texto e fotos: Eduardo Vessoni
Qual o lugar mais bonito que você já visitou? Eis a perguntinha que sempre me cala e que eu nunca tenho uma resposta rápida.
Mas como todo jornalista da editoria de viagens, também sou chegado em listas e decidi reunir essas experiências nesta espécie de relação de destinos onde a geografia é protagonista.
Esta lista não tem escaladas desafiadoras aos pontos mais altos do planeta, não contempla atividades radicais em endereços de difícil acesso e tão pouco exige alto investimento (financeiro e físico) de quem se propõe a encarar tais desafios.
A única razão de ser desta lista é convidar viajantes de alma irriquieta a realizarem atividades inusitadas em lugares conhecidos.
1) Trekking na Bolívia
Nem Trem da morte, Salar do Uyuni ou Lago Titicaca. Eis o lado mais radical (e desconhecido) desse país andino
2) Caminhada na Patagônia
A princípio, a ideia de um trekking sobre o Perito Moreno assusta, mas esta é uma das sensações mais impactantes de toda a Argentina.
3) Deserto da Namíbia
Por sorte, ainda desconhecida do cardápio de viagens à África, a Namíbia é dona de um dos cenários mais selvagens do sul do continente africano. E um voo de balão sobre as dunas de Sossusvlei dá uma ideia do que espera viajantes.
4) Drakensberg
Mas a vizinha África do Sul também não fica atrás. Mesmo quem já se iniciou com safáris de luxo, rotas de vinho ou praias hedonistas da Cidade do Cabo ainda tem uma lista infinita de possibilidades como as trilhas de Drakensberg, em Zwazulu Natal.
5) Floresta Negra
Em um continente onde museus de acervo cobiçado e construções icônicas quase não há tempo para pensar em atividades ao ar livre em lugares isolados. Mas na Alemanha é possível, sobretudo nesta região ao sul do país.
6) Eslovênia
Não muito longe dali, em uma terra de dimensões minúsculas com cavernas e castelos escondidos, a Europa abriga experiências que faz a gente acreditar que são possíveis, como o Castelo de Predjma (foto)
7) Tasmânia
Se o outro lado do mundo já é capaz de excitar viajantes de alma irriquieta, a exibida Tasmânia é a versão mais desconhecida da Austrália.
8) Deserto brasileiro (sim, deserto brasileiro)
Em época de pré Copa do Mundo, o Brasil anda bem arrogante e tem decepcionado jornalistas da editoria de turismo que gostariam de explorar a própria casa. Rusgas à parte, o Brasil menos óbvio (e desconhecido) fica no Tocantis, em uma de transição entre o cerrado e a caatinga chamado de Jalapão, o Deserto das Águas
9) Amazônia
Bom… o destino mais cobiçado de 10 entre 10 estrangeiros não poderia ficar de fora da lista, sobretudo quando o dia em plena floresta termina assim como na foto ao lado.
10) Cavernas da Ilha de Páscoa
Diz a lenda que nesses salões naturais de lava vulcânica viviam espíritos rapa nui. Caminhe, explore e perca-se na Ana Kakenga (foto), mas, por favor, vá sempre acompanhado de um guia local.
3 Trackbacks / Pingbacks