O que fazer na Chapada das Mesas, destino ainda desconhecido do Maranhão

Cachoeira de São Romão, no Parque Nacional da Chapada das Mesas (foto: Eduardo Vessoni)

É como ter uma experiência sagrada, daquelas que acontecem em rincões isolados do país, onde poucos ousaram chegar.

Na região sul do Maranhão, a Chapada das Mesas é daqueles lugares onde cachoeiras lapidam pedras escuras no corredor estreito de um cânion, finais de tarde pintam pedra encantada fincada no meio do rio e o turista tem a sensação de ser o primeiro a chegar por ali.

Formada por 10 municípios, essa chapada é para se molhar. Só para você ter uma ideia do potencial aquático do ‘Paraíso das Águas’, como o destino é conhecido, são 89 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas), 22 rios perenes e mais de 400 nascentes.

Neste post, o Viagem em Pauta lista algumas das atrações imperdíveis desse destino que (ainda) não foi descoberto por viajantes do lado de cá do Brasil. E olha que por ali os nomes são bem convidativos: Encanto Azul, Pedra Encantada e Cachoeira do Santuário.

COMO CHEGAR

fotos: Eduardo Vessoni

O aeroporto mais próximo fica em Imperatriz, a 220 km de Carolina, a cidade com melhor infraestrutura do destino.

O terminal recebe voos operados apenas pela Azul e pela Latam.

De ônibus até Carolina são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.

QUANDO IR

Embora a estiagem vá de maio a setembro, a temporada de chuvas garante cachoeiras com níveis impressionantes de água, durante o verão brasileiro.

Por outro lado, na época mais seca, as águas cristalinas dão as caras em atrativos de nomes sugestivos como Encanto Azul e Poço Azul.

A alta temporada é em feriados e nos meses de férias escolares.

QUEM DEVE IR

Com atrativos em áreas bem estruturadas, a Chapada é destino para todos os públicos.

Os mais aventureiros não podem deixar de visitar o Parque Nacional da Chapada das Mesas, a sacolejantes 80 km de Carolina, por estradas onde só passam carros 4×4.

Quem vai com crianças ou está menos disposto a perrengues, locais como o Poço Azul ou o Santuário Ecológico de Pedra Caída são paradas perfeitas.

O QUE FAZER

Parque Nacional da Chapada das Mesas
Na divisa do Maranhão com o Tocantins, tem apenas duas atrações, oficialmente, abertas ao público: a Cachoeira do Prata e a de São Romão, impressionantes quedas de até 25 metros de altura e poços para banho.

SAIBA MAIS: “Parque Nacional da Chapada das Mesas: cachoeiras do Prata e de São Romão”

Santuário Ecológico de Pedra Caída
Trilhas e tirolesa com acesso por um teleférico de 400 metros de extensão são algumas das opções desse bem estruturado complexo de Carolina. Mas nada se compara à emocionante experiência de visitar a Cachoeira do Santuário, uma queda de 46 metros, dentro de um salão natural de arenito.

Cachoeira do Santuário, na Chapada das Mesas (foto: Adilson Zavarize/ Divulgação)

SAIBA MAIS: “Cachoeira do Santuário é atração emocionante da Chapada das Mesas”

Poço Azul
Localizados em Riachão, um dos dez municípios que formam a Chapada das Mesas, o Poço Azul e o Encanto Azul são poços de águas, extremamente, cristalinas, escondidas entre paredões rochosos e mata fechada.

SAIBA MAIS: “Poço Azul é atração imperdível da Chapada das Mesas, no Maranhão”

 

Cachoeiras Gêmeas
Formalmente, conhecidas como Itapecuru, essas duas quedas de 8 e 10 metros de altura ficam em uma área particular, a 30 km de Carolina, e têm bancos de areia que formam pequenas praias, ideais para prática de caiaque.

Cachoeiras Gêmeas, em Carolina, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

Pedra Encantada
Essa formação rochosa com oito metros de altura fica em uma área alagada que surgiu com a construção da hidrelétrica de Estreito. As águas calmas e quentes desse lago, a 22 km do centro de Carolina, são perfeitas para banhos durante o pôr do sol.

Pedra Encantada, a 22 km de Carolina, no Maranhão (foto: Eduardo Vessoni)

SAIBA MAIS: “Pôr do sol em Carolina é atração da Chapada das Mesas, no Maranhão”

 

SERVIÇO
Turismo oficial de Carolina

www.seturcarolina.com.br

Cia do Cerrado
Transfers do aeroporto de Imperatriz até Carolina e pacotes de 2 a 6 dias de duração, com acomodação na Pousada do Lajes
www.ciadocerrado.com.br

Pousada do Lajes
www.pousadadolajes.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*