Mas ao norte da Espanha, peregrinos de alma aventureira e dispostos a seguirem outras rotas se encontram (e encontram a si mesmo) no ‘Caminho do Norte’, conhecido também como ‘Caminho da Costa’.
Essa versão litorânea até Compostela, que cruza extensas faixas de areia sobre o Mar Cantábrico e penhascos rochosos, possui 815 km de extensão e 32 paradas, entre Irún, no País Basco, e a cobiçada Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia.
Embora seja tão antigo como o medieval ‘Caminho Francês’, a opção pela costa tem se popularizado entre os que buscam rotas peregrinas menos frequentadas.

LEIA TAMBÉM: “Dicas de sobrevivência para encarar o Caminho de Santiago de Compostela”
Com 31 etapas e 775 km de extensão, o tradicional Camino Francés é a rota mais popular para quem decide chegar a pé da francesa Saint Jean de Pied de Port até Santiago de Compostela, na Espanha.
O resultado é um caminho congestionado de ‘turisgrinos’, como são chamados os turistas fantasiados de peregrinos, e com opções de hospedagem comprometidas pela falta de camas, sobretudo na alta temporada do verão europeu.
“Em alguns meses do ano, é necessário levantar às quatro da manhã para garantir cama no povoado seguinte. Perde-se a dignidade”, afirma María Ángeles Cabo Setien, peregrina espanhola que desde, 2008, realiza o caminho todos os anos, por diferentes vias e quilometragens.
Seja qual for seu caminho, tudo segue igual desde o ano 830, quando o ermitão Pelayo descobriu o túmulo do apóstolo Santiago, na Galícia, que daria início à tradição da peregrinação até Compostela.
Gente que vai, gente que vem.

Uns com carros de apoio; outros sobre bicicletas; e muitos a pé, apoiados pela companhia do cajado e da mochila que leva o peso do mundo nas costas do peregrino, que vai deixando excessos para trás.
A mochila é uma espécie de cordão umbilical que conecta o caminhante com o exterior e as pessoas têm medo de perder o contato com o mundo. Por isso, é comum querer colocar de tudo na mala que vai nas costas, mas é ao longo do caminho que objetos desnecessários vão sendo largados, , conforme se avança no caminho.
“O mais difícil mesmo é voltar do caminho e tomar as decisões certas”, descreve María Ángeles.
Daqui pra frente tudo é estrada.
De terra ou de asfalto. Entre povoados medievais ou ao longo de rodovias. Em direção ao próximo destino ou para dentro de si mesmo.
O ‘Caminho do Norte’ até Santiago de Compostela cruza quatro comunidades autônomas espanholas (País Vasco, Cantábria, Astúrias e Galícia) e em cada uma delas, uma geografia que faz até a gente esquecer que está em um mesmo caminho.
No final, a gente não sabe se fez o caminho ou se foi o caminho que fez a gente. Como se lê em um dos trechos do Caminho de Santiago de Compostela, no trecho basco, “não é o que, é como”.

Confira as atrações em cada uma das comunidades do ‘Caminho Norte’:
PAÍS BASCO 
Endereço de cidades como Guernica e Bilbao, o País Basco conta com trechos em que se vê o mar Cantábrico de um lado e cadeias montanhas do outro. Essa etapa de 214 km de extensão é marcada por desfiladeiros, sobretudo na região da província de Guipuzcoa, e apresenta clima chuvoso e temperado.
Os verões são quentes e os invernos são muito frios, porém com menos chuva.
O cenário vai se modificando ao longo da travessia, indo da paisagem montanhosa do interior de Guipuzcoa até as terras planas, de Álava a província de La Rioja, conhecidas por seus vinhedos.
CANTÁBRIA 
Diferente do sobe e desce da comunidade anterior, a caminhada pela Cantábria é sobre trreno mais plano, mais cômodo e com nova sinalização com flechas amarelas para peregrinos do Caminho Norte e vermelhas para quem vai pelo ‘Camino Lebaniego’, um desvio que une os caminhos do Norte e o Francês, entre San Vicente de la Barquera e o Monasterio de Santo Toribio, em Potes.
Essa variante do Caminho de Santiago possui 50 km de extensão, pela costa cantábrica até o interior dos Picos de Europa e de la Cordillera Cantábrica, e é declarada Patrimônio Mundial da Unesco.
Verões abafados e invernos com temperaturas baixas marcam o clima dessa região.
ASTÚRIAS 
Considerado a única do Caminho Norte a seguir pela costa, essa comunidade é marcada por seu terreno plano que permite caminhadas mais suaves.
Algumas etapas apresentam sinalização confusa (ou ausentes) como na praia de Vega e em alguns trechos dos 4,5 km, entre Arenal de Moris e la Isla.
GALÍCIA 
A última comunidade autônoma da caminhada é também a mais exigente, formada por pequenos montes e encostas rompepiernas.
Por outro lado a maior concentração de vegetação que garante mais sombra para os caminhantes e o clima mais ameno amenizam a rigidez da geografia galega.
O inverno na região é menos chuvoso.
