
Vai ser difícil deixar para trás o cenário mais exibido do litoral sul da Bahia, mas esse roteiro de 11 km, entre a Praia do Espelho, o nome fantasia da Praia do Curuípe, e Caraíva é um dos mais fotogênicos da linha abaixo de Porto Seguro.
A primeira é a sofisticação seletiva que cobra para ficar em bares em frente ao mar, mas tem uma baía em forma de ferradura que represa águas mornas e tranquilas. Já a segunda é o cenário selvagem que parece da época em que Cabral aportara por aquelas bandas, em 1500.
Caraíva é a Bahia que não deixa a gente querer voltar para casa; que nos convida caminhar por ruas estreitas de areia que beira o rio e risca o casario colorido de fachadas simples e eletricidade subterrânea, recém-chegada à região, uma solução exigida pela população local que trocou o ronco dos geradores pela invisibilidade dos cabos de luz enterrados, há 6 anos.
LEIA TAMBÉM: “25 praias brasileiras que você não deve deixar de conhecer neste verão”

Carros não entram ali, que devem ficar estacionados em Nova Caraíva, na outra margem do rio, e o transporte administrado por índios pataxós ainda é feito em canoas de madeira, sobre o lombo de animais ou em charretes.
Localizada a pouco mais de 100 km de Porto Seguro, a pacata vila de pescadores de Caraíva tem como principal atração o rio que dá nome ao destino, cuja única forma de acesso é em breves viagens de canoa, uma vez que esse destino de ruas de areia não permite a entrada de carros.
Rio são ruas e faixas de areia são calçadas.

Entre as atrações recomendadas, observação do pôr do sol, passeios de Stand Up Paddle, descida de rio a bordo de boias e o famoso pastel de arraia, em bares locais.
Esse é o destino final dessa caminhada de 11 km que passa também por faixas de areia isoladas como a Praia da Juacema e o rio de mesmo nome, Lagoa do Satu e Praia da Barra.


Naquelas terras onde a curta alta temporada vai apenas do Natal ao Carnaval, a sensação de que tudo segue igual se repete, quando a Bahia, mais uma vez, mostra sua versão mais isolada do seu litoral sul.
E vai se preparando para ver tudo outra vez, como se fosse a primeira. Longas faixas douradas, coqueiros retorcidos que quase tocam o mar, águas que vão do verde até tons que a gente não consegue descrever, piscinas rasas para banho e mais nada ou ninguém.
Confira o roteiro completo que combina ciclismo e trekking, entre Porto Seguro e Caraíva: “Praias isoladas do litoral sul da Bahia se exibem em viagem de bicicleta”
VEJA FOTOS
SAIBA MAIS
A agência Bahia Active, especializada em cicloturismo e trekkings como esse da Praia do Espelho a Caraíva, conta com 11 roteiros com diferentes graus de dificuldade pela Costa do Descobrimento, origem da história do Brasil e tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco.
Os valores incluem seguro individual com cobertura de até 3 mil reais, transfer, guias credenciados que falam português, inglês ou espanhol, lanches de trilha, bicicletas e equipamento de ciclismo. A partir de R$ 170 (pedalada entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda). www.bahiaactive.com.br
ONDE FICAR
Em Caraíva
Localizada em uma área de 7.000 m², a Pousada Lagoa abriga bangalôs de decoração rústica que variam de 24 a 46 m², onde a proprietária Ermínia recebe forasteiros como se fossem velhos amigos vindos de longe.
Destaque para o lounge do Restaurante Lagoa que abriga sessões de música comandadas por Djs, uma das opções de vida noturna mais concorrida do povoado. SAIBA MAIS
Em Porto Seguro
Localizado no tranquilo bairro de Pacatá, o Hotel Estalagem tem 24 quartos de um casarão reformado de 1810, cujas portas têm ferraduras em referência aos cavalos que passavam na rua em frente.
O local abriga um portal reformado de 1910, feito com pedras de corais e revestido com óleo de baleia, e a reprodução no balcão da recepção de um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral.
É daqui que partem os grupos de ciclismo pelo sul da Bahia. SAIBA MAIS
2 comentários
Estou encantada com a beleza das Praias! Pretendo conhecer!
Paraísos ainda existem !! Maravilhada !