Abandonado em Foz do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras será revitalizado

A empresa Cataratas do Iguaçu S.A., concessionária responsável pela operação e administração das cataratas mais famosas do continente, anunciou na semana passada que venceu a licitação para modernizar e administrar o Marco das Três Fronteiras, atrativo turístico que marca as fronteiras geográficas de Foz do Iguaçu (Brasil), Puerto Iguazu (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai).
Com ares de abandono e poucas opções para o visitante (além de uma praça e uma loja desouvenirs), a nova atração de Foz de Iguaçu resgatará aspectos históricos e culturais da região, onde será erguida uma vila de entretenimento inspirada nas Missões Jesuíticas, com instalações cenográficas históricas para resgatar e celebrar a arquitetura dos antigos povoados indígenas.

foto: Eduardo Vessoni
foto: Eduardo Vessoni

A visita técnica ao local está marcada já para junho de 2015 e a obra deve ficar pronta em dois anos, cujo prazo de concessão é de 15 anos e o edital prevê um investimento de R$ 27,8 milhões. Erguido no bairro Porto Meira, a cerca de 14 km do centro de Foz do Iguaçu, o monumento atual está próximo à Ponte Tancredo Neves, entre o Brasil e a Argentina.
Esse obelisco de 1903 demarca, simbolicamente, a tríplice fronteira em suas respectivas cores nacionais: Brasil , Argentina e Paraguai, às margens dos Rio Iguaçu e Rio Paraná.
A demarcação tem como finalidade representar a igualdade e respeito entre as três nações, e assim, dentro desse contexto, os três marcos formam um triângulo equilátero. No entanto, há anos a visitação pública no espaço vem diminuindo devido a problemas como insegurança e ausência de condições básicas para permanecer no local. Conheça também a versão espiritualizada de Foz de Iguaçu.
LEIA TAMBÉM: “Centenária e cobiçada, Foz do Iguaçu abriga atrações para aventureiros”
SAIBA MAIS
www.cataratasdoiguacu.com.br

1 Comentário

  1. Este marco das três fronteiras realmente está esquecido, estive em Janeiro de e está abandonado. Apenas um camelô fica vendendo algumas mercadorias. Você estaciona onde char melhor e se estiver chovendo tem que tomar cuidado com o barro, o gramado também fica fofo por causa da chuva. E neste local tem apenas um restaurante que creio eu deve ter algo para comer ou beber. Com certeza Foz dando uma atenção vai atrair muito mais turistas, mesmo por que a vista é belíssima para a Argentina e Paraguai.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*