GUIA DE SOBREVIVÊNCIA
ONDE FICAR
Durante a viagem, há dois tipos de albergues: o turístico, que aceita caminhantes sem credencial e custam entre 15 e 20 euros; e o de peregrinos, voltado apenas para os que possuem a identificação e custa 5 euros (em alguns casos, pode ser gratuito, mediante doações). Sem fins lucrativos, essa segunda opção conta com estrutura mínima como quartos com até 30 camas, chuveiro quente e, em alguns endereços, cozinha de uso coletivo.

Com menos opções de hospedagem e mais chuvoso, o Caminho Norte exige reservas prévias, durante o inverno da Europa.
No popular Caminho Francês não é necessário reservar uma vaga no albergue, durante todo o ano.
REGRAS
Embora sejam locais informais e simples, os albergues de peregrinos contam com regras bem rígidas: são fechados após às 22h, não se pode passar mais de uma noite em cada um dos estabelecimentos, reservas não são aceitas, bem como animais de estimação, e a preferência é para quem chega a pé.
Ciclistas são bem-vindos, mas devem aguardar a chegada dos que viajam a pé ou com limitações físicas.
PREPARO FÍSICO
Recomenda-se preparo físico prévio, mas é raro ver um peregrino que o faça, antes de cada caminhada diária. Por isso, a sugestão é ir se aquecendo ao longo dos dias.
Para encarar sem traumas os 25 km diários sugeridos, o ideal é começar a travessia aos poucos e ir elevando o ritmo da caminhada, de acordo com o desempenho de cada um.
Como costumam dizer por ali, “caminhe como um velho e você chegará como um jovem”.
QUANTO TEMPO
Vale lembrar que o caminho é seu e que você deve fazê-lo dentro de seus limites.
No entanto, o Caminho Norte de Santiago de Compostela possui 32 trechos (ou 32 dias), o que significa que você deverá andar, em média, 24 km diários, podendo chegar a 41 km em um único dia, como no trecho Santander-Queveda.
QUANDO IR
Seja no clássico Caminho Francês ou no alternativo Caminho Norte, a alta temporada vai de maio a setembro.
Porém os verdadeiros peregrinos evitam os meses de julho e agosto, temporada de verão europeu que atrai os ‘turisgrinos’, como são chamados os turistas que caminham sem nenhuma intenção espiritual ou religiosa.
Vão mesmo pela ‘febre do Caminho’.
De março a maio, é a vez dos autênticos peregrinos, os que cruzam aquelas centenas de quilômetros para se encontrarem consigo mesmos.
O QUE LEVAR
Embora conte com serviços de transfer de bagagens, entre uma cidade e outra, o Caminho de Santiago de Compostela é uma experiência para praticar o desapego.
Por isso, tenha em conta que o peso desnecessário que você colocar em sua mochila será o mesmo que você terá que carregar, por mais de 30 dias.
A mochila não deve pesar mais do que 10% do peso do caminhante, ou seja, se você pesa 70 kg, seu limite recomendado é de 7 kg.

Na mochila, procure colocar duas peças de cada roupa (2 camisetas de poliéster, 2 calças, 2 roupas íntimas, 2 pares de meia etc.). Inclua também um saco de dormir, dois bastões de caminhada, um kit de primeiros socorros (analgésico ou anti-inflamatório e curativos), produtos de higiene pessoal (mas sem exageros!), canivete multiuso e um cantil.
Leve um tênis ou chinelo extra para o final do dia, nos albergues, e use botas específicas para trekking, durante as caminhadas. Mas não deixe para ser surpreendido, durante a travessia. Amacie os calçados, antes de viajar.
QUANTO
De acordo com a calculadora de gastos do site Consumer, o gasto médio diário, em albergues para peregrinos, é de 7 euros, totalizando 245 euros, entre Irun e Santiago de Compostela.
Se considerarmos gastos ocasionais como uso de lavanderia, possíveis remédios ou visitas a atrações turísticas, o valor sobre 1050 euros, uma média de 23 euros por dia.
O ‘Caminho do Norte’ em números

– Do País Basco a Galícia são 815 km de caminhada até Santiago de Compostela;
– A média de custos totais é de 1.200 euros;
– A hospedagem ao longo do caminho, em albergues exclusivos para peregrinos, custa em média 7,1 euros;
– No Caminho do Norte, há um povoado equipado com albergue, a cada 14,2 km;
– Segundo a página oficial da Oficina de Acogida al Peregrino de Santiago de Compostela, 237.886 peregrinos realizaram o Caminho de Santiago de Compostela, em 2014. Desse total, 45,98% eram mulheres e 54,02%, homens;
– Mais da metade dos peregrinos (55,39%) tinham entre 30 e 60 anos (também, segundo estatísticas de 2014);
– Os países que mais exportam peregrinos até Santiago de Compostela são Itália (16,29%), Alemanha (13,15%), Portugal (9,38%), Estados Unidos (9,32%), França (7,52%), Irlanda (4,04%), Reino Unido (3,54%) e Coréia (3,09%);
– O site Consumer lista 13 diferentes caminhos até Santiago de Compostela, incluindo a extensão até Fisterra (Camino Francés, Camino Aragonés, Camino Primitivo, Camino Vasco, Camino del Norte, Vía de la Plata, Camino Sanabrés, Camino Portugués, Camino Catalán por San Juan de la Peña, Camino Baztanés, Camino Inglés, Camino de San Salvador, Epílogo a Fisterra e Muxía)
(*fonte: Consumer)
LEIA TAMBÉM: “Espanha tem bar e restaurante dentro de lava vulcânica”
(*O Viagem em Pauta viajou a Espanha a convite do Escritório de Turismo da Espanha e da Iberia)
Possivelmente irei realizar a caminhada pelo ” Camino del Norte”, inciando em IRUN no início de Setembro de 2016, pelo tenho visto via internet, as paisagens saõ deslumbrantes e a estrutura de albergue é excelente. Espero absorver a cultura e a religiosidade que paira nesses pluebos a cidades para melhoria de minha mente e alma.
