Do Brasil ao Japão, de norte a sul, o site Skyscanner listou 11 destinos incríveis que entraram para o livro dos recordes e que merecem a sua visita.
O Guinness Book sempre faz a gente lembrar que tem maluco para tudo, capaz de comer coisas estranhas ou criar objetos gigantescos. Mas o famoso livro dos recordes vai muito além disso e pode, inclusive, ser usado como inspiração para escolher destinos para a sua próxima viagem.
E nem é preciso ir muito longe para encontrar estes lugares. Aqui no Brasil mesmo, há várias opções.
1. MAIOR CAJUEIRO
O maior cajueiro do mundo fica no Brasil, em Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Ao avistar a árvore que cobre uma área de 8.500 m², aproximadamente, é difícil de acreditar que estamos diante de apenas uma planta. Os troncos desaparecem embaixo da terra e ressurgem, criando uma verdadeira obra de arte.
Com tamanho equivalente ao de 70 cajueiros, responsável por cerca de 80 mil cajus durante a safra, esta árvore gigantesca impressiona os visitantes que ouvem atentos às explicações dos guias. Em 1994, o cajueiro entrou para o Guinness Book e, na época, tinha apenas 2 mil metros de área.
LEIA TAMBÉM: “Maracajaú: piscinas em alto mar, no litoral do Rio Grande do Norte”
2. MAIOR PRAIA
Além de ser o balneário marítimo mais antigo do Brasil, a Praia do Cassino é a maior do mundo, segundo o Guinness Book.
Com mais de 250 km de extensão, essa faixa de areia se estende desde a cidade do Rio Grande até o Chuí, extremo sul do país.
Seu comprimento é um dos principais responsáveis por atrair o olhar dos veranistas brasileiros, mas a praia oferece muito mais que grandiosidade aos visitantes. Há ali um navio encalhado (foto), importante símbolo turístico da região, sendo que a praia abriga ainda outras atrações que podem preencher a estadia dos viajantes.
LEIA TAMBÉM: “Buenos Aires: para ir de carro”
3. MAIOR JARDIM FRONTAL DE PRAIA
O projeto paisagístico que dá forma ao maior jardim frontal de praia do mundo fica na cidade de Santos, no litoral paulista.
Os jardins se estendem ao longo de sete bairros da cidade, passando por Aparecida, Boqueirão, Embaré, Gonzaga, José Menino, Pompeia e Ponta da Praia, e é uma grande fonte de recursos biológicos .
4. MAIOR ILHA
A maior ilha do mundo nada tem a ver com cenários tropicais e convidativas para banho. Com mais de 2 milhões de km de extensão, a Groenlândia ficou com o título.
Congelante, a ilha pertence à Dinamarca e faz brilhar os olhos de visitantes que querem o melhor ângulo para assistir a Aurora Boreal.
5. RESTAURANTE MAIS ANTIGO
É em Madrid que fica o restaurante mais antigo do mundo.
Este charmoso estabelecimento gastronômico da capital espanhola abriu suas portas, em 1725 e, ao longo de todo esse tempo, agradou o paladar dos visitantes que visitam a cidade. Com toda a sua tradição, história e abrigar parte da estrutura original, El Botín é uma das atrações mais visitadas de Madrid, imperdível para quem ama conhecer lugares históricos e para os apaixonados pela culinária espanhola.
LEIA TAMBÉM: “Visite os 10 mais belos castelos da Espanha”
6. MAIOR TEPUI DO MUNDO
O Parque Nacional Canaima é dono de dois monumentos da natureza inscritos no Guinness Book.
Um deles é o Monte Roraima, que fica na divisa entre o Brasil, Guiana e a Venezuela, recordista inscrito no livro por ser o maior tepui do mundo. Ou seja, a maior montanha em formato de mesa do planeta.
Outro recordista localizado dentro do Parque Nacional Monte Roraima é o Salto Angel, que leva o título de maior queda d’água do globo, com 979 metros de altura.
7. CONSTRUÇÃO DE MADEIRA MAIS ANTIGA
O templo Horyu-ji fica dentro do complexo de templos budistas, localizado na cidade de Ikaruga, província de Nara, no Japão. Esta é a construção de madeira mais antiga do mundo e data do ano de 607 a.C.
A área, formada ainda por outros 48 santuários, também foi tombada como Patrimônio Mundial da Unesco.
8. MAIOR ARRANHA-CÉU
Dubai é o paraíso para os apaixonados por arquitetura moderna e sofisticação. E é ali que fica o maior arranha-céu do planeta.
O Burj Khalifa é um prédio comercial com 828 metros de altura que abriga os mais variados estabelecimentos, incluindo um hotel de luxo, restaurantes e outras comodidades para os visitantes.
9. MENOR HOTEL
Com apenas 53 m², o menor hotel do mundo fica na charmosa cidade de Amberg, um dos destinos favoritos dos viajantes apaixonados por arquitetura medieval.
Dentro do que parece ser mais uma casinha estreita na rua do centro da cidade, fica um quarto, um banheiro e uma sala de café da manhã, no Eh’häusl, na Alemanha. .
10. MAIOR ADEGA DO MUNDO
Milestii Mici, na Moldávia, abriga a maior adega do mundo, segundo o Guinness Book.
A galeria conta com mais de 1,9 milhão de garrafas que se espalham ao longo de 200 km de área, dos quais apenas 55 estão abertos ao público.
(*fonte: Skyscanner)
o Jornal Ecoturismo entrou em 1994 como a maior ediçao em tabloide do Brasil e o primeiro de turismo sustentavel na pagina l72.