Da cebola, do caminhão e até do pijama.
Mais do que descrever as características e tradições de um destino, os títulos (alguns bem inusitados) são também uma maneira de atrair turistas em determinadas cidades brasileiras que se divulgam para o resto do País a partir de seus produtos ou experiências mais famosos.
Que não nos deixem mentir destinos que ganharam títulos populares em todo o Brasil como Barretos, cidade do interior paulista conhecida como a “Capital do Rodeio”.
Conheça alguns títulos curiosos:
⇒ CAPITAL NACIONAL DO PIJAMA
Situada no sul de Minas, Borda da Mata é conhecida como a “Capital Nacional do Pijama” por conta das inúmeras fábricas desse segmento localizadas na cidade.
⇒ CAPITAL NACIONAL DA TECNOLOGIA
São Carlos, no interior de São Paulo, é considerada a “Capital Nacional da Tecnologia” devido à concentração de empresas do setor e às pesquisas realizadas nas universidades locais.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO SACI
Botucatu, cidade do interior de São Paulo, é conhecida como a “Capital Nacional do Saci”, devido às diversas lendas sobre esse personagem do folclore brasileiro contadas pela população local.
E tem gente ali que jura que já viu um.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO CALÇADO
Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, é conhecida como a “Capital Nacional do Calçado”.
⇒ CAPITAL NACIONAL DA LITERATURA
Desde 2004, a gaúcha Passo Fundo é reconhecida como a ” Capital Nacional da Literatura” por sediar, há 28 anos, um dos maiores debates literários da América Latina: a Jornada Nacional de Literatura.
⇒ CAPITAL DO PETRÓLEO
Localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, Macaé é conhecida como a “Capital do Petróleo”, cuja descoberta do petróleo na Bacia de Campos impulsionou a economia local.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO PÉ-DE-MOLEQUE
A extensa produção do doce de amendoim fez de Piranguinho, em Minas Gerais, a “Capital Nacional do pé-de-moleque”.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO CAMINHÃO
Desde novembro deste ano, a sergipana Itabaiana é considerada a “Capital Nacional do Caminhão”. Esta cidade de 100 mil habitantes abriga 10 mil caminhões emplacados, considerado o maior percentual deste veículo por pessoa, em todo o Brasil.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO BICHO DE PELÚCIA
Famílias inteiras se dedicam à produção de um dos principais produtos de Tabatinga (SP): bichos de pelúcia.
⇒ CAPITAL BRASILEIRA DO REGGAE

⇒ CAPITAL NACIONAL DO COOPERATISMO
Desde 2010, o município gaúcho de Nova Petrópolis possui este título conquistado por ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina por sediar a primeira cooperativa do gênero, em funcionamento ininterrupto desde 1902.
⇒ CAPITAL NACIONAL DO ALIMENTO
Conhecida como a “Capital Nacional do Alimento”, Marília abriga um parque industrial composto por cerca de 50 empresas do setor alimentício.
⇒ CAPITAL NACIONAL DA CEBOLA
A catarinense Ituporanga, localizada no Alto Vale do Itajaí, é responsável por 12% do abastecimento nacional de cebolas. A cidade produz mais de 110 mil toneladas por ano, em uma área de 4.600 hectares plantados, segundo dados oficiais de 2012.
(*com informações do Ministério do Turismo)
Faltou a minha famosa cidade das mangueiras, Belém do Pará! Conhecida desta forma pelo grande número de árvores (mangueiras) espalhadas pela cidade inteira!
Veja um pequeno texto sobre este título em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=862562
bom dia … sou de Loanda no Paraná,conhecida tbm como capital da torneira (ou seja…de metais sanitários.