Alguém vai fazer o Caminho do Norte em meados de 2020 ?
Eu pretendo ir em Setembro de 2020. Porém começarei em Porto.
OI Flaviane Fernandes, eu vou fazer o Caminho do Norte desde Hondaribia / Irun à partir ou por volta de 15 de maio 2020. Dependendo sua data podemos ajustar a data certa.
Flaviano Fernandes, boa preparação física e mental ! Qual é o Caminho Português que escolheu ? O central via Ponte de Lima ou o via litoral via Vigo ou o Caminho via Caminha e depois vai pela via verde ao longo do rio Minho e depois prossegue pelo central ?
Olá. Estou pensando fazer o caminho em pricipio de junho. Já fiz o Caminho FRANCES, o PORTUGUES, e o Caminho de São Francisco na Itália ( extremamente dificil). Também fiz vários no Brail.
Olá Jorge Gilberto Klocner, você vai fazer de bike ou à pé ?
Eu jà fiz à pé e de bike em 2016 mais faria de novo. A princípio eu estou para fazer um Caminho de bike em meados maio e o mais cedo dia 8 de maio. Ano passado fiz o Caminho de La Plata e o Caminho Sanabres até Santiago tudo de bike.
Abraços.
Oi Marc
Estou me organizando para fazer o caminho do norte em maio/20
Não sei como comprar as passagens e saber certinho a logistica.
Pode me ajudar?
Gratidão
Consulte meus comentários anteriores à quem me pediu ajuda. Passagem Brasil – Madrid – Madrid -Aeroporto de San Sebastian. Inicie aí e consegue mapas grátis do Caminho em Hondaribia na oficina. Turismo que fica à 1 km à pé do aeroporto. Descanse um dia e sai o dia seguinte.
Acesse o site Gronze.es que tem todas as informações de pousadas, km, cultura …
Abraços.
Bom dia,
Estou querendo fazer o caminho do norte.A melhor logística para chegar em irun?
E daí Dinair Martins, estas avançando nas preparações?
Oi Marc……..
Estava tudo indo muito bem, até que a VIDA nos trouxe outro cenário.
Cheguei a comprar passagens.
Sairia do Brasil em 05/05/2020.
Agora só me resta aguardar que a VIDA me proporcione um cenário favorável.
Estou treinando no meu quintal, rssss.
Obrigada pelo carinho em responder……
Bom Caminho, sempre…….
Abs
Bom dia,
A melhor e mais segura opção é transferir a sua viagem para o ano que vem, 2021. Eu também estou apostando que as infra-estruturas e liberdades de movimento entre países não seja confortavelmente possível este ano.
Abraços Dinair Martins.
Pretendo fazer final de abril começo de maio.
Eu pretendo fazer em 2023, como foi a sua logística para chegar a Irun?
Possivelmente irei realizar a caminhada pelo ” Camino del Norte”, inciando em IRUN no início de Setembro de 2016, pelo tenho visto via internet, as paisagens saõ deslumbrantes e a estrutura de albergue é excelente. Espero absorver a cultura e a religiosidade que paira nesses pueblos a cidades, para melhoria de minha mente e alma.
Fiz à pé de mochila de 11 kg o Caminho do Norte da Espanha em 2015 desde Bilbao até Ribadeo em 3 semanas. Faltam 170 km para concluir. E um caminho de paisagens maravilhosas.
Fiz de bicicleta montain bike em maio deste ano 2016 o mesmo trecho so que cheguei em Santiago de Compostelas. Eramos um grupo de 3 pessoas.
Estou programando para dia 14 de maio 2017 fazer o Caminho do Norte desde Irun / San Sebastian à pé durante 10 dias e completar os 170 km dede Ribadeo até santiago que não pude terminar em 2015.
Se houver alguns(as) interessados(as) em me acompanhar programaremos com detalhes. Em todos os cvasos os preços dos albergues subiram e deve-se contar 10 à 15,00 Euros por noite em Albergues. Alguns tem que serem evitados como o de Santander preferindo uma pensão por 30,00 Euros à dividir com um companheiro.
Finalizo dizendo que fiz o Caminho Português desde Porto duas vêzes em 2014. Este camino não é tão bonito como o do Norte da Espanha mais sotive um dia de chuva, justamente o ultimo de Padron até Santiago !
Olá Marc
Comecei a me programar para fazer o Caminho do Norte em maio de 2017. Pretendo chegar em finisterre.
