Dizem que na Amazônia existem apenas duas estações: calor com chuva e calor sem chuva. Isso significa dizer que não tem como escapar de um temporal (ainda que passageiro), na região amazônica.
Porém, é na época de seca (de junho a novembro) que o Amazonas oferece as melhores condições para visita, quando é possível navegar entre igapós e igarapés, visitar cachoeiras e praias fluviais.
Manaus é a principal porta de entrada para quem quer conhecer uma das mais importantes florestas tropicais do planeta, onde é possível contratar os passeios pela região. Só não tem como escapar do calor excessivo que chega fácil a 40°, sensação térmica de 42°.
LEIA TAMBÉM: “Com quantas letras se faz um cruzeiro literário na Amazônia?”
Outro destino perfeito para se visitar em junho é a Chapada dos Veadeiros, no nordeste de Goiás. É nessa época que as chuvas dão uma trégua e os dias são marcados por céu limpo e campos de cerrado esverdeados e floridos. Saiba mais sobre as trilhas alternativas por cachoeiras e piscinas naturais da Chapada dos Veadeiros.
Com pouco mais de 15 mil km², a região abriga 8 municípios e tem como principal porta de entrada o bem estruturado município de Alto Paraíso.
Outras chapadas brasileiras, como a dos Guimarães, no Mato Grosso, e a Diamantina, na Bahia, também são recomendadas nessa época.
Com o fim da temporada de chuvas nas regiões Sul e Sudeste, ainda dá tempo de conhecer também as Cidades Históricas de Minas, cujos destinos mais populares são as cenográficas Ouro Preto e Tiradentes.
Para ajudar na programação da sua próxima viagem (e na época certa), o Viagem em Pauta montou um calendário anual com os destinos nacionais mais populares entre os viajantes e suas respectivas temporadas. Confira: “Agenda mês a mês ajuda viajantes a planejarem viagens pelo Brasil”
VEJA FOTOS DO DESTINO
Seja o primeiro a comentar