[palestra] América Latina: imagens de um vizinho (des)conhecido

O Brasil é e, ao mesmo tempo, não é a América Latina ” - M. Lígia Coelho Prado

Neste workshop, as imagens estereotipadas sobre a América Latina serão discutidas a partir de um percurso histórico das relações entre o Brasil e América Latina hispânica e da análise de documentos extraídos de diversos meios de comunicação como artigos jornalísticos, publicidade, quadrinhos, música e fotos.

foto: Eduardo Vessoni

Neste encontro prático e didático, pretende-se traçar um panorama da visão que a mídia e o brasileiro têm acerca dos nossos vizinhos e como essas imagens se refletem nas relações entre o Brasil e a América Latina hispânica.

Para entender o distanciamento (cultural e ideológico) entre esses países, o jornalista Eduardo Vessoni recorre também a capítulos históricos que envolvem as relações políticas entre o Brasil e o continente sul-americano, e também a documentos de mídia que refletem esse imaginário sobre a região, como propagandas produzidas no Brasil e na Argentina, cinema e matérias publicadas em veículos de grande circulação.

Conheça outras palestras

SOBRE O PALESTRANTE
Formado pela Universidade São Judas, Eduardo Vessoni é jornalista e tem mestrado em Letras pela USP, onde pesquisou sobre os imaginários que a imprensa e o brasileiro têm acerca da América Latina hispânica.

Por 12 anos, trabalhou como professor de língua espanhola e português para estrangeiros, em escolas de idiomas e universidades da capital e do interior paulistano, além de atuar como coordenador pedagógico.

Desde 2008, atua como jornalista das editorias de turismo e cultura, uma experiência que já rendeu o desembarque em mais de 40 países e publicações nos principais jornais do país (O Globo, Folha e Estadão); portais de notícias (UOL, IG, Catraca Livre e MSN); em revistas de bordo (Avianca, Gol e TAP Portugal); e revistas especializadas como Raça Brasil, Leituras da História, Viajar pelo Mundo, Viagem e Turismo e Guia Quatro Rodas, entre outras).

Vessoni já se apresentou como palestrante na editora Disal, Seven Idiomas, Seminário de gestão pedagógica da escola CNA, Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, e nas unidades São Caetano e Jundiaí da rede Sesc.

Atualmente, edita também o site Viagem em Pauta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*