São as três coisas que já estão decididas… rs
Bom dia Regina,
Se necessitar documentos via e-mail de Bilbao até Santiago em relação à albergues, km, tem guias mais posso lhe envier por e-mail me forneçendo o seu e-mail. Estou atualmente preparando o Caminho do Norte de Irun até Bilbao.
Por favor, eu vou agora Abril/2020 fazer o caminho do norte de Bilbao ate Compostela (eu espero), pode me enviar este material? [email protected] = Gratidao
Regina, para obter todas as informações do Caminho que vai percorrer, veja o site http://WWW.gronze.com que tem tudo ali !
Mensagem para Regina.
Olà, Regina! esta mais do que confirmado a minha ida de Irun até Bilbao dia 9 de janeiro 2017. Minha saida de avião da Suiça dia 08 de maio estarei em IRUN.
Mande noticias !
bixo…vc nao disse q o caminho do norte é horrivel no inverno? e ainda assim vai?
Pois não Paulo Roberto, eu posso lhe ajudar sim. Quanto tempo tens para fazer o Caminho do Norte ? Quando pretende ir ? Eu fiz a sua vezes em Maio.
Aguardo tuas necessidades em detalhes.
Olá Luiz CArlos,
Concluí o caminho frances em Maio e pretendo realizar o Caminho do Norte em Set 17. Caso seja esta sua primeira caminhada, não tenhas dúvida, será enriquecedora. Quando voltares reporte sobre sua jornada 16. Buen Camino!
Boa tarde Mário, tudo bem?
Meu nome é Luis Carlos, terminei o Caminho Francês recentemente e não vejo a hora de voltar Rs. Tenho lido a repeito do Caminho do Norte e me fascina a idéia de fazer ano que vem ou no máximo em 2018. Vc é de onde??
abs
Não tenha duvida Luis Carlos. A caminhada é fascinante, esplêndida e este ano novamente em setembro fui de carro levar minha espôsa para ver o caminho que fiz à pé e de bicicleta VTT. Veja meus comentarios acima. Em setembro o mar é frio, não pude tomar banho e o tempo instavel. O melhor é inicio de junho até 05 de setembro.
Olá, irei fazer esse caminho by Bike de 27 Maio a 4 Junho, havemos de nos cruzar. Eu (obelix e o asterix), nos veremos e partilharemos um calice de vinho de porto que vamos destribuindo pelos “pé”regrinos que cruzamos.
Bom camino !
Bom caminho para vocês!!!
Bom Camino Nuno Oliveira, se começar em Irun de Bike certamente me cruzarà pelo caminho à não ser algumas partes impraticaveis de bike; então sua opção serà pela carretera. 15 de maio começo em Irun.
Olá !
Vamos começar em Irun sim, e as partes impraticaveis são o nosso verdadeiro desafio ! Somos (2) muito doidos, mas com sentido. Qd vir dois bicigrinos com a Bandeira Portuguesa, receba-nos, temos um vinho do Porto a distribuir por todos os que nos cruzamos. Vai dando noticias, não vejo a hora !!!
Nos levamos as bikes empacotadas, fizemos uns sacos e vamos de bus/train e regresso igual. Elas, as bikes tb são nossas companheiras de sofrimento.
Nuno Oliveira, como foi a sua peregrinação de bike pela costa norte ? Teve problema para colocar as bikes em ônibus ? Qual cia ? Obrigado.
Marc Klausener – A viagem pelo caminho do Norte é muito bem conseguida de bike, recomendo a app “buen camino”, configurada para bike.Muita praia, sâ convivio, natureza, cidra… “Onibus”-autocarro, desde que embaladas(fiz um saco com fecho)com rodas desmontadas, não tem problema, 2 bikes por veiculo. Usamos a Alsa.
Bom dia,
Estou programando ir na segunda quinzena de junho e fazer o caminho norte pela costa e de bike. Alguém pode me dizer se é possível fazer de bike?
Thomas, é possível, sim. E as regras são as mesmas para quem vai caminhando.
Olà Nuno Oliveira,
Aluguamos meu amigo, meu sobrinho e eu as bicis VTT na Bicigrino.com. Foi perfeito, entregaram nos no local aonde iniciamos a viagem e uns problemas de regulagem na mudança das marchas no meio do caminho; pagaramos os custos em uma bicicletaria em Gijon sem problema. So pegamos duas horas de chuva fina 80 km antes da chegada em Santiago em maio 2016.
Como foi a sua peregrinação ?
Fiz o Caminho do Norte em 2013. As paisagens são fantásticas, mas ele não é tão bem sinalizado como o Caminho Francês. Tem-se que tomar cuidado. Cheguei a andar mais de dois kilômetros errado descendo montanha e tive que subi-la depois.
Fiz o Caminho do Norte em julho de 2014 e pude constatar como é imprescindível levar um bom guia uma capa de chuva um par de tênis que seca rápido É espetacular com paisagens fantásticas rompepiernas de tirar o fôlego e que nos faz renovar a fé de que tudo é possível e 900 km nada mais é do que um passo à mais é um passo à menos a Santiago
Gostaria de saber se alguem fez o caminho do Norte no Inverno.
Amigos, fiz de bike o caminho francês, no final de abril e inicio de maio 2016, quase morri de frio!!! Pretendo fazer o caminho do norte no ano que vem, provavelmente em outubro. Gostaria de saber de vocês como é o clima nesta época?
