Praia do Jacaré, na Paraíba

Seja qual for a sua opinião sobre a atração, não dá para negar que o pôr do sol ao som do ‘Bolero’ de Maurice Ravel é um dos produtos turísticos mais procurados de toda a Paraíba.

A 18 km ao norte de João Pessoa, a Praia do Jacaré fica em Cabedelo, cidade que entrou no mapa do turismo paraibano por conta das apresentações diárias de Jurandy do Sax, quem toca de pé em um pequeno barco, enquanto turistas se acotovelam no calçadão diante do rio Paraíba para conseguir ver o músico.

No início de fevereiro deste ano, já se contabilizavam mais de 6.600 apresentações.

VEJA VÍDEO

Saem as barracas que impediam a visão do rio (e cobravam ingressos para ver o músico no pôr do sol) e entra a revitalização da orla (ainda não concluída), mas que já conta com calçadão, um pequeno palco para shows e novos estabelecimentos comerciais para atender o alto número de turistas.

A nova estrutura da Praia do Jacaré faz parte do projeto ‘Cabedelo Mais Verde’ que inclui mudanças no paisagismo da orla do Parque Turístico de Jacaré, com supervisão da Secretaria do Meio Ambiente, Pesca e Agricultura da cidade.

“Quando aconteceu [a demolição das barracas por ordem do Ministério Público Federal] foi um pouco traumatizante porque tirou muita gente que vivia dessa atividade, gente da própria comunidade. Foi difícil, inclusive, para mim”, lembra o músico Jurandy, quem acredita que “as coisas vêm se ajustando aos pouquinhos.”

Difícil mesmo é sustentar a atração por tantos anos.

Desde 1993, Jurandy toca a música mais conhecida do compositor francês Maurice Ravel e ainda faz apresentações fora do estado e do Brasil, quando é substituído por outros músicos.

No exterior, já tocou no rio Sena, na França; em Roma e na Ilha de Lampedusa, na Itália; em Nova Iorque, nos Estados Unidos; e, em 2004, foi convidado para tocar em Levallois-Perret, cidade francesa onde Ravel está enterrado.

Apresentação do músico Jurandy do Sax, na Praia do Jacaré, em Cabedelo, próximo a João Pessoa (foto: Eduardo Vessoni)

“Eu vejo com alegria por ter contribuído para que esse produto hoje possa ter levado o nosso estado a ir além fronteiras. Eu me sinto feliz de fazer parte dessa história.”, descreve Jurandy do Sax, durante entrevista para o Viagem em Pauta.

Como tudo começou
Em 1993, o então Jacaré Bar reuniu um grupo de amigos para escutar a trilha sonora do filme ‘Retratos da Vida’ cujo Bolero de Ravel tocou, coincidentemente, na mesma hora do pôr do sol.

Dizem que, naquela época, o bolero no bar de Eleonora Falcão, uma das proprietárias do bar, era tão concorrido quanto à visita ao hotel Tambaú, em João Pessoa.

Logo veio José Jurandir Felix, que ainda não era conhecido como Jurandy do Sax.

Esse músico paraibano de Água Branca parava o carro no local, descia com seu instrumento e começava a tocar ‘Bolero’ às margens do rio. Em 1999, o mesmo músico acabou arrendando o bar que dera origem à experiência musical na Praia do Jacaré.

Calçadão da Praia do Jacaré, em Cabedelo (foto: MTur Destinos/Cacio Murilo)

Naquela época o turismo na região ainda era tímido e só acontecia nos finais de semana.

“No dia a dia, ia um casalzinho ou dois, e alguém sempre lembrava ‘não vai tocar, não?’ E eu tocava ali mesmo, sentado num banquinho e tal, uma coisa bem intimista”, lembra o músico.

A partir do ano 2000, Jurandy começou a tocar, praticamente, quase todos os dias.

Primeiro, sobre um tablado de 26 metros que avançava sobre o rio. Mas em dezembro daquele mesmo ano, “num estado meditativo, bem envolvido”, o músico teve a ideia tocar dentro d’água, a bordo de um pequeno barco.
No dia 10 de fevereiro de 2019, Jurandy do Sax fez sua apresentação 6.691.

Saem as barracas que impediam a visão do rio (e cobravam ingressos para ver o músico no pôr do sol) e entra a revitalização com calçadão com vista para o rio Paraíba, onde se apresenta o músico Jurandy do Sax (imagem: Eduardo Vessoni)


[stextbox id=’servico’]
SAIBA MAIS
Turismo da Paraíba
destinoparaiba.pb.gov.br

Jurandy do Sax
A apresentação no rio Paraíba acontece às 17h, diariamente, mas vale chegar antes para circular entre as lojinhas do novo calçadão.
Entrada gratuita
jurandydosax.com.br[/stextbox]

* O Viagem em Pauta viajou a convite da PBTur e do Hotel Hardman

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. Jackson do Pandeiro, 100 anos: conheça atrações turísticas na Paraíba - Viagem em Pauta
  2. Conheça Jackson do Pandeiro - Viagem em Pauta
  3. Pitimbu é a nova aposta do litoral da Paraíba - Viagem em Pauta

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*