Quais são os países mais seguros do mundo

De acordo com o Global Peace Index, divulgado pelo IEP (Institute for Economics & Peace), o nível de segurança de uma nação pode ser medida a partir de alguns fatores, como qualidade dos serviços públicos, baixo nível de corrupção, igualdade de gênero, circulação de informações e distribuição de renda.

A gente nem precisa fazer muita conta para concluir que o Brasil não anda fazendo a lição de casa. No relatório de 2019, em que o instituto avaliou o nível de paz em 163 países, o Brasil ficou na 116ª posição, atrás de Kosovo, Haiti, Guatemala e Turcomenistão.

Bay of Island, na costa leste da Ilha do Norte, é um dos belos destinos turísticos da Nova Zelândia (foto: Andrea Lai/Flickr-Creative Commns)

Dos cinco primeiros do ranking, quatro se localizam na Europa (confira galeria de fotos abaixo). O primeiro lugar ficou para a Islândia, considerado o país mais pacífico do mundo, desde 2008.

Dos países menos seguros do planeta, também segundo o ranking do IEP, as últimas cinco posições estão no Oriente Médio e no norte da África (Afeganistão, Síria, Sudão do Sul, Iêmen e Iraque).

Apesar das crises política, econômica e social a que o mundo vem assistindo, nos últimos anos, os resultados de 2019 mostraram que houve um leve aumento no nível médio da paz global, após uma estagnação de cinco anos.

Ainda de acordo com o Institute for Economics & Peace, a pontuação média melhorou em 86 países e piorou em 76 nações.

CONFIRA RANKING

  • A Islândia ficou em 1º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019 (foto: Roderick Eime/Creative Commons)
    A Islândia ficou em 1º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019 (foto: Roderick Eime/Creative Commons)

  • A Nova Zelândia ficou em 2º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019 (foto: Andrea Lai/Flickr-Creative Commns)
    A Nova Zelândia ficou em 2º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019 (foto: Andrea Lai/Flickr-Creative Commns)

  • No ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019, Portugal ficou em 3º lugar. Na foto, vista da Ilha da Madeira (foto: Eduardo Vessoni)
    No ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019, Portugal ficou em 3º lugar. Na foto, vista da Ilha da Madeira (foto: Eduardo Vessoni)

  • A Áustria ficou em 4º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019. Na foto, Ópera Nacional de Viena, capital austríaca (foto: Eduardo Vessoni)
    A Áustria ficou em 4º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019. Na foto, Ópera Nacional de Viena, capital austríaca (foto: Eduardo Vessoni)

  • A Dinamarca ficou em 5º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019. Na foto, Ittoqqortoormiit, na Groenlândia, região autônoma da Dinamarca (foto: Eduardo Vessoni)
    A Dinamarca ficou em 5º lugar no ranking de países mais seguros do mundo, de acordo com o Global Peace Index 2019. Na foto, Ittoqqortoormiit, na Groenlândia, região autônoma da Dinamarca (foto: Eduardo Vessoni)

VEJA VÍDEOS

 

1 Trackback / Pingback

  1. Muito além da Björk: o que fazer na Islândia - Viagem em Pauta

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*