros de profundidade, em um mergulho costeiro cheio de vida marinha.Mas o destaque desse ponto é o naufrágio de um cargueiro a vapor que formou um arrecife artificial.

Para os mergulhadores mais avançados que tenham curso de formação de mergulhos profundo e em naufrágio, Tatiana recomenda atenção ao se comportar em um naufrágio, como avaliar áreas de penetração e “não encostar nas peças desse naufrágio que está judiado por causa da costeira, do Mar de Fora que bate bastante”.

FENDA DE JORGE GREGO

foto: Rafael Esteves/Captain Dive

A operação é complexa, inclusive com salto para mergulho com o barco ainda ligado, mas essa é uma das experiências mais marcantes em toda a Ilha Grande.

“A fenda é um dos mergulhos mais fascinantes que tem do Mar de Fora e de toda a Ilha Grande. Sem dúvida é o melhor ponto”, avisa a instrutora Verónica Ávila.

Com mar agitado e sem ponto de ancoragem, esse mergulho acontece no interior de uma fenda da ilha, um paredão profundo, onde está a maior concentração de vida marinha de toda a região.

O ponto máximo é a subida até a superfície para ver o interior dessa formação rochosa. A experiência é única, por isso, não nos responsabilizamos pela euforia causada ali dentro.

SAIBA MAIS
Atlantis Enterprise
Liveaboard em Paraty e Ilha Grande.
atlantisdivers.com.br

Captain Dive
Com origem na Ilha Grande e sede em Campinas, essa escola de mergulho oferece saídas para batismo e organiza viagens para mergulhadores em liveaboards no Brasil e no exterior. captaindive.com.br

COMO CHEGAR
No litoral sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis fica a 410 km de São Paulo e a 150 km da capital fluminense, aproximadamente.

SAIBA MAIS: “Confira as condições da estrada Cunha-Paraty, entre SP e RJ”


VEJA VÍDEOS

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*