Espanha homenageia pátios de Córdoba com festival

Declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a Fiesta de Los Patios de Córdoba celebra um dos ícones mais populares da Andaluzia: os pátios floridos de Córdoba.
Localizada a pouco mais de 1h30 de trem, a partir de Madri, a cidade abrirá  para visita pública os pátios localizados no centro histórico.
Durante as próximas duas semanas, vasos de gerânios, cravos e jasmins poderão ser observados nas tradicionais paredes brancas do casario local, cujo conjunto urbano foi também reconhecido como Patrimônio da Humanidade.

Pátios de Córdoba (foto: TurismoCordobaESP/Flickr)
Pátios de Córdoba (foto: TurismoCordobaESP/Flickr)

O festival que vai até o dia 18 de maio possui programação variada que inclui ciclos de músicas nos pátios, apresentação de flamenco e shows de rua. O evento é acompanhado também de um concurso que, desde 1921, escolhe os pátios mais belos da cidade. Confira a programação completa.
Os pátios cordebeses, localizados em Alcázar Viejo e na região da Mezquita Catedral, se popularizaram na época dos romanos e, posteriormente, com os muçulmanos, devido ao clima seco e quente da região. Desse modo, as construções atuais estão erguidas, tradicionalmente, ao redor de um pátio que, em outras épocas, abrigava também uma fonte ou um poço para armazenar águas das chuvas.
Pátios floridos de Córdoba (foto: http://patios.cordoba.es)
Pátios floridos de Córdoba (foto: http://patios.cordoba.es)


Fiesta de los Patios de Córdoba
De 5 a 18 de maio
Entrada gratuita
Saiba mais


Como chegar
De avião: Os aeroportos mais próximos de Córdoba se localizam em Madri, Sevilha e Málaga
De carro: A viagem a partir de Madrid demora 3h30, aproximadamente, e deve ser feita pela Autovía del Sur A-4. Para quem já se encontra em Sevilha, a melhor rota é pela Autovía del Sur A-4, um deslocamento de uma hora.
De trem: O AVE, trem de alta velocidade, realiza o trajeto até Córdoba a partir de diversas cidades espanholas como Sevilla (40 minutos), Málaga (50′), Madrid (1h40) e Barcelona (4 h35). Saiba ais: www.renfe.es
Site de turismo de Córdoba
www.turismodecordoba.org


* fonte: Turismo de Córdoba e Patios de Córdoba

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*