Uns dizem que são 42. Outros, juram que chegam a 100. O número exato de praias de Florianópolis ainda não é unanimidade, mas todo mundo sabe que algumas das mais belas faixas de areia ficam ao redor desse pedaço de terra localizado no centro do litoral de Santa Catarina.
E para conhecer de forma inusitada aquela região de praias isoladas, parques estaduais e até arte rupestre, uma operadora de Florianópolis especializada em cicloturismo preparou um roteiro sobre duas rodas com quatro dias de pedal em endereços como as praias da Joaquina e do Mole, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e o belo sul da ilha, com paradas para banho na Lagoa do Peri e nas praias.
LEIA TAMBÉM: “Para cada estilo de banhista, uma praia diferente em Florianópolis”

O roteiro é exigente e pede disposição dos participantes. Afinal de contas são, em média, 44 km diários pelos quatro cantos da ilha, literalmente.
A viagem começa no Campeche, no leste de Florianópolis, e segue até o norte em um roteiro de 44 km que passa por atrações como a Lagoa da Conceição, as praias da Joaquina, Mole, Barra da Lagoa, Moçambique, Ingleses e Santinho, conhecida pelas inscrições rupestres, e termina na praia do Santinho.

O segundo dia da expedição é dedicada ao norte da ilha, com destaque para as pedaladas nas praias Brava, Lagoinha, Ponta das Canas, Canasvieiras, Jurerê, Forte e Santo Antônio de Lisboa.
Dali, os ciclistas seguem pelo oeste da ilha, no terceiro dia da viagem, um roteiro de 50 km que passa pelas praias do Sambaqui, Cacupé, Beira-Mar Norte, Beira-mar Sul e visita ao centro histórico de Florianópolis.
Os sobreviventes terminam o roteiro nas baías do sul da ilha, passando por endereços rurais da Costa de Dentro, pelas as águas doces da Lagoa do Peri e pelas praias do Morro das Pedras, Pântano do Sul, Armação e Campeche.
LEIA TAMBÉM: “Florianópolis: confira praias e atrações de água doce na capital catarinense”
Floripa – Volta à ilha
www.caminhosdosertao.com.br
VEJA GALERIA DE FOTOS DO TOUR
Ilha de Florianópolis não existe. O nome correto é Ilha de Santa Catarina.
Ricardo, obrigado pelo comentário. A informação já foi corrigida.
Tenho interesse nos passeios futuros.
Quando tem o próximo passeio?