Mar de tonalidades únicas, praias de areias finas e um cenário ainda em estado (quase) selvagem.
Localizadas a leste de Porto Rico, entre as águas do Caribe e o oceano Atlântico, as Ilhas Virgens Britânicas são um dos destinos mais exclusivos e isolados do cobiçado território caribenho.
Neste arquipélago com mais de 60 ilhas não existem hotéis monumentais, suas terras levam o título de ‘capital mundial da vela’ por conta dos ventos suaves que sopram na região e seus mares abrigam mais camas flutuantes (barcos, para ser mais específico) do que hotéis em terra firme.
Conhecidas como a ‘terra que o tempo esqueceu’, as Ilhas Virgens Britânicas receberam a primeira visita estrangeira em 1493, quando Cristóvão Colombo desembarcou por ali e, curiosamente, chamou aquele labirinto de “Santa Úrsula e as 1000 Virgens”, em referência à lenda de uma princesa britânica que teria reunido mil mulheres virgens para convertê-las ao Cristianismo.
Confira 13 motivos para você largar o escritório agora e fazer as malas para BVI, iniciais em inglês de British Virgin Islands.
1) Peter Island: a ilha mais exclusiva e romântica

2) Fazer nada em Deadmans Beach, praia de Peter Island

3) Passar o dia em uma das redes das praias de Peter Island

4) Ver Little Dix Bay, a partir de seus mirantes

5) Almoçar em Peter Island

6) Hospedar-se em uma das casas de estilo colonial em Long Bay

7) Nadar nas águas calmas da Savana Beach, em Virgin Gorda

8) Navegar em Peter Island

9) Atracar nos cais privativos de Biras Creek, em Virgin Gorda

10) Esperar o por do sol em um dos mirantes de Peter Island

11) Velejar pelas ilhas do arquipélago

12) Visitar a destilaria de rum mais antiga do Caribe

13) Visitar Big Reef Beach, em Peter Island

COMO CHEGAR
O paraíso é isolado e exige paciência do viajante para ser visitado. A viagem entre o Brasil e as Ilhas Virgens Britânicas exige, ao menos, duas paradas: na América Central ou nos Estados Unidos. O caminho mais comum é voar até Miami, onde se deve tomar outro voo até San Juan, em Porto Rico. Dali, o viajante segue em aeronaves menores até Tortola, a ilha principal de BVI.
Os voos são oferecidos por companhias como American Airlines e Delta.
VISTO
Embora o destino não exija visto de entrada para brasileiros, é necessário portar o visto americano para desembarque nos Estados e também em Porto Rico. Como alternativa, voe até St. Maarten e de lá siga até as Ilhas Virgens Britânicas nos voos operados Copa (www.copaair.com).
CUSTOS
Para fugir dos altos custos praticados em toda a ilha (afinal de contas todos os produtos são importados), hospede-se em Road Town, a capital de BVI, em Tortola.
QUANDO IR
Evite o período entre julho e novembro, época de furações na região.
MAIS INFORMAÇÕES
Site das Ilhas Virgens Britânicas: www.bvitourism.com
Estou pretendendo ir conhecer esse paraíso. Lá existe embaixada ou consulado brasileiro? Se não existe qual é o lugar mais próximo das Ilhas Virgens Britânicas que existe?