Peru, Bolívia e Argentina são destinos do Rally Dakar, em 2016

Sai o cenário isolado do deserto do Saara e entra a geografia cênica dos Andes.
Desde 2009, a América do Sul serve de cenário para uma das provas automobilísticas mais exigentes do planeta: o Rali Dakar (conhecido como Paris-Dakar, até 2008).
Na edição que começa no dia 3 de janeiro de 2016, os competidores terão Lima, no Peru, como ponto de largada e seguirão até Rosário, na Argentina, onde devem chegar no dia 16 do mesmo mês.
O continente sul-americano passou a abrigar o evento, em 2009, devido a questões de segurança apontadas pelos participantes de edições anteriores.
Segundo os organizadores do rali, a decisão de mudar o endereço da competição aconteceu em 2008, ano em que o evento foi cancelado, após o assassinato de quatro franceses e de três militares mauritanos, dias antes do início da travessia. Na época, autoridades francesas tinham descoberto inclusive intenções terroristas contra o rali.
Em 2016, o evento passará pelo sul desértico do Peru, subirá as terras altas da Bolívia, cruzará o impactante nordeste argentino e seguirá até Rosário, a 300 km de Buenos Aires.
LEIA TAMBÉM: “Cartões postais imperdíveis da América do Sul”

Conheça os principais destinos da América do Sul por onde passará o Rally Dakar 2016

  • Monasterio de Santa Catalina, em Arequipa (foto: Eduardo Vessoni)
    Arequipa, no sul do Peru, será uma das cidades por onde passará o Rally Dakar, em 2016. Na foto, detalhe do Monasterio de Santa Catalina (foto: Eduardo Vessoni)

  • (foto: Madeleine Deaton/Flickr-Creative Commons)
    O Lago Titicaca, na fronteira entre o Peru e a Bolívia, é uma das atrações naturais do Rally Dakar, em 2016 (foto: Madeleine Deaton/Flickr-Creative Commons)

  • (foto: Eduardo Vessoni)
    O impressionante Salar de Uyuni, na Bolívia, é um dos cenários do Rally Dakar, em 2016 (foto: Eduardo Vessoni)

  • Lima, a capital do Peru, é ponto de largada do Rally Dakar 2016 (foto: DiNo/Flickr-Creative Commons)
    Lima, a capital do Peru, é ponto de largada do Rally Dakar 2016 (foto: DiNo/Flickr-Creative Commons)

  • A argentina Salta é um dos destinos por onde passarão os competidores do Rally Dakar, em 2016 (foto: Jesús Dehesa/Flickr-Cretive Commons)
    A argentina Salta é um dos destinos por onde passarão os competidores do Rally Dakar, em 2016 (foto: Jesús Dehesa/Flickr-Cretive Commons)

  • A província de La Rioja, no noroeste da Argentina, é um dos cenários por onde passará o Rally Dakar, em 2016 (foto: Rodoluca88/Flickr-Creative Commons)
    A província de La Rioja, no noroeste da Argentina, é um dos cenários por onde passará o Rally Dakar, em 2016 (foto: Rodoluca88/Flickr-Creative Commons)

  • A província de San Juan na Argentina, é um dos cenários por onde passará o Rally Dakar, em 2016 (foto: Wikimedia Commons)
    A província de San Juan na Argentina, é um dos cenários por onde passará o Rally Dakar, em 2016 (foto: Wikimedia Commons)

Como tudo começou
Quando Thierry Sabine se perdeu durante uma competição de moto, em 1977, não podia imaginar que aquela aventura serviria de inspiração para a criação de uma das mais exigentes competições automobilísticas do planeta.
A primeira edição do Rali Paris-Dakar foi no final de 1978, um duro percurso entre a França e a capital do Senegal, passando pelo deserto do Saara.
A fama da competição com carros, quads, motos e caminhões que acontecia em territórios europeu e africano foi conquistando destaque internacional e, nos anos seguintes, o Paris-Dakar ganhou novas rotas como as 22 etapas de uma travessia de mais 12 mil km, até a Cidade do Cabo, na África do Sul, em 1992; a largada na Espanha, em 1995; e a chegada aos pés das piramides de Gizé, no Egito.

CONFIRA IMAGENS DO DAKAR 2015

  • Equipe da Toyota, durante o Dakar 2015, em Quillagua, na Região de Antofagasta, no Chile (foto: @Chile Satelital/Flickr-Creative Commons)
    Equipe da Toyota, durante o Dakar 2015, em Quillagua, na Região de Antofagasta, no Chile (foto: @Chile Satelital/Flickr-Creative Commons)

  • Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)
    Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)

  • Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)
    Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)

  • A competição em quad é uma das categorias do Rally Dakar que acontece na América do Sul, em 2016 (foto: Rally Dakar/Divulgação)
    A competição em quad é uma das categorias do Rally Dakar que acontece na América do Sul, em 2016 (foto: Rally Dakar/Divulgação)

  • Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)
    Argentina, Chile e Bolívia também foram cenário do Rally Dakar, em 2015 (foto: Rally Dakar/Divulgação)

  • Vista da 6ª etapa do Rally Dakar, na América do Sul, em 2015 (foto: @Chile Satelital/Flickr-Creative Commons)
    Vista da 6ª etapa do Rally Dakar, na América do Sul, em 2015 (foto: @Chile Satelital/Flickr-Creative Commons)

SAIBA MAIS
Rally Dakar
www.dakar.com

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*