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Conheça a Transiberiana, a ferrovia mais longa do mundo

Os números que envolvem a maior ferrovia do mundo impressionam como a paisagem que risca a janela do lado de fora do trem.
 
Conhecida como Transiberiana, a ferrovia entre Moscou e Vladivostok – a rota principal – possui 9.288 km de extensão, cruza 7 fusos horários e sua travessia pode ser feita em até 8 dias de viagem.

Vista da Transiberiana (foto: Russian Railways;/Divulgação)

A construção da Linha Transiberiana durou de 1891 a 1916, mas o processo de eletrificação só ficaria pronto quase 90 anos depois, em 2002.

Para se ter uma ideia da pressa que o governo russo tinha para ver aqueles linhas férreas em funcionamento, a cada ano eram acrescentados novos mil km de trilhos, cujo auge das obras (de 1895 a 1896) contou com o trabalho de 84 mil trabalhadores, aproximadamente.

foto: Divulgação

Um dos destaques da rota é a passagem pelo Lago Baikal,  considerado o maior lago de água doce da Ásia, o maior e mais profundo em todo o mundo, com 1680 metros de profundidade.

O ramal principal de Moscou à distante Vladivostok, próximo às fronteiras da China e da Coréia do Norte, dá acesso a linhas regionais por onde passam trens com destinos a Mongólia, Pequim e Pyongyang, capital da Coréia do Norte.

Segundo o site da companhia de trens da Rússia que opera, regularmente, o trecho, a viagem dura 143 horas (seis dias, em média) e custa 33 mil rublos (algo em torno de 857 dólares).

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27 comentários

Jonas Viana de Santana 4 de fevereiro de 2016 at 19:17

Gostaria que essa ferrovia service de estímulo para que o Brasil fizesse uma ferrovia norte sul para cargas e passageiros.

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jOSE MARIA LOPES NETO 18 de fevereiro de 2016 at 21:39

Fascinante, sonho todos os dias com essa ferrovia. Sou engenheiro Ferroviário,onde trabalhei 35 anos na extinta Rede Ferroviária Federal Brasileira SR-3-JUÍZ DE FORA-MG, a qual me orgulho, de aprendiz aluno do SENAI,EXERCENDO `cargos na manutenção, chegando a engenharia, tendo servido com grande lealdade e amor aos trechos que passei- extinta sr-3-regional de Juiz de Fora, onde aposentei-me no setor de PONTES E OBRAS DE ARTES ESPECIAIS, EMBORA SENDO ENG DE OPERAÇÕES MODALIDADE MECÂNICA DE MÁQUINAS E ENG. ELETRICISTA MODALIDADE ELETROTÉCNICA. Trabalharia de graça, só para estar nessa maravilhosa ferrovia, TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.O engº Zé Maria é ferroviário de nascença.

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vinicius 3 de novembro de 2020 at 11:23

tudo bem? gostaria de saber se nas construções de linhas ferroviárias, é levado em consideração a curvatura da terra?

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Romes Jair dos Santos Pinheiro 7 de novembro de 2020 at 12:54

Não, nem curvatura da terra, nem o relevo por onde passa, é reta e azar, seja o que deus quiser. As perguntas?

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Eduardo C 13 de fevereiro de 2017 at 23:37

Quase pronto meu GORDINE.Luxe-69, para percorrer, facim-facim, todo o roteiro MOSCOU-VLADIVOSTOK. PELO SPORT [email protected]

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Luiz Santos 22 de maio de 2017 at 21:48

Só os nossos governantes não enxergam a importância que tem uma ferrovia.

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Tony Pacheco 24 de junho de 2017 at 20:45

Eles enxergam, sim. Mas desde Juscelino que recebem para não enxergar. Entendeu???

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valdemir cavalcante ferro 7 de agosto de 2017 at 16:03

…melhor resposta…., parabéns…

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olavo martins 16 de julho de 2018 at 14:24

exatamente…. depois o povo ainda exalta jk.

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dary bonomi avanzi 2 de junho de 2017 at 17:52

fui ferroviario telegrafista do telegrafo ingles de agulha , um dos mais antigos , vejo uma ferrovia dessas feita em 1891/1916 temos que tirar o chapeu.
pensem: uma ferrovia sair do nordeste e vir ate o rgs que maravilha seria ? é uma pena o pouco que existiam deixaram apodrecer.

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Marcio Izidorio da Silva 21 de julho de 2020 at 14:23

O véi, cê tá loko, é…??? Não acompanha os noticiários, não…???!!! A Ferrovia Norte-Sul está em vias de se tornar mais uma realidade… faltam poucos quilômetros pra ser concluída…!!! Se liga, cara…!!!

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Jair Ferreira de Moraes 12 de junho de 2017 at 21:11

Sou apaixonado viajar de trem um. Dia vou realizar este sonho

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valdemir cavalcante ferro 7 de agosto de 2017 at 16:04

…melhor resposta…., parabéns…

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Francineide 7 de março de 2018 at 15:50

Pode me dizer o quanto a estrada tem de reta?

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arivanilton dos santos araujo 6 de setembro de 2018 at 15:27

olha minha gente , precisamos mesmo e de criterio no que e feito em nosso pais , ja imaginou se temos uma mulha ferro viaria satisfatoria , nunca que caminhoneiro iria fazer greve.Somos um pais refem do nosso proprio povo.

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SALVADOR LAURENTINO RAFAEL 13 de junho de 2018 at 21:08

É uma grande pouca vergonha como estes políticos de meia tijela, nunca nem olharam para os planos de instalação ou melhoria das estradas de ferro e as que existiam abandonaram à deterioração e em muitos casos, ao roubo de material (trilhos, dormentes, fios de cobre) e, por aí vai.
O Brasil com seu tamanho todo, tem menos ferrovias que a Argentina e olhem seu tamanho!
O Brasil tem em torno de dez por cento (10)% da quantidade de ferrovias que cobrem os EUA.

