Confira atrações gratuitas da avenida Paulista, aberta para ciclistas e pedestres, aos domingos

Após a inauguração de novos trechos de ciclovia, nos últimos meses, a mais paulista das avenidas acaba de ganhar mais uma opção de lazer, entre as atrações gratuitas da avenida Paulista.
A Prefeitura de São Paulo anunciou que, desde o último dia 18 de outubro, a avenida Paulista será aberta todos os domingos a pedestres e ciclistas, das 9h às 17h.
O projeto chamado de ‘Rua Aberta’ terá a avenida como uma das primeiras vias da cidade que deverão ser abertas, aos domingos. Segundo informou a própria Prefeitura, regiões periféricas também serão abertas aos ciclistas e pedestres como a avenida Luiz Gushiken, em M’Boi Mirim, e um trecho da rua Benedito Galvão, altura da Praça Albino Francisco de Figueiredo, em Aricanduva, na Zona Leste.

foto: Leonardo Aguiar/Flickr-Creative Commons
foto: Leonardo Aguiar/Flickr-Creative Commons

O acesso dos moradores locais às residências estará garantido, além do acesso a todos os hospitais das áreas fechadas.
Os moradores serão acompanhados por agentes da CET até a primeira esquina onde possa haver a conversão e terão que respeitar a velocidade máxima de 10 km/h. Com relação aos hospitais, a maioria dos acessos será por ruas transversais, e no caso do Santa Catarina e do Clube Homs, haverá faixa de acesso exclusiva.
LEIA TAMBÉM: “Conheça 7 hostels descolados de São Paulo”
Confira outras atrações gratuitas da avenida Paulista:

ARTES

⇒ Casa das Rosas
Localizado no início da avenida, próximo ao Shopping Pátio Paulista, esse centro cultural dedicado à literatura funciona em um casarão em estilo clássico francês, construído pelo arquiteto Ramos de Azevedo, em 1935.

foto: Wikimedia Commons
foto: Wikimedia Commons

Além de exposições literárias, o local conta também com cursos, oficinas de criação e crítica, palestras, ciclos de debates, saraus e espetáculos teatrais. Confira programação.
Destaque para o belo jardim de rosas que pode ser vista na entrada da avenida Paulista, considerado um dos mais belos da cidade.
SAIBA MAIS
Av. Paulista, 37
Tel.: (11) 3285-6986 / 3288.9447
De terça a sábado, das 10 às 22h; domingo e feriado, das 10 às 18h
www.casadasrosas.org.br

 
⇒ Itaú Cultural
Inaugurado em 1987 como centro de pesquisa e produção artísticas relacionadas a diversos segmentos culturais, o Itaú Cultural oferece ampla programação com atividades gratuitas como cursos, exposições e espetáculos cênicos e musicais.
Destaque para projetos em diferentes segmentos artísticos como o Rumos e sua diversificada midiateca com documentos, livros, filmes, periódicos, CDs e DVDs que podem ser consultados no local.
SAIBA MAIS
Avenida Paulista, 149
Tel.: (11) 2168-1777 / 2168 1776
De terça a sexta, das 9h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
novo.itaucultural.org.br

 
⇒ Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso
Há anos, o clássico número 1313 da Paulista é conhecido por suas longas filas para retiradas de ingressos para as excelentes produções que se apresentam no local.
Projetado pelo modernista Paulo Mendes da Rocha, esse centro cultural é formado pela Galeria de Arte do Sesi-SP, pelo Teatro do Sesi e pelo Espaço Mezanino, onde acontecem espetáculos teatrais e de dança, shows, projeção de filmes, exposições artística e multimídia.
SAIBA MAIS
Av. Paulista, 1313
Tel.: (11) 3528-2000
www.sesisp.org.br

 
⇒ MASP
Considerado um dos mais importantes da América do Sul, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das atrações mais visitadas de São Paulo e abriga um acervo tombado pelo IPHAN com cerca de oito mil peças assinadas por nomes como Botticceli, Portinari, Di Cavalcanti, Monet, Picasso, Renoir e Van Gogh.
foto: Gustavo Gomes/FLICKR-Creative Commons
foto: Gustavo Gomes/Flickr-Creative Commons

Idealizado pelo jornalista Assis Chateaubriand e pelo crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi, em 1947, o museu é conhecido pelo arrojado projeto suspenso por quatro colunas, sobre um vão livre, obra de Lina Bo Bardi.
O museu oferece entrada gratuita todas às terças, durante o dia todo, e às quintas-feiras, a partir das 17h. Destaque também para a feira de antiguidades que acontece aos domingos, no vão livre do MASP.
SAIBA MAIS
Avenida Paulista, 1578
Tel.: (11) 3149-5959
De terça a domingo, das 10h às 18h; quinta-feira, das 10h às 20h
masp.art.br

