Obra rara sobre viagens de Mário de Andrade é relançada, em São Paulo

Em 12 de novembro, Mário de Andrade voltou a contar sobre suas viagens.
A obra ‘O Turista Aprendiz’, de Mário de Andrade, foi relançada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP, apoiados pela Fundação Vale.
Escrita em forma de diário, com informalidade, humor e elevada percepção para o inusitado, a obra narra duas viagens do escritor.
A primeira, em companhia da aristocrata do café e mecenas dos modernistas Olívia Guedes Penteado, sua sobrinha Margarida Guedes Penteado e da filha de Tarsila do Amaral, pintora do célebre Abaporu, Dulce do Amaral Pinto. Durante três meses, a partir de maio de 1927, a comitiva seguiu do Rio de Janeiro a Iquitos, no Peru, navegando pelos rios Amazonas, Solimões e Madeira.
LEIA TAMBÉM: “Cidade de Goiás: na casa de Cora Coralina”
foto: Divulgação
foto: Divulgação

Na segunda viagem, Mário de Andrade parte sozinho para o Nordeste, em novembro de 1928, onde permanece até fevereiro do ano seguinte e é recebido, entre outros, por Ascenso Ferreira, Jorge de Lima, Cícero Dias e Câmara Cascudo. O contato com a floresta e com o sertão, com os diversos tipos humanos e manifestações culturais, a religiosidade, os folguedos, as danças, as músicas, quase sempre impregnadas de sincretismo e superstição, causam nele grande impacto, consolidando uma visão de nacionalidade abrangente em oposição às concepções da época.
foto: Divulgação
foto: Divulgação

Considerado um dos mais importantes livros de relatos de viagem do Brasil, o livro poderá ser conferido em evento realizado na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo.
A edição foi preparada pelas professoras Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP).
A edição dos diários textuais de ‘O Turista Aprendiz’ chega acompanhada do CD-Rom dos diários de Mário de Andrade fotógrafo, formado por imagens e legendas que também narram as duas viagens, além do documentário de Luiz Bargmann, ‘A Casa do Mário’, exibindo facetas do cotidiano do escritor, o outro lado do viajante.
LEIA TAMBÉM: “Confira casas de escritores brasileiros que viraram museus”

CONFIRA IMAGENS

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

  • foto: Divulgação
    foto: Divulgação

SAIBA MAIS
Lançamento do livro ‘O Turista Aprendiz’
12 de outubro, às 20h
Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo)
ww2.prefeitura.sp.gov.br/mariodeandrade/
portal.iphan.gov.br

* fonte: IPHAN

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*