Caminho do Norte é péssimo fazê-lo em outubro, novembro até março. Muito frio, muitos albergues fechados, muita chuva e neblina, frio, albergues não ou pouco aquecidos, etc ….
Marc, obrigado pela dica! Este ano fiz a Estrada Real (Diamantina a Paraty), mas estou programando para junho de 2018, em fazer de bike o Caminho do Norte e o Caminho Português, saindo de Irun até Lisboa.
Terminei em maio 2017 a pes o camino do notre que hava parado em Ribadeo. Além disto accrescentei o percurso Irun a Bilbao que sao uns 150 km. Foi un pouco mais difficil mais vale a peina em uma sema a.
Bom dia,
Estou programando ir na segunda quinzena de junho e fazer o caminho norte pela costa e de bike. Alguém pode me dizer se é possível fazer de bike?
Vai sem mêdo Thomas Perlaky, fiz o ano passado com meus 66 anos e outra pessoa de 63 anos e outra de 30 anos de bike desde Comillas até Santiago de Compostela. 500 km 15 dias. O trajeto mais bonito é até Ribadeo porquê vai pela costa.Desde Arzua são retas infinitas e pode tranquilamente fazer 70 km – 80 km em um dia (se não chover)
Olá estou interessada em fazer caminho frances , saida dia 14/03 de bike. Alguem sabe de dizer se é possivel, devido ao clima?
Obrigada.
Já fiz o Caminho Francês algumas vezes, mas eu queria muito fazer o do Norte. Pelo visto é muito bonito, e ainda frequentado por peregrinos, não turigrinos. Parabéns pelo artigo, deu vontade de estar no Caminho!
Sabem se é possível fazer acampamento selvagem durante o trajeto?
É possível. Fiz uma parte do Francês em 2015 e passei por alguns peregrinos dormindo de barraca, todos eles ciclistas.
Olá! Sou Licia, tenho 56 a e já fiz o caminho duas vezes. Um em 2014 pelo caminho francês saindo de San Jan e o outro caminho português saindo do Porto, agora no mês de julho de 2018.Sinto -me tão realizada qdo estou fazendo o Caminho! Ele fez parte de mim. A gratidão por ter conhecido o caminho rum à Santiago é imensa. Pertenço ao caminho, ele faz parte de mim.
Licia, sour Marc klausener e terminei em agosto de fazer o Caminho Francês de bicicleta desde Le Puy en Velay na França. São 1515 km. Não gostei da parte de Sarria para Santiago, tem demais turisgrinos que passeiam de micro-onibus e pedem nos hoteis e nos bares do caminho o selo.
Ano que vem pretendo à partir de 16 de julho 2019 fazer o Caminho do Norte pela 3° vez. Desta vez sairei de Saint Jean Pied de Port e atravessarei o Pais Basco até Irun e dai em diante seguirei pelo Caminho do Norte.
OI Sr Helio Jr.
En fiz duas vêzes o Caminho do Norte. A primeira vez em 2016 iniciei à pé em Bilbao com mais duas pessoas, um sobrino e um françês.Quando chegamos em Comillas haviamos previamente contratado pela Bicigrino.com iniciar ali de bike. Fomos sem problemas, não choveu, tivemos apenas em Ribadeo céu coberto. Foi simplesmente genial ! Outre vez fiz à pé desde Irun também em maio 2017 e não choveu. Nas praias a agua é fria !!!!
Ano que vem apos 16 de julho vou fazer de novo o caminho do Norte de bike, mais desta vez de bike eletrica ! Tenho 69 anos. Boa viagem e não vai se arrepender !
Olá, ir fazer o caminho do norte em maio é uma boa em relação ao clima? Farei de bike saindo de Irun.
Desde já grato!!!
OI Sr Helio Jr.
En fiz duas vêzes o Caminho do Norte. A primeira vez em 2016 iniciei à pé em Bilbao com mais duas pessoas, um sobrino e um françês.Quando chegamos em Comillas haviamos previamente contratado pela Bicigrino.com iniciar ali de bike. Fomos sem problemas, não choveu, tivemos apenas em Ribadeo céu coberto. Foi simplesmente genial ! Outre vez fiz à pé desde Irun também em maio 2017 e não choveu. Nas praias a agua é fria !!!!
Ano que vem apos 16 de julho vou fazer de novo o caminho do Norte de bike, mais desta vez de bike eletrica ! Tenho 69 anos. Boa viagem e não vai se arrepender !
Olá, pretendo fazer o caminho do norte em setembro de 2019, como é o caminho em relação aos albergues?
Desde já grata!!!
Bom dia. Estou em São Paulo está semana.
Em relação aos albergues não há problemas em setembro.
Abraços e bom Camino.
Ola Marc!! Poderia me dar mais informaçoes do caminho do Norte .. dificuldade? Qual é o melhor roteiro ? Ou um aplicativo?
Mensagem para Maria: para a sua informação a Associação ” bikelinebrasil.br” pode lhe dar mais informações.
Marc, poderia nos informar sobre o transporte de mochilas no caminho
Do Norte ? Como funciona?
Não tive chuva em 2017 e em 2016 nos mêses de maio.