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João Carlos delffes 22 de junho de 2018 at 00:01

Pra que tenhamos noção de uma nação persistente;
São 25 ANOS de uma construção de aproximadamente 84 mil trabalhadores e hoje projeto concluido;
tudo isso por que não existe CORRUPÇÃO.
imaginem uma ferrovia de Belém Pá.
até Pelotas RS.
É ISSO jamais irá acontecer com esses aí de BRASÍLIA que não aprovam nada sem levar muito
É ficaria anos aqui digitando e não irá resolver nada
ABÇ TCHÊ.

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Alan 7 de novembro de 2018 at 18:20

Amigo, o que mais tem na Rússia é corrupção. Assim como ela existe em todo o mundo – é uma coisa inerente ao ser humano. A diferença é que no país do “jeitinho”, ela é depredatória, com o objetivo de sugar tudo até a última gota e não deixar sobrar nada pra ninguém. Em países sérios, as coisas funcionam e os projetos são terminados (a despeito da corrupção).

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olavo martins 16 de julho de 2018 at 14:25

exatamente…. depois o povo ainda exalta jk.

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Alan 7 de novembro de 2018 at 18:21

Amigo, o que mais tem na Rússia é corrupção. Assim como ela existe em todo o mundo – é uma coisa inerente ao ser humano. A diferença é que no país do “jeitinho”, ela é depredatória, com o objetivo de sugar tudo até a última gota e não deixar sobrar nada pra ninguém. Em países sérios, as coisas funcionam e os projetos são terminados (a despeito da corrupção).

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José Carlos Marcelino 30 de maio de 2019 at 07:57

O nosso sistema ferroviário, foi implantado com muitos sacrifícios e alto custo ao longo de 100 anos aproximadamente. Seu funcionamento precário durou pouco, se compararmos as dificuldades da sua implantação. Restam poucas ferrovias em funcionamento, pois optaram por outro modal. Não fizemos absolutamente nada para não deixar o sistema entrar em colapso, e agora só nos resta chorar.

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Kézia 30 de maio de 2019 at 11:42

A Transiberiana é a ferrovia entre Moscou e Vladivostok – a rota principal – que possui 9.288 km de extensão, cruza 7 fusos horários e sua travessia pode ser feita em até 8 dias de viagem.
Alguém poderia explicar como foi o cálculo da ferrovia em relação à curvatura da terra?
A ferrovia é somente reta ou ela tem também trajeto com curvatura em relação à base terra?
Se se medisse de 500 km em 500 km a altura da base dos trilhos em relação à base da terra teriam a mesma altura ou teriam alturas diferentes, para acompanhar a curvatura da terra?
Algum engenheiro teria alguma resposta?

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Wladimir G. Leichsenring 21 de junho de 2019 at 06:38

Você não está perguntando isso, está? Você quer cálculo de engenharia para levar em consideração a curvatura da terra na construção de uma ferrovia? Você acha que se não fizesse esse cálculo a ferrovia entraria em órbita? A construção não deveria apenas se preocupar em colocar os trilhos no chão e seguir em frente? De que outro modo seria feito isso? Se você pega uma caneta e faz um risco em uma bola de futebol, você precisa de cálculo para que a caneta não entre em órbita ao redor da bola?

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Sandro Malta Moran 29 de outubro de 2019 at 20:37

Terraplanista detectado, caro Wladimir. Por favor, não alimente os trolls. Deixe-os à míngua, essa raça não merece audiência.

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ANTONIO SANTOS DA COSTA 18 de janeiro de 2021 at 21:04

Sou portugues, cheguei ao brasil em 1980,,na medida que fui vendo o tamanho do brasil.,,,fiquei sabendo que a teve muitas linhas de trem ,comentam por ai,,que a mercedes deu muito dinheiro ,para que inutilisassem as linhas de trem ,,ou os trens acabavam comendo as florestas ,,primeiro///// quem recebeu todo esse dinheiro que a mercedes deu ??? segundo porque os trens acabaram,,e as florestas {{{ quase tambem acabaram ??? me desculpem os brasileiros ,,mas quem arrancou as linhas dos trens,, nao e amigo do Brasil,,cometeu um dos maiores crimes ,,que podiam cometer,a EUROPA ,E OS ESTADOS UNIDOS NAO ERAM NADA SE NAO FOSSEM OS TRENS,,NO INICIO A LENHA,,,DEPOIS DIESEL,,AGORA ELETRICOS,,,PERGUNTO/////// QUANDO E QUE O BRASIL VAI ACORDAR??? PORQUE O BRASL,,NAO E TAO GRANDE QUANTO O SEU TAMANHO TERRITORIAL??? EU SEI ONDE ESTAO OS CULPADOS,, MAS NAO QUERO ENTRAR EM POLITICA AGORA,,MAS VOU ARRISCAR UMA OPINIAO,,TEEM QUE FAZER UMA LIMPEZA NO BRASIL,,ELIMINAR,, TODOS OS SEUS INIMIGOS,,POIS SAO FACEIS DE IDENTFICAR,,E ELEGER SO QUE DE FACTO QUEIRA LUTAR PELO BEM DO BRASIL

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ANTONIO SANTOS DA COSTA 18 de janeiro de 2021 at 21:09

SERA SEMPRE VALIDO AQUELE SLOGAM ;;;;;,,,BRASIL AME~O OU DEIXE~O

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Josito Pereira dos Santos 13 de fevereiro de 2021 at 14:06

O Brasil esta se tornando um pais serio

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