 
⇒ Espaço Cultural Citi
Visitada por cerca de 50 mil pessoas, mesalmente, essa galeria foi inaugurada em 2005 e já abrigou exposições de artistas como Fernando Pacheco, Luis Martins, Taísa Nasser, Romero Britto, Antonio Peticov e Maurício de Sousa.
SAIBA MAIS
Av. Paulista, 1111
De segunda a sexta, das 9 às 19h; sábado, domingo e feriado, das 10 às 17h
www.citibank.com.br

 
⇒ Conjunto Nacional
Endereço de salas de cinema e das concorridas lojas da Livraria Cultural, esse edifício foi inaugurado em 1958 e ficou conhecido por abrigar uma cúpula geodésica de alumínio e pelos jantares dançantes do restaurante Fausano, que funcionava no local, por onde passaram nomes como o cantor de jazz Nat King Cole e a atriz alemã Marlene Dietrich.
Desde 1997, o local abriga o Espaço Cultural Conjunto Nacional que funciona nos corredores do edifício, com exposições de diversos artistas plásticos.
SAIBA MAIS
Avenida Paulista, 2073
O térreo está aberto ao público de segunda a sábado, das 7h às 22h; domingo e feriado, das 10h às 22h
www.condominioconjuntonacional.com.br

 
⇒ Instituto Cervantes
Criada pelo governo espanhol para promoção e ensino da língua e da cultura da Espanha e dos países hispanofalantes, essa instituição com sede em São Paulo oferece programação com atividades culturais como apresentações de música, literatura e exposições de arte e fotografia.
O local é formado por uma sala de exposições, auditório e biblioteca.
Um dos destaques da programação fixa é o ciclo Guitarrísimo, no qual intérpretes espanhóis e hispano-americanos apresentam repertório de violão dos países hispânicos com instrumentos que vão da vihuela (viola de mão) até o violão contemporâneo.
SAIBA MAIS
Av. Paulista, 2439
Tel.:(11) 3897-9600
De terça a sexta, das 14h ás 21h30; sábado, das 9h às 15h
saopaulo.cervantes.es

ESPORTES

⇒ Parque Trianon
Antigo belvedere com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, frequentado pelos intelectuais paulistanos, nas décadas de 20 e 30, esse parque de 48,6 mil m² abriga vegetação remanescente da Mata Atlântica e conta com uma trilha de 600 metros de extensão, playgrounds e aparelhos de ginástica.
Oficialmente conhecido como Parque Tenente Siqueira Ramos, em homenagem ao militar e político brasileiro que participou da Revolta Tenentista de 1924, o nome popular Trianon se deve à existência do antigo Clube Trianon que, até meados dos anos 1950, funcionou onde hoje está o Masp.
SAIBA MAIS
R. Peixoto Gomide, 949 (altura do nº 1700 da Av. Paulista)
Tel.: (11) 3253-4973 / 3289-2160
Diariamente, das 6h às 18h
⇒ Parque Mário Covas
Com mais de 5.300 m², essa área verde da avenida Paulista se localiza no jardim da antiga residência Vila Fortunato, de propriedade da família Thiollier, demolida em 1972.Inaugurado em 2010, o Parque Prefeito Mário Covas e conta com um paraciclo, sanitários e uma Central de Informação Turística Paulista, administrada pela SPTuris, empresa de turismo e eventos da cidade de São Paulo.
 
SAIBA MAIS
Av. Paulista, 1853
Diariamente, das 7h às 18h
Tel.: (11) 3289-2160
⇒ Tour guiado de bicicleta
O Bike Tour SP é um passeio de bicicleta gratuito, cujo ingresso é a doação de 2kg de alimento não perecível que são direcionados para o Núcleo Assistencial Bezerra de Menezes, que conta com quatro roteiros temáticos pelas ruas da cidade: Centro Histórico, Avenida Paulista, Parque Ibirapuera e Avenida Faria Lima.
A avenida Paulista é uma das rotas dos passeios gratuitos de bicicleta que acontecem, nos finais de semana, em São Paulo (foto: Bike Tour SP/Divulgação)
A avenida Paulista é uma das rotas dos passeios gratuitos de bicicleta que acontecem, nos finais de semana, em São Paulo (foto: Bike Tour SP/Divulgação)
O percurso tem duração média de 1h15 e as bicicletas, coletes e equipamentos de segurança são fornecidos pelo projeto. Na avenida Paulista, as paradas são em atrativos como a Casa das Rosas, MASP e o Conjunto Nacional.
(* com informações da Prefeitura de São Paulo)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*