Mensagem para Maria: veja todas as informações no site : caminho-de-são-tiago.consumer.es
Ola vou fazer o caminho via costa norte na metade de junho de 2019. Vou de bike. Estou me batendo para fazer o roteiro, pois vou faze-lô no prazo de 12 a 14 dias. Se puder me ajudar, pois fiz o roteiro via google maps e o que mais em indica é via N-634, o que é asfalto. queria fazer por ruas não tão movimentadas. Se puder me dar uma dica eu agradeceria muito. Abraços. Sou de Curitiba – Paraná – Brasil
Bom dia! Já fiz o caminho francês e é simplesmente mágico! Agora estou a planear fazer o caminho do norte mas com início em Hendaye (França) que é o início alternativo. Mas estou com algumas dificuldades na organização e planeamento. Pois sempre que procuro o caminho do norte aparece sempre com ínicio em Irún que é o início clássico. Assim como fazer a deslocação para Hendaye, queria saber qual o aeroporto mais perto!Alguém me pode ajudar!?
Oi Raquel Lima, O aeroporto de São Sebastian é de fato em Hondaribia. Um bus pode te levar do aeroporto até a fronteira Irun / Hendaye.
Eu viajei de avião do aeroporto de Madrid até o aeroporto de São Sebastian que na verdade fica a pista ao lado da cidade de Hondaribia. Eu não quebrei a cabeça começando em Irun / Hendaye mesmo. Jà cheguei no meio da tarde e pousei em Hondaribia na praça principal tem o Oficio de Turismo e jà selei minha compostela ai. Tenha uma boa peregrinação ! Eu vou fazer o Caminho do Norte de novo desde Hondaribia final de junho 2019 e espero ter um bom tempo ensolarado para aproveitar das praias. Quem sabe a mesma época que tu. Buon Camino.
Boa noite Marc,
Fiz o Caminho de Santiago em abril/2009 saindo de SJPP, como esse ano vai fazer 10 anos estou pretendendo comemorar fazendo o Caminho do Norte. Comecei a procurar informações a respeito e achei suas dicas sobre o caminho muito interessantes e com a sua experiência gostaria de saber se poderia contar com a sua boa vontade em fornecer alguns detalhes do caminho. No aguardo de sua resposta é desde já, grato pela atenção.
Pois não Paulo Roberto, eu posso lhe ajudar sim. Quanto tempo tens para fazer o Caminho do Norte ? Quando pretende ir ? Eu fiz a sua vezes em Maio.
Aguardo tuas necessidades em detalhes.
Ola Mark, vou fazer o caminho via costa norte na metade de junho de 2019. Vou de bike. Estou me batendo para fazer o roteiro, pois vou faze-lô no prazo de 12 a 14 dias. Se puder me ajudar, pois fiz o roteiro via google maps e o que mais em indica é via N-634, o que é asfalto. queria fazer por ruas não tão movimentadas. Se puder me dar uma dica eu agradeceria muito. Abraços. Sou de Curitiba – Paraná – Brasil
Olá Vilmar, aconselho a app Buen Camino, compra o itenerário caminho Norte, configuras para Bike e tudo fica muito fácil em termos de itenerário, alojamentos, etc.. Tenho usado e é fantastico, recomendo. De Gijon a Santiago fazer essa estrada ao lado muito… Inicio de Junho tb ando no caminho primitivo.
Mensagem para Vilmar Chequeleiro, o aplicativo bien camino te ajudará muito. Em seguida os ofícios de turismo te fornecerão mapas detalhados e nos albergues de peregrinos também terá informações e conselhos de bike para os teus próximos 60 – 70 km.
De fato, em 12 dias da para fazer o percurso desde Bilbao. Porém, vaí ser puxado.
Muitas vezes poderá pegar o mesmo caminho feito pelos peregrinos desde que tenha uma mountain bike. Levará mais tempo do que pela N634. Muitas vezes você andando na N-634 encontrará / enxergará peregrinos caminhando a 50 metros e você pode pegar o Caminho que estão percorrendo. Leva mais tempo porque a sua velocidade será inferior e será que chegará em terminar em 12 dias ? Faça um misto como eu fiz segundo a topografia e teu tempo disponível para concluir a tua etapa do dia. Lembre que é mais importante curtir o Caminho do que uma competição esportiva.
Bom planejamento e não deixa de ser uma aventura.
Obrigado Marc pelas dicas. Um grande abraço
Estou em São Paulo está semana. Qualquer informação eu posso dar sobre o Caminho.
Mensagem para Maria,
Se você começar em Irun, o primeiro dia será difícil pois tem uma montanha a subir desde Hondaribia até São Sebastian. Quem vai de bike tem flechas indicando como contornar os morros desta 1a etapa. Veja no site Eurasie.es tem muitas informações sobre topografias de cada Caminho que queira realizar. Na oficina de turismo você ganha mapas detalhados da região e pode perguntar de viva voz.
A parte do Caminho mais plano seria à partir de Bilbao como eu ja fiz de bike com meu sobrinho e um amigo da Franca. Qualquer informação eu estou em São Paulo na Vila Clementina e poderia ser de viva voz. Pretendo passar na Associação dos Peregrinos na Vila Mariana.
