Em terras alpinas onde chocolates e queijos são as atrações mais cobiçadas, as fachadas de dos edifícios parecem romper com todas as imagens já conhecidas da Suíça.
Localizados em Vevey, a 6 km da jazzística Montreux, esses dois prédios residenciais foram revitalizados com um projeto arquitetônico arrojado assinado pelo artista francês Franck Bouroullec e pela cooperativa de muralistas Cité Création.

As fachadas das duas torres de 42 metros, no bairro residencial de Gilamont, ganharam frescos de Charlie Chaplin com cenas dos filmes mais icônicos desse ator britânico como ‘Em busca do ouro’, obra de 1925 conhecida pela dança que Chaplin protagoniza com pãezinhos, e ‘Tempos Modernos’, famoso pela cena em que seu personagem ‘O Vagabundo’ faz uma crítica ao mundo industrializado da época.
Inauguradas em 2010, as obras ficam na entrada norte dessa cidade suíça vizinha a Montreux, destino balneário conhecido pelo tradicional festival de jazz e por ter sido residência do vocalista da banda Queen, Freddie Mercury.


E se “os muros são a pele dos habitantes”, como define a própria empresa responsável pelo projeto, aquela obra de dimensões gigantescas não poderia servir como melhor figurino para homenagear seu ex-morador mais ilustre.
Entre 1952 e 1977, Chaplin morou em Vevey, após ter sido acusado pelos EUA de praticar atividades comunistas. Aqueles seriam seus últimos 25 anos de vida.

Esse destino da Riveira de Montreux, situado às margens do lago Genebra, abriga também uma estátua em homenagem a Chaplin, considerada uma das atrações mais fotografadas em toda a região.
Frescos de Gilamont
Route de Gilamont, 65 e 67 (Vevey – Suíça)
Site do turismo de Montreux/Vevey
www.montreuxriviera.com
Site oficial do turismo da Suíça
www.myswitzerland.com
* por Eduardo Vessoni
Seja o primeiro a comentar