Gostaria de confirmar se realmente existe albergue a cada 14km …
Olá e bom caminho.
Se fores fazer o caminho a pé, melhor apontar para final de Maio, pois as chuvas são intermináveis.
Mensagem para Vilmar Chequeleiro, o aplicativo bien camino te ajudará muito. Em seguida os ofícios de turismo te fornecerão mapas detalhados e nos albergues de peregrinos também terá informações e conselhos de bike para os teus próximos 60 – 70 km.
De fato, em 12 dias da para fazer o percurso desde Bilbao. Porém, vaí ser puxado.
Muitas vezes poderá pegar o mesmo caminho feito pelos peregrinos desde que tenha uma mountain bike. Levará mais tempo do que pela N634. Muitas vezes você andando na N-634 encontrará / enxergará peregrinos caminhando a 50 metros e você pode pegar o Caminho que estão percorrendo. Leva mais tempo porque a sua velocidade será inferior e será que chegará em terminar em 12 dias ? Faça um misto como eu fiz segundo a topografia e teu tempo disponível para concluir a tua etapa do dia. Lembre que é mais importante curtir o Caminho do que uma competição esportiva.
Bom planejamento e não deixa de ser uma aventura.
Muito obrigada Marc pelas dicas, um abraço.
Olá Marc, eu sou do Rio Grande do Sul, vamos em quatro amigas fazer o Caminho do norte em 02 de setembro de 2019…se for possível fazer um relato da tua experiência sobre o caminho do norte, tem muitos peregrinos nesta época?precisa fazer reserva nos albergues? o caminho é seguro?
Também estou indo fazer o Caminho do Norte desde Irun partir de 01 de setembro de 2019,céu em sabe não nos encontramos. Buen Camino!!!
Mensagem valida para Antônio Gilson e Maria
Mensagem para Maria,
Se você começar em Irun, o primeiro dia será difícil pois tem uma montanha a subir desde Hondaribia até São Sebastian. Quem vai de bike tem flechas indicando como contornar os morros desta 1a etapa. Veja no site Eurasie.es tem muitas informações sobre topografias de cada Caminho que queira realizar. Na oficina de turismo você ganha mapas detalhados da região e pode perguntar de viva voz
Olà Maria, acabo de chegar na Suiça vindo de Porto Alegre !!!
O caminho do Norte não tem muitos peregrinos. Não é necessario reservar albergues.
No inicio em Irun (Espanha) até Bilbao é montanhoso mais não é tão dificil quanto o caminho Francês em Algumasd partes como o Alto do Perdão, O Cebreiro, a Cruz de Ferro.
Se a primeira parte te pareça dificil (de Irun até San Sebastian), não desanime porquê depois da subida tem uma longa descida. Em seguida são pequenas subidas, passagens planos por belissimos campos. De Bilbao até Llanes tudo é plano passando por pequenos morros que levam de uma praia para a outra com vistas espetaculares. Tomar banho de mar ? Eu so consegui algumas vêzes mais a agua é fria apesar do sol em Maio. Acredito que em setembro tenha mais chances temperaturas como em Torres no mês de abril.
Em Santander procure não dormir no albergue dos peregrinos porquê é apertado, muito proximo da rua movimentada. Foi um dos piores albergues junto com o de San Vicente de la Barqueira e o ao lado da Estação de trem de Llanes. Todo caminho de Santiago de compostela é seguro. Nunca andarà sozinha, sempre de perto ou ao teu lado encontrara pessoas que lhe dara segurança, companheirismo tudo sem compromisso.
Para mim, de todos os caminhos que percorri, (leia minhas respostas à outras(os) peregrinos é o mais bonito.
Mensagem para Maria,
Se você começar em Irun, o primeiro dia será difícil pois tem uma montanha a subir desde Hondaribia até São Sebastian. Quem vai de bike tem flechas indicando como contornar os morros desta 1a etapa. Veja no site Eurasie.es tem muitas informações sobre topografias de cada Caminho que queira realizar. Na oficina de turismo você ganha mapas detalhados da região e pode perguntar de viva voz
Maria acabo de voltar de Porto Alegre hà 2 dias ! Estou na Europa, Suiça.
O Caminho de Santiago é seguro. Além disto serão 4 peregrinas para apoiar moralmente. deixe-me teu WhatApp que lhe darei detalhes do Camino del Norte.
Abraços
Maria, poucos peregrinos, não é necessario reservar albergues, paisagens lindissimas.
Oi Maria e amigas,
Não tem muita gente no caminho do Norte. Não precisa fazer reserva, o Caminho e seguro.
Se me aceitarem eu vou com vocês!
Sim, Marc vamos começar por San Sebastian dia 30 de agosto.Abraços
atenciosamente
Você é a Maria Lídia inscrita e com mensagem aqui no site ?
Eu só tenho disponibilidade de viagem à partir do dia 4 de setembro. Mais não tem problema, vão firme que não estarao sozinhas no caminho.
Sim, Marc vamos iniciar por San sebastian dia 30 de agosto.
Sim, Marc vamos iniciar o caminho por San sebastian dia 30 de agosto.
Sim, Marc vamos iniciar por San Sebastian dia 30/08/2019.
Maria e companheiras , já estão saindo do Brasil e começam que dia é desde aonde o Caminho. Gostaria de me juntar à vocês desde Bilbao.
Estarei saindo no dia 01 de setembro de 2019 para fazer o Caminho do Norte desde Irun. Onde posso encontrar um Mapa do percurso com a topografia pois me disseram que existem muitos morros.
Mensagem para Maria,
Se você começar em Irun, o primeiro dia será difícil pois tem uma montanha a subir desde Hondaribia até São Sebastian. Quem vai de bike tem flechas indicando como contornar os morros desta 1a etapa. Veja no site Eurasie.es tem muitas informações sobre topografias de cada Caminho que queira realizar. Na oficina de turismo você ganha mapas detalhados da região e pode perguntar de viva voz
Marc, poderia nos informar sobre o transporte de mochilas no caminho
Do Norte ? Como funciona?
Bom dia!!!
Pretendo fazer o caminho norte e gostaria de saber onde posso encontrar um folheto, guia ou algo parecido com indicações dos albergues neste trajeto.
Grata
Neide
Olá. Tenho 60 anos e estou querendo fazer o caminho pelo norte , gostaria de saber o grau de dificuldade e se tem albergue ou pousadas no caminho
Bom dia Marc, tudo bom?
Eu e minha esposa estamos querendo realizar o caminho em Julho de 2020. Gostamos muito do Caminho do Norte porém temos apenas 15 dias e vamos fazer a pé. Consegue nos auxiliar sobre onde podemos começar para fazer nessas duas semanas. Obrigado!
Tudo bom Mauricio.
O calculo dos dias de caminhada é facil : possui 815 km de extensão e 32 paradas, entre Irún, no País Basco, e a cobiçada Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia. Se pensas fazer apenas 15 dias com chegada em Santiago deve sair de Gijon com um dia à mais em caso de chuva ou de visitarem As Catedrales em Ribadeo.
26 Gijón – Avilés 25 km
27 Avilés – Muros de Nalón 23,5 km
28 Muros de Nalón – Soto de Luiña 15,5 km
29 Soto de Luiña – Cadavedo 18,4 km
30 Cadavedo – Almuña (Luarca) 16,6 km
31 Almuña (Luarca) – La Caridad 32 km
32 La Caridad – Ribadeo 22 km
33 Ribadeo – Lourenzá 27,8 km
34 Lourenzá – Abadín 27 km
35 Abadín – Vilalba 20 km
36 Vilalba – Baamonde 20,6 km
37 Baamonde – Sobrado 40,3 km
38 Sobrado – Arca O Pino 37,7 km
39 Arca O Pino – Saint-Jacques-de-Compostelle 20,1 km
Mande para mim de Santander a Gijon, pode ser?
Grata,
Márcia
26 Gijón – Avilés 25 km
27 Avilés – Muros de Nalón 23,5 km
28 Muros de Nalón – Soto de Luiña 15,5 km
29 Soto de Luiña – Cadavedo 18,4 km
30 Cadavedo – Almuña (Luarca) 16,6 km
31 Almuña (Luarca) – La Caridad 32 km
32 La Caridad – Ribadeo 22 km
33 Ribadeo – Lourenzá 27,8 km
34 Lourenzá – Abadín 27 km
35 Abadín – Vilalba 20 km
36 Vilalba – Baamonde 20,6 km
37 Baamonde – Sobrado 40,3 km
38 Sobrado – Arca O Pino 37,7 km
39 Arca O Pino – Saint-Jacques-de-Compostelle 20,1 km
E a partir de Santander, você tem? Por favor?
Grata
Márcia Salvador-Bahia
E aí Maurício Hudzinski fez o Caminho do Norte ? Como foi ?
OLA!!! TUDO BEM??
ESTO ME PROGRAMANDO PARA FAZER O CAMINHO INICIANDO EM SETEMBRO ATÉ OUTUBRO (MÉDIA EDE 45 DIAS). NESSA ÉPOCA DO ANO É MELHOR FAZER O CAMINHO CLÁSSICO FRANCES OU O CAMINHO DO NORTE? ADORARIA SABER SUA INDICAÇÃO. OBRIGADA!!!!
Olá Natália,
No caminho francês saindo de Saint Jean Pied de Port terá que se informar na associação de peregrinos sobre a meteorologia e os seus riscos. E a parte mais difícil para quem começa o Caminho Francês.
O Caminho do Norte costuma nesta época ser com tempo nublado.
Ola , estou me preparando para o camino mas ainda tenho em aberto duas possibilidades de rotas , portuges ou do norte , alguem saberia me dizer onde posso obter mais informacoes sobre ambas rotas
gracias e queda-te con salud y a casa
Alguém pode me mandar a tabela das cidades, a partir de Santander, com a quilometragem de cada dia?
Ex: Santander———-Santillena del Mar ————40km
( e a opção mais curta? )
Gostaria de uma tabelinha e não estou encontrando. Agr4adeço muito se alguém poder me mandar.
[email protected]
http://Www.caminodesantiago.consumer.es. Etapa 14
http://Www.gronze.es
Qual a opção para quem só tem 10 dias ou seja uma caminha de 7 dias. Estou me programando para ir em 2021
Saída de Ribadeo até Santiago de Compostela são 7 dias